Cadeirinha infantil salva vida de criança que caiu de carro em movimento

Dispositivo de segurança impediu que a menina de dois anos se chocasse diretamente ao asfalto; acidente aconteceu em Minnesota, nos EUA

Por AutoPapo16/01/19 às 13h08

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cadeirinhas reduzem 70% das mortes de bebês e entre 54% e 80% das mortes de crianças em acidentes de carro. Para tanto, os dispositivos devem ser devidamente afixados ao banco do automóvel. Nos Estados Unidos, uma cadeirinha infantil salvou a vida de uma menina de forma pouco usual. O equipamento impediu que a criança de dois anos se chocasse diretamente ao asfalto, quando caiu de um carro em movimento.

Autoridades de Mankato, no Estado de Minnesota, confirmaram que a criança está bem mesmo depois de sofrer o acidente. Isso porque ela estava bem presa à cadeirinha infantil, que a protegeu no momento da queda. O dispositivo de segurança não foi afixado ao banco do automóvel.

A câmera presente no carro do motorista que estava logo atrás do veículo da mãe da garota gravou imagens do ocorrido. Veja:

O Observatório Nacional de Segurança Viária salienta que algumas medidas são necessárias para transportar crianças com segurança. Entre elas estão: nunca permitir que os menores andem dentro do porta-malas, em pé ou no colo, manter as travas de segurança bloqueadas e optar por carros com Isofix.

As duas últimas recomendações poderiam ter evitado o acidente nos Estados Unidos. Além do risco de cair do veículo, como no vídeo, criança e cadeirinha infantil soltas poderiam ser lançadas para frente, em caso de freadas bruscas, ter o peso multiplicado e lesionar gravemente outros ocupantes do carro.

No Brasil, motoristas flagrados com crianças de um a quatro anos no banco de trás sem o dispositivo de segurança devidamente instalado respondem por infração gravíssima. A penalidade inclui a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 293.

Criança e cadeirinha infantil não estavam presas ao banco do automóvel e foram projetadas para fora. Apesar do acidente, garota de dois anos passa bem.
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário