Teve o carro clonado? Aprenda a requisitar a troca de placas

Receber infrações registradas em lugares pelos quais nunca passou é o primeiro indício que seu carro tem um "dublê", veja como se livrar dele

carro clonado peugeot 5008 shutterstock
Por Laurie Andrade
Publicado em 14/03/2019 às 16h45

Um veículo clonado é, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), um automóvel original que teve a sua Placa de Identificação Veicular aplicada em outro. O “veículo dublê”, por sua vez, é aquele que apresenta as mesmas características do veículo original – como marca, modelo e cor – e foi manipulado para enganar a fiscalização policial. Explicamos o que fazer se teve seu carro clonado.

De acordo com Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Minas Gerais, o primeiro indício de que um carro foi clonado é o recebimento de infrações cometidas em locais nunca transitados. “Sobretudo infrações registradas por equipamentos eletrônicos”, explica o órgão. Isso porque um agente é capaz de verificar com mais qualidade as informações do veículo, como número de Chassi, Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e placa.

Quando esse padrão é percebido, o proprietário do veículo clonado pode requisitar a instauração de um processo administrativo de clonagem veicular para trocar a placa e dar baixa na pontuação decorrente das infrações não cometidas.

O processo administrativo para a troca de placas de identificação de veículos automotores nos casos em que for comprovada a existência de outro veículo circulando com combinação alfanumérica igual à do original é determinada pela Resolução  Nº 670, de 18 de maio de 2017.

Processo administrativo troca de placas

O processo administrativo para a troca de placas é o método desenvolvido para verificar a procedência de reclamação feita pelo proprietário, que aponta clonagem de seu carro.

Os documentos necessários para realizar o pedido são:

  • Requerimento para a abertura de Processo de Veículo Dublê (se o requerimento for apresentado por procurador deverá acompanhar procuração específica para o requerimento e processo administrativo, sendo por procuração pública ou com firma reconhecida por autenticidade);
  • Apresentação do termo de responsabilidade com firma reconhecida por autenticidade.

Cópias simples:

  • Carteira de Identidade atualizada com CPF;
  • Contrato social e suas alterações, acompanhado do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), para veículo de pessoa jurídica;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV), frente e verso;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), frente e verso;
  • Notificação de autuação por infração de trânsito que incidiu indevidamente sobre o veículo;
  • Imagem do veículo, no caso de infração registrada por sistema automático metrológico ou não-metrológico de fiscalização (radar eletrônico);
  • Auto de Infração de Trânsito lavrado por agente de trânsito;
  • Recurso protocolado no órgão autuador, conforme o caso;
  • Expediente que autorizou a remarcação do chassi, na hipótese da identificação do chassi e agregados demonstrar que a gravação não é original ou que tenha ocorrido a sua substituição;
  • Boletim de ocorrência lavrado pela autoridade policial competente, noticiando a existência de veículo clonado.

Originais:

  • Laudo de vistoria de identificação veicular, nos moldes da Resolução do Contran nº 466, de 11 de dezembro de 2013, e suas alterações, para a constatação da originalidade dos caracteres de identificação (chassi e seus agregados), com a coleta das respectivas imagens (Emitido na DEPIFRVA na capital e nas Delegacias de Trânsito no interior);
  • Laudo pericial, elaborado pelo Instituto de Criminalística competente, com as características do veículo e eventuais solicitações do presidente do processo administrativo;
  • Fotografias coloridas e com boa resolução do veículo do requerente (frente, traseira e laterais) para confronto com os demais documentos apresentados, devendo ser descritos ou indicados todos os pontos divergentes;
  • Outras informações que possibilitem a comprovação da existência de outro veículo com as mesmas características e placa de identificação.

Preço da troca de combinação alfanumérica

Documentos em mão, é preciso protocolá-los junto ao Detran. Vale ressaltar que o serviço para instauração do processo administrativo para troca de placa veicular é isento de taxa. Ficando comprovada a necessidade da substituição, o proprietário deverá arcar apenas com os custos referentes à fabricação das chapas, que varia em cada Estado brasileiro.

Só é possível finalizar o processo se todos os débitos relacionados ao carro clonado estiverem pagos, incluindo IPVA, seguro obrigatório e taxa de licenciamento. Com exceção, claro, das multas comprovadamente vinculadas ao veículo clonado.

Receber infrações de lugares pelos quais nunca passou é o primeiro indício de carro clonado. Saiba como requisitar a troca de placas e se livrar das multas.

“A simples alegação de nunca ter estado no local da infração, sem provas, enseja o imediato arquivamento do requerimento”, afirma o Detran-MG.

Clonar um veículo é crime

Quem faz a adulteração está sujeito a responder por crime indicado pelo Artigo 311 do Código Penal Brasileiro. Quem noticia a falsa existência de um veículo dublê também. O ato é enquadrado no Artigo 340 do Código Penal:

“Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não se ter verificado: pena – detenção de um a seis meses ou multa”.

Comprou um carro clonado?

É preciso cuidado ao comprar um veículo. Para evitar futuros problemas, o consumidor deve pesquisar a procedência do automóvel e a reputação do vendedor. Uma sugestão é colocar a placa do carro ou motocicleta no aplicativo Sinesp Cidadão, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e capaz de verificar se há registro de roubo, furto ou clonagem de qualquer veículo.

Ao perceber que comprou um carro clonado, o novo proprietário deve procurar um posto policial com urgência e fazer um boletim de ocorrência. Depois, é preciso realizar o registro da condição no Detran. Assim, o órgão realizará a averiguação do problema e possibilitará a regularização do veículo clonado, desde que comprovada a boa fé do consumidor lesado durante compra.

Também vale a pena buscar, de acordo com o Portal do Trânsito, por um advogado e entrar com processo judicial contra o vendedor do veículo. Em muitas das situações, é possível requerer indenização por danos materiais e morais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
28 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eduardo Prado Cintra 19 de janeiro de 2023

Meu carro foi clonado entrei com processo e finalmente terminou o processo após 1 ano e meio Agora estão me cobrando o pagamento PRIMEIRA PLACA DE REGISTRO E CONFECÇÃO DA PLACA COMO DEVO PROCEDER VISTO QUE NÃO FUI EU QUE OCASIONEI O PROBLEMA. OBRIGADO

Avatar
Maria 16 de maio de 2023

Por favor Pode me dizer se vc acionou um advogado ou fez tudo sozinho? Foi tudo resolvido com o detran? Obrigada 🙏🏻

Avatar
Anderson veríssimo de Rezende 27 de setembro de 2022

Olá boa noite. Também comprei u carro virtus 2019 com a placa clonada . Primeiro passo, vai ao Detran e pega um formulário esse formulário. Vai te pedir um monte de exigência. Tipo. Multas do carro q está rodando com sua placa. Fotos do seu carro. E etc. Vc vai na DRFA. Delegacia de roubo e furto de automóveis. Abre um R.O. seu carro vai para a perícia de lá vão te dar um documento para. Vc ir a qualquer Detran de sua cidade. Da entrada e aguarda 3 meses. Para eles te responder . Se vai trocar a placa ou não. Se não. Vc abre um processo para resolver. Estou nessa luta e ninguém fala nada. Só Jesus.

Avatar
Jorge Cláudio 12 de julho de 2022

Senhoras e senhores somos reféns de um Estado incompetente e completamente desinteressado em atender ao cidadão. Minha moto foi clonada e só falta o Detran e a polícia dizerem “azar o seu”. Tudo culpa de um governador e vários funcionários públicos aos quais não posso atribuir adjetivos. Eles sabem de tudo o que se passa más, que se dane o povo.

Avatar
Bruno Maltez 18 de agosto de 2022

Concordo plenamente!!!! Entrei na estatística

Avatar
Douglas 28 de janeiro de 2022

Pessoal comprei um carro clonado :/ , passou pela vistoria do detran, pelo banco , e hj recebi a visita do adv da suposta dona do carro … vocês sabem o que fazer ? Vou perder o meu carro que comprei ??

Avatar
Alex 29 de outubro de 2021

Comprei o carro recentemente e descobri que a placa é clonada porque começou a chegar multas porém vou ter q alterar para a placa Mercosul eu fazendo esse procedimento a placa deixa de ser um clone ? A placa atual é cancelada?

Avatar
Marcelo da Silva Farias 28 de agosto de 2020

Roubaram as placas de meu táxi Spin aqui em Irajá Rio de Janeiro aviso se eu encontrar rodando o tempo vai fechar só vai sobrar um e esse um serei eu logo se vc for o vagabundo que fez isso pode estar certo que eu vou te achar, está avisado.

Avatar
HUGO NETO 3 de maio de 2020

Depois de muitas idas e vindas ao DETRAN meu problema com carro CLONADO foi resolvido. Feito a troca da placa mais a troca do RENAVAN. Foram 5 meses de espera depois da entregados documentos exigidos. BO – PERICIA DO CARRO na cidade da polícia – FOTOS DO CARRO MAIS FOTO DO CARRO CLONADO se tiver – OBS; Precisa estar com as dividas do carro quitada. Menos as multas é claro. OBRIGADO DEUS! Foram tantos transtornos…. DETRAN PRECISA AGILIZAR ISSO É MUITA “BURROCRACIA PRA PROVAR Q O CARRO ESTÁ CLONADO”

Avatar
silvia jerger rocha 11 de fevereiro de 2021

ola! vi seu comentario: ” OBS; Precisa estar com as dividas do carro quitada. Menos as multas é claro.”
duvida 1 – fui orientada a pagar todas as multas do duble para poder recorrer. nao é assim?
duvida 2 – e se o duble nao apareceu nem na foto do radar (nao havia imagem!)? o que fazer?

Avatar
Hugo 12 de fevereiro de 2021

SILVIA! No meu caso, o clone foi pego no RADAR era nítido q o carro tinha caracteristicas diferentes do meu! Vc precisar ter provas q seu carro está clonado como fotos, multas, etc….. Para anexar no processo. As multas cometidas pelo CLONE vc não deve pagar. Se tiver IPVA atrasado precisa ser pago. Se vc for do RJ LIga para o detran 24604040 – eles vão te da um telefone direto no setor de carro clonado. Lá vão fornecer toda informação q vc precisa.

Avatar
silvia jerger rocha 11 de fevereiro de 2021

o que é isso: “PERÍCIA NA CIDADE DA POLICIA” ?
por favor responda

Avatar
Hugo 12 de fevereiro de 2021

Tive q levar o carro na CIDADE DA POLICIA aqui no RJ para periciar meu carro para provar q meu carro não era ADULTERADO. Se prepara pq a BURROCRACIA é grande. Leva tempo e grana pra resolver. Boa sorte!!!!! Não deixe de ligar para o detran eles vão t dá um telefone q só resolve CLONAGEM esse setor fica no detran da presidente vargas. Espero ter ajudado.

Avatar
Hugo 12 de fevereiro de 2021

Detran da presidente vargas vai abrir um processo para cancelar sua placa atual. Assim vc não receberá mais multas.

Avatar
MARCIA DE SOUZA SILVA 14 de junho de 2021

Por favor vc poderia me ajudar? Meu carro foi clonado e ja fui a policia, fiz um BO e tb ja passei pela vistoria do veiculo na policia e estou com o laudo afirmando que meu carro é o original. Agora ligo p o Detran e eles me informam que tenho que ligar p anticlonagem, só que este telefone só vive ocupado.

Avatar
kioma 28 de setembro de 2021

bom dia! Voce precisou pagar algo para resolver esse problema? O que seria na cidade da policia?

Avatar
Larissa 26 de maio de 2023

E após esse processo, fica algum registro sobre o ocorrido no carro? Você sabe se ao vender haverá alguma desvalorização?

Avatar
Larissa 31 de maio de 2023

Não fica nenhum ocorrido! Inclusive nem as multas feitas pelo carro clonado, nem as suas se tiver. Seu carro recebe uma placa nova, na hora da venda não consta nada, inclusive depois de resolvido vendi o carro sem problema.

Avatar
DANIELA DE JESUS ROCHA 16 de abril de 2020

BOM DIA,DESDE O ANO PASSADO MEU CARRO ESTA CLONADO,JÁ FIZ O B.O JÁ LEVEI NA POLINTER,E NADA FOI RESOLVIDO,AS MULTAS CONTINUAM CHEGANDO,ESTOU DESESPERADA PORQUE NÃO SEI MAS O QUE FAZER.

Avatar
Geisa Bueno 15 de abril de 2020

acabei de ver que meu carro foi clonado, por um acaso entrei no site do detran de goias e vi a multa.
com esse problema de pandemia não sei como vou fazer para resolver isso.

Avatar
Espero que todos tenham uma solução pois é bem aborrecedor isso. 31 de março de 2020

Ninguém merece isso, Deviam ser mais rigorosos nas fiscalizações.

Avatar
Hugo neto 23 de novembro de 2019

No momento, detran conseguiu da baixa do carro no sistema. Não consta mais no cadastro do detran, quando digita n. placa ou renavan, pelo menos isso. Meu processo continua… para a troca de placa. Muito “BURROCRACIA”. Acredito q é mais facil o VAGABUNDO legalizar um carro roubado do Q o proprietário legalizar o q é legal. Triste viver em país onde os VAGABUNDOS tem mais direitos q pessoas de bem.

Avatar
silvia 18 de fevereiro de 2021

HUgo, obrigada pelas respostas. pela diretora do ciretran aqui de sao sebastiao, fui orientada a pagar as multas para poderem transferir o carro pro meu nome (por enquanto so ha uma comunicação de venda que envolve meu nome, por isto as multas vem pra mim, eu acho). depois da transferencia devo ir ao poupa-tempo de caragua (longe e fora de mao) pra agendar atendimento para abrir processo. se A VIA ADMINISTRATIVA SE ESGOTOU TEREI QUE PARTIR PRA UM PROCESSO JUDICIAL. foi o que me explicaram ate entao.

Avatar
HUGO 19 de fevereiro de 2021

No seu estado modo de agir nesse caso é diferente do RJ. Espero q consiga resolver o mais breve possível . BOA SORTE!!!!

Avatar
Hercilia 5 de outubro de 2019

Meu marido tem uma spin 2013 .a placa do carro dele ESTÁ clonada por outro carro CRUZE LTZ MESMO ano 2013.chegou MULTAS de MINAS GERAIS AGORA em 2019 ..7 MULTAS ESTÁ BEM altas.fui no Detran ME pediram vários documentos. Fiz BOLETIM de ocorrência inclusive tem 2 BOLETINS. Não licenciou o carro ainda a placa final 6.do mês de agosto.O QUE FAÇO POR FAVOR ME DIZ EU ESTOU ANDANDO COM O CARRO SÓ COM O BOLETIM DE OCORRÊNCIA.

Avatar
HUGO NETO 1 de outubro de 2019

MEU CARRO ESTÁ CLONADO DESDE 2016, FIZ TUDO PERÍCIA NA CIDADE DA POLICIA, DETRAN E ATÉ HOJE 01/10/19 A POLÍCIA NÃO PRENDEU ESSE VAGABUNDO. O CARRO Está circulando entre CAMPO GRANDE – SANTA CRUZ – PEDRA DE GUARATIBA HB20 2015. BRANCO

Avatar
walter 20 de agosto de 2019

Boa tarde! tive o meu carro clonado, fiz o processo de clonagem diretamente no detran mais o meu processo foi indeferido, pois mais fiz tudo oque me pedirão, com isso não estou conseguindo paga o documento do carro, pois só recebe se pagar as multas também, e o valor delas e altos, então agora não sei mais oque fazer, por gentileza se puder me ajudar nisso agradeço muito.

Avatar
Armando Barros 21 de março de 2020

MEu filho teve um caso diferente:compraram um carro em nome dele usando documento falso, apareceram muitas multas de Goiânia, ele teve que ir nesse lugar a trabalho, foi na delegacia de lá e fez um BO, foi resolvido. Sei que vai ser difícil ir à Minas Gerais, porém é o melhor jeito.

Avatar
Deixe um comentário