Caminhão para o primeiro mundo

Daimler lança novo Cascadia com U$300 milhões e 5 anos de investimentos em eficiência, segurança e conectividade

Por Bárbara Angelo02/09/16 às 17h01

A Daimler Trucks acaba de lançar o Cascadia 2017, novo modelo da divisão Freightliner da fabricante. O modelo é o carro chefe da marca e entra na categoria de pesados que transportam acima de 14.970kg de carga. Aprimoramentos em eficiência de combustível, segurança e conectividade custaram à alemã U$300 milhões em investimentos, 5 anos de pesquisa e envolveu mais que 800 engenheiros.

(Daimler/Divulgação)

Líder de mercado, o Cascadia domina as vendas entre os modelos da Freightliner, que junto à Daimler controlam 43% do mercado nos Estados Unidos e Canadá. Agora, montadora garante maior custo-benefício e busca aumentar sua participação ainda mais.

Unindo melhorias na aerodinâmica da carroceria e ajustes ao motor, o lançamento oferece eficiência no consumo de combustível até 8% maior em relação ao modelo anterior. O trem de força é produzido pela Detroit Diesel e integrado a motores, transmissões e eixos da Daimler. A integração busca reduzir a necessidade de o consumidor buscar partes extras de outras marcas.

Há diversas configurações na linha, incluindo 3 opções de motor da Detroit, todas de 6 cilindros em linha: o DD13 com 354 a 512cv de potência e 173 a 256kgfm de torque, DD15 com 461 a 512cv e 214 a 242kgfm, e o DD16 com 481 a 608cv e 228 a 283kgfm. A transmissão pode ser da manual de 9, 10, 13, 15 ou 18 velocidades, manual automatizada de 12 velocidades ou automática.

Opcionais incluem um pacote de segurança com Assistente de Frenagem Ativo (ABA), Piloto Automático Adaptativo (ACC) e Aviso de Desvio de Faixa (LWS). Os equipamentos de série estão isolamento térmico e sonoro, ajuste da coluna de direção, painel em contorno, volante multifuncional, faróis de LED, centro de infotenimento com tela de LCD de 5 polegadas e o Detroit Connect Analytics com 5 anos de inscrição inclusa.

Este sistema conecta o caminhão a uma central para gerenciamento de frotas e também auxilia o motorista em seu uso do veículo. Ele pode fazer análises imediatas do nível de eficiência de combustível e segurança, e agora recebeu um serviço de diagnóstico à distância que envia fotografias do motor para a Central de Atendimento caso ocorra um problema.

Veja mais sobre:


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário