Carteira Digital de Trânsito: aplicativo gera CNH por celular ou tablet

Nova funcionalidade, que dispensa o comparecimento ao Detran, está disponível para download a partir desta quinta-feira (20)

Por AutoPapo20/12/18 às 16h30

Uma nova ferramenta eletrônica promete facilitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. A partir desta quinta-feira (20), o documento poderá ser obtido por meio de um aplicativo, batizado de Carteira Digital de Trânsito (CDT) e compatível com celulares e tablets. Desse modo, os motoristas que aderirem à funcionalidade não precisarão mais comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) ou fazer uso de certificado digital.

Qualquer motorista que portar uma CNH com QR Code impresso no verso pode fazer o download do aplicativo. O Carteira Digital de Trânsito está disponível gratuitamente na Google Play e App Store. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 26 milhões de brasileiros já possuem o documento com o código de barras bidimensional.

Carteira Digital de Trânsito: aplicativo promete facilitar a emissão da CNH Digital

Ainda segundo o órgão de trânsito federal, cerca de 620 mil exemplares da CNH digital foram emitidas em todo o país até o presente momento. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades, em conjunto com o Denatran e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Com ele, o governo espera incentivar a emissão de ainda mais documentos de habilitação digitais.

Como obter a CNH digital e o app Carteira Digital de Trânsito

Depois de fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o motorista precisa fazer um cadastramento. O usuário recebe um e-mail e deve clicar no link indicado para ativar seus dados. Em seguida, é necessário fazer login e clicar em “adicionar documento”, que será o documento de habilitação digital.

A CNH digital poderá ser emitida de três maneiras: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (comparecimento ao Detran). Se a opção for “pelo celular”, o motorista deve primeiro usar seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da habilitação em papel. Depois, ele faz a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado.

Depois de confirmar a validação, basta informar o número de telefone celular. Nesse momento, será disponibilizada a CNH digital no dispositivo móvel. O aplicativo vai pedir para o usuário crie uma senha de quatro dígitos: trata-se de uma chave de acesso, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A partir de então,o documento de habilitação poderá ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo no modo off-line, ou seja, sem internet.

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Maria de Fátima Batista 21 de dezembro de 2018

    Maria de Fátima Batista

Deixe um comentário