Aparência agressiva

Quarta geração do Lexus RX 350 tem alterações significativas no visual, mas faltou ousadia para divisão de luxo da Toyota equipar o crossover com tecnologias já disponíveis nos rivais

Por AutoPapo06/07/16 às 15h49

O RX 350, agora na quarta geração impõe respeito. Com 4,9 m de comprimento, vincos fortes e cortes marcantes o crossover se destaca pelas linhas agressivas. A grade do radiador dominando a maior parte da dianteira chama atenção. Se não fosse um veículo exclusivo, cujos proprietários provavelmente ficarão felizes por se destacarem na multidão, poderia ser considerado até exagerado..

A Lexus é a divisão da Toyota voltada para a produção de veículos de luxo. Uma vez consolidado o perfil popular dos produtos Toyota nos mercados europeu e americano, a empresa japonesa decidiu, em 1989, criar uma nova nova identidade descolada da vocação original.

O norte dos nipônicos foi buscar o mercado Premium dominado por Mercedes, BMW e Volvo. Com o mesmo objetivo a Honda criou a Acura e a Nissan a Infiniti, que devem desembarcar em breve por aqui.

(Lexus/Divulgação)

De volta ao presente, vamos ao RX 350 F Sport. A terceira geração já era muito confortável, mas agora com 12cm mais comprido e com entre-eixos 5cm maior, ele está ainda mais espaçoso.

Mesmo 1cm mais estreito que a geração anterior, o espaço traseiro permite muita sobra para os joelhos e largura suficiente para dois adultos e uma criança. O visual interno é moderno e requintado. O acabamento impecável e os materiais são agradáveis ao toque. O isolamento acústico é elogiável. Motor, transmissão, suspensão, atrito dos pneus no solo e ruídos aerodinâmicos são quase imperceptíveis. Detalhe importante: O porta-malas tem 521 litros de capacidade.

Trem de força

São 305 cv de potência e 38 kgfm de torque no motor 3.5 V6. Mas o desempenho não é agressivo e a elevada rotação em que se dá o pico da entrega de força, a 4.700 rpm, resulta em reações tranquilas e progressivas. O difícil é ficar dentro dos limites de velocidade de nossas estradas, pois a sobra de potência convida a acelerar. A suave transmissão automática com 8 marchas é ágil nas reduções. Para quem quiser mais emoção basta acionar as trocas manualmente através das borboletas instaladas no volante (versão F-Sport).

Na pista

Se ao entrar no veículo você não reparar no tamanho e na altura pode imaginar que está em um sedã, pela sensação de segurança e equilíbrio. Não inclina demais nas curvas e aceita bem as correções, como se fosse um veículo de menor porte.

De acordo com a Lexus, vai de 0 a 97 km/h em 7,7 segundos e alcança velocidade máxima de 200 km/h. A tração 4X4 integral full time com controle dinâmico de distribuição de torque garante segurança no asfalto. Um seletor de perfil de desempenho com as posições Eco, Normal, Sport S e Sport S+ ajustam motor, suspensão e direção ao gosto do motorista.

Novidades

Ao contrário dos concorrentes bem mais completos, o RX 350 não tem frenagem autônoma, controle de manutenção de faixa, supervisão de pontos cegos, sistema de preparação para eminência de colisão traseira, encostos de cabeça ativos, controlador de velocidade de cruzeiro que mantém a distância do veículo à frente, assistente de estacionamento e muito menos direção semi-autônoma capaz de cuidar do volante para você ao menos em trechos congestionados.

Segurança

Com 10 airbags (frontais dianteiros, de cortina para todos os ocupantes, laterais dianteiros, laterais traseiros, joelho do motorista e sob o assento do acompanhante para evitar o deslizamento do corpo sob o cinto), controles eletrônicos de tração e de estabilidade e auxiliar de partidas em rampas o Lexus RX recebeu nota máxima em crash tests realizados pela IIHS-USA e EuroNCAP-Europa.

Conteúdo

A versão RX 350 vem com ar-condicionado de duas zonas (não tem controle para os passageiros traseiros), aquecimento e ventilação nos assentos dianteiros, controlador de velocidade de cruzeiro convencional, faróis full LED, rodas com 20 polegadas e, sistema multimídia com tela de 12 polegadas GPS, TV digital, Bluetooth, DVD, comando de voz e 12 alto-falantes. A versão que dirigimos F-Sport adiciona borboletas no volante, teto solar panorâmico, carregador de celular indutivo e detalhes de acabamento esportivos.

Preço

O RX 350 custa R$ 337.350 e o RX 350 F-Sport 352.950.


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