Até o motorista virou passageiro

Daimler Buses apresenta ônibus com direção autônoma

Por AutoPapo18/07/16 às 17h06

A Daimler Buses apresentou seu ônibus com tecnologia de direção autônoma, na Holanda. Chamada de CityPilot equipa um ônibus urbano que rodou pela primeira vez numa rota de aproximadamente 20 quilômetros nas proximidades de Amsterdam, na Holanda.

De acordo com a fabricante, em um trecho da maior linha de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa, o veículo desenvolve até 70 km/h, com precisão de centímetros nos pontos de embarque e semáforos.

(Daimler/Divulgação)

O veículo arranca automaticamente, atravessa túneis, freia ante aos obstáculos e pedestres e se comunica com os semáforos. Detalhe fundamental: o motorista fica no banco e monitora o sistema.

O membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses, Wolfgang Bernhard, lembra que há quase dois anos a empresa mostrou o Highway Pilot para direção autônoma em caminhões e longas distâncias.

“O City Pilot nos permite andar de forma parcialmente autônoma em faixas de ônibus especialmente demarcadas. Isso torna o transporte público mais seguro, eficiente e produtivo”, acredita Bernhard.

Condição fundamental para o funcionamento do sistema é que o motorista não pressione o acelerador e nem o pedal do freio e também não movimente o volante, pois qualquer uma de suas operações se sobrepõe ao CityPilot. Aliás, destaca a Mercedes, o motorista tem sempre a responsabilidade sobre a condução e pode assumir o comando a qualquer momento. O CityPilot é um conceito que irá fornecer à Daimler Buses informações para o desenvolvimento do ônibus urbano do futuro.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário