1º elétrico da Volkswagen entra em pré-venda na Europa

O ID.3 é um hatch e o pioneiro de uma família de modelos elétricos com a qual a alemã espera dominar a categoria, desbancando Tesla e afins

Por Bárbara Angelo08/05/19 às 17h30

O primeiro carro elétrico da Volkswagen acaba de entrar em pré-venda na Europa. O ID.3 tem preço sugerido de 40 mil Euros nesta primeira edição. Hatch é o pioneiro de toda uma gama de elétricos que a alemã está desenvolvendo.

Ele foi apresentado durante o Salão de Paris de 2016. À época, a alemã estava envolvida com o escândalo do Dieselgate, quando falsificou testes de emissão em seus veículos a diesel. Desde aquela época, a fabricante já comparava o que ainda era um projeto ao famigerado – e cinquentenário – Fusca.

Conceito do Volkswagen ID apresentado no Salão de Paris de 2016.
Conceito do ID apresentado em Paris.

Depois disso, a Volkswagen anunciou outros modelos elétricos: ID Crozz; ID Vizzion; ID Roomzz; ID Buzz, a Kombi elétrica; e o carro de corrida elétrico ID R Pikes Peak.  Cada um deles tem sua função na estratégia mercadológica da empresa que, ao investir em tecnologia limpa, limpava o próprio nome.

Claro que essa não era a única razão por trás dos investimentos da Volkswagen em seus primeiros elétricos. Essa é uma tendência que tem atraído praticamente todas as fabricantes de automóveis do mundo.

Família de carros elétricos ID

A “grande virada” dos elétricos parece um passo inevitável, especialmente por causa das legislações ambientais, cada vez mais exigentes. Sem um motor com estrutura inteligente e moderna – e sem um software para fraudar os resultados dos testes no laboratório – vai ficar difícil vender carros.

I.D Buzz, a Kombi do Futuro
I.D. Buzz é a "Kombi do futuro"

Assim, a Volkswagen seguiu desenvolvendo a família ID. O Pikes Peak é o garoto-propaganda, quebrando recordes de tempo e mostrando a capacidade dos motores elétricos. O Vizzion, além de elétrico, também é autônomo. Enquanto o primogênito ID hatch, agora batizado de ID.3, é o mais acessível de todos.

“Com o ID.3, estamos começando a partir do centro, o núcleo da marca Volkswagen, onde a maioria dos modelos e o maior volume de vendas podem ser encontrado”, detalhou Jürgen Stackmann, membro da gerência de vendas da marca.

O carro de corrida elétrico I.D. R Pikes Peak já quebrou os recordes de Pikes Peak e Goodwood, e se prepara para enfrentar Nürburgring.
O carro de corrida elétrico I.D. R Pikes Peak já quebrou os recordes de Pikes Peak e Goodwood, e se prepara para enfrentar Nürburgring.

O objetivo da fabricante, segundo a própria, é se tornar líder do segmento até 2025. Para tanto, suas armas serão 20 modelos elétricos que estão em desenvolvimento. E isso quer dizer que ela vai precisar desbancar os veteranos do setor.

Elétrico da Volkswagen terá que enfrentar Tesla

Entre eles, está a cultuada Tesla de Elon Musk. Com o lançamento do Model 3, modelo mais acessível da norte-americana, a marca tentou se aproximar das massas. Só que não conseguiu, pelo menos até agora.

Tesla Model 3 (Tesla | Divulgação)

Os planos eram de comercializar o Model 3 por US$ 35 mil, mas até hoje Musk está na labuta para cumprir o prometido. No site da marca, o compacto está sendo oferecido por US$ 39 mil. Além disso, a empresa vem enfrentando diversos desafios, como carros pegando fogo, reservas baixas, atrasos na entrega do modelo e escândalos envolvendo seu CEO controvertido.

Embora esse cenário instável tenha momento de sol para a Tesla, não é difícil imaginar uma outra marca, com investimento suficiente, a ultrapassando. E essa marca pode bem ser a Volkswagen.

Por coincidência, a novidade alemã tem nome semelhante ao “popular” da Tesla. A possível provocação, contudo, tem outro sentido. “O número 3 também indica a possibilidade de expansão para os segmentos posicionados acima e abaixo dele. Temos muita coisa pronta para apresentar”, ameaça Jürgen Stackmann.

O criador da Tesla, Elon Musk, ao lado de um Model 3. (Tesla | Divulgação)

Em pré-venda, o ID.3 1ST, edição de estreia do primeiro elétrico da Volkswagen, está sendo oferecido por € 40 mil Euros (equivalente a US$ 44.760 Dólares em conversão direta). Contudo, de acordo com a marca, o preço normal será menor que € 30 mil (US$ 33.570).

Ou seja, a novidade custará menos que o Model 3 de Elon Musk. Contudo, assim como o criador da Tesla, a alemã também não cumpriu o que prometeu, ao menos até agora. Anteriormente, havia sido anunciado o preço de US$ 22.500 para o hatch. Além disso, o preço mais baixo só será praticado na Alemanha.

O que é o Volkswagen ID.3

Para reservar o hatch elétrico da Volkswagen, é preciso pagar uma taxa de € 1 mil Euros. É possível encomendar o veículo neste site, disponível em 29 países da Europa. Entre eles, os mais visados pela alemã são Noruega, Alemanha, Holanda, França, Reino Unido e Áustria.

O ID.3 é um hatch elétrico da Volkswagen e pioneiro de uma família de carros elétricos com a qual a alemã espera dominar o setor, desbancando Tesla e afins

A fabricação do ID.3 será iniciada no fim de 2019, e as primeiras entregas estão previstas para a metade de 2020. Em média, a marca espera entregar mais de 100 mil veículos por ano. No futuro, com os outros lançamentos ID, a meta é de vender um milhão de carros elétricos anualmente.

De acordo com a fabricante, a produção do modelo não produz carbono. Isso envolve o uso de fontes de energia renováveis e projetos ambientais para anular o carbono emitido. É um bom começo para reparar os danos causados pelo Dieselgate.

A edição especial ID.3 1ST é limitada a 30 mil unidade e será oferecida em quatro cores e três opções de acabamento com rodas grandes. Esse primeiro “lote” é equipado com itens de conveniência como controle por voz e sistema de navegação.

O ID.3 é um hatch elétrico da Volkswagen e pioneiro de uma família de carros elétricos com a qual a alemã espera dominar o setor, desbancando Tesla e afins

Na versão o ID3 1ST Plus há, ainda, o recurso IQ Light, além de acabamento exterior e interior em duas cores. Já a ID3 1ST Max tem teto de vidro panorâmico e algo que a Volkswagen chama de “display de realidade aumentada”.

Quando a fabricação desse elétrico da Volkswagen estiver a pleno vapor, serão três opções de bateria para ele, com autonomias entre 330 e 550 quilômetros em ciclo WLTP. A edição especial só é oferecida com a opção mediana, com capacidade para 420 km.

Fotos, a não ser quando indicado Volkswagen | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário