Audi A3 Sedan Ambition 2017: lobo em pele de cordeiro

Modelo nacionalizado tem desempenho marcante graças ao motor turbo de 220 cv de potência, mas tração integral faz falta

Audi A3 Sedan Ambition 2017
Por Sérgio Melo
Especial para o AutoPapo
Publicado em 21/06/2017 às 13h55
Atualizado em 19/02/2020 às 15h07

Com visual modernizado, a versão topo de linha do Audi A3 Sedan nacional chega à 2017 pronta para o ataque. O sedã agora conta com faróis mais recortados, como no A4, para-choques dianteiro mais musculoso e esportivo, traseira com duas saídas de descarga e rodas com novo desenho. Mas, apesar de todas as plumas e paetês, falta tração nas quatro rodas.

A boa aceleração do A3 Sedan 2017 – de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos – seria ainda melhor se todas as rodas fossem usadas para despejar a potência no asfalto. Só as dianteiras não dão conta do serviço e em qualquer acelerada mais forte se perde tração e o controle eletrônico toma de você o motor.

Aliás, o motor do A3 Sedan Ambition é um 2.0 TFSI de 220 cv a 4500 rpm e torque 35,7 kgfm a partir de 1500 rpm. A velocidade máxima é de 250 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

Audi A3 Sedan Ambition 2017

Consumo do A3 Sedan 2.0

E mesmo esbanjando desempenho, o consumo do A3 Sedan é bastante baixo, nota “A/B” no COMPET com 10,3 km/l na cidade e 12,8 na estrada, exclusivamente a gasolina.

Por dentro tudo igual no A3 Sedan 2017 Ambition, com tela retrátil no centro do painel, assentos em couro, teto solar, ar-condicionado com duas zonas e saída para os ocupantes traseiros, e sistema de entretenimento opcional que permite configuração dos instrumentos em tela digital e conexão para celulares Android e iOS.

Merecem destaque o sistema de comando de voz, que avisa quando o celular conectado dentro do carro está ficando para trás, e o GPS com edificações em 3D. O espaço interno dianteiro é impecável, mas na traseira, apesar de sobra para os joelhos, o teto baixo se torna um incômodo para quem tem mais de 1,80 m de altura. O porta-malas tem boa capacidade de carga: 425 litros.

Audi A3 Sedan Ambition 2017

A suave transmissão de seis marchas e dupla embreagem tem mudanças rápidas e borboletas para trocas sequenciais no volante. O perfil de desempenho pode ser customizado para os modos de economia, conforto ou desempenho – modificando as respostas do motor, direção e transmissão. No modo individual o motorista pode ajustar tudo conforme a sua preferência.

A suspensão do A3 Sedan 2017 manda muito bem no asfalto de boa qualidade, mas nas irregularidades, buracos e quebra-molas é bastante barulhenta. Nas curvas, ótima estabilidade, com o sempre elogiável comportamento da suspensão traseira do tipo Multilink que acompanha fielmente a dianteira e mantém as rodas coladas no chão, diferentemente dos irmãos mais pobres que contam com sistema semi-independente.

Dirigimos uma versão ainda mais potente do A3, a RS3. Confira:

Equipamentos de série do A3 Sedan Ambition 2017

O conteúdo do A3 Sedan Ambition 2017 é bem completo, com destaque para assistente de estacionamento, ajuste elétrico do banco do motorista, controle automático de velocidade adaptativo, sistema start-stop, recuperação de energia cinética e controle de largada.

Na segurança, airbags frontais e laterais dianteiros e de cortina, câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de partida em rampas, faróis de xenônio e alerta de mudança de faixa.

Fotos AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário