Revisão de férias: itens para conferir no carro antes de viajar

A falta de manutenção pode acabar com toda a diversão; confira algumas dicas do que deve ser feito antes de pegar estrada

istock 600057234
Por AutoPapo
Publicado em 08/12/2017 às 07h56
Atualizado em 19/02/2020 às 14h45

A cena não é rara nas férias: um carro parado no acostamento, o capô aberto e a família desolada esperando o socorro. Sim, a falta de manutenção do carro estragou a viagem. Não seja a pessoa responsável por isso. O AutoPapo preparou uma listinha dos itens que devem contar na revisão de férias do seu carro.

Vale o alerta: na verdade, a mecânica do seu automóvel deve estar sempre em dia, o ideal não é seguir as dicas só quando for pegar estrada!

Os pneus devem ser checados na revisão de férias

O primeiro item que pode ser checado é o estado dos pneus. Esse é um processo simples, já que o próprio componente indica se ele ainda está em condições ideais de uso, por meio do TWI – sigla para Tread Wear Indicator, ou indicador de desgaste da banda rodagem, em tradução livre.

E como funciona? O TWI é um “calombinho” que fica no meio das ranhuras do pneu. Com 1,6 mm de altura, quando ele está exposto, ou encostando no solo, é sinal de que a borracha já está desgastada no limite de aderência para um rodar seguro.

É importante também calibrar os pneus com a pressão indicada pelo fabricante. Ela está descrita no manual do veículo e, algumas vezes, em adesivo preso na coluna da porta ou na tampa do tanque do combustível.

O motorista também deve observar que, com o carro cheio, é necessário colocar mais libras de pressão no pneu. Também há essa indicação do fabricante. Lembre-se de verificar também o estepe.

Além de checar a calibragem, é importante ver se ele está na validade. Sim, pneu tem prazo de validade: cinco anos a contar da fabricação. Depois desse tempo a borracha perde suas propriedades. E como checar quando ele foi feito?

Na lateral há uma marca com quatro dígitos. Os dois últimos indicam o ano e os dois primeiros a semana em que o componente foi produzido. Exemplo: 0616 significa sexta semana de 2016.

Verifique o sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento também deve ser revisado. Embora em estradas, normalmente, ele seja menos exigido, caso haja algum congestionamento ou em situações de subida de serra, pode acontecer uma maior demanda por refrigeração do motor. Verifique, na revisão de férias do seu carro, se as mangueiras estão em bom estado, assim com a tampa do reservatório.

A cada dois anos, o líquido deve ser substituído e nunca se deve utilizar apenas água, principalmente a da torneia. O correto é uma mistura de água destilada e aditivo próprio (etilenoglicol) para esse fim, na proporção 50/50. Melhor ainda é utilizar o líquido que já vem pronto.

O AutoPapo preparou uma listinha do que conferir na "revisão de férias do seu carro". Mas vale o alerta: na verdade, a mecânica do seu automóvel deve estar sempre em dia!

Como conferir os freios na revisão de férias

Não se esqueça de verificar os freios. O motorista, por conta própria, pode verificar o nível do fluido do sistema. O reservatório fica dentro do compartimento do motor. O fluido não diminui com o uso, então se estiver baixo, deve-se verificar o sistema, pois, provavelmente, existe algum vazamento ou as pastilhas e discos estão com desgaste acentuado.

O fluido de freio é hidrófilo, ou seja, ele absorve umidade com facilidade. Então, após o problema ser reparado, ele não deve ser completado, mas substituído por um dentro das especificações determinadas pelo fabricante.

Nível de óleo

O nível do óleo também é simples de ser checado e merece atenção. Se estiver baixo, deve ser completado com um lubrificante com as mesmas especificações do que já está sendo utilizado. Agora, se já estiver perto do prazo para troca, seja por tempo ou quilometragem, vale a pena fazer a substituição.

Outros itens importantes da revisão de férias

Outros itens triviais devem ser conferidos pelo motorista na revisão de férias do carro. São eles:

  • estado da palheta do limpador de para-brisa;
  • esguicho do limpador acrescido de um detergente;
  • chave de roda, triângulo e macaco estão no porta-malas;
  • luzes de seta, de ré e os faróis; e
  • o documento do carro e a carteira de habilitação.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário