Categorias da CNH: conheça os tipos de carteira de motorista

Saiba quais veículos você pode dirigir, como obter, e como manter a carteira de habilitação das categorias de "A" a "E"

categorias cnh montagem ernani abrahao
Categorias da CNH permitem que o condutor dirija diferentes tipos de veículos (Foto: AutoPapo │ Montagem Ernani Abrahão)
Por Bárbara Angelo
Publicado em 05/08/2019 às 19h14
Atualizado em 25/01/2023 às 17h22

Embora as categorias da CNH sejam algo que aprendemos na autoescola, alguns detalhes acabam passando batido. Você sabia, por exemplo, que a categoria B permite a condução de motorhome?

Contudo, ao mesmo tempo, proíbe a condução de carros puxando trailers. Confira esses e outros detalhes sobre como obter, manter e renovar todos os tipos de carteiras de motorista.

VEJA TAMBÉM:

O que pode dirigir com as categorias da CNH

Existem cinco categorias da CNH, além da ACC. Confira, abaixo, quais são os veículos que o condutor pode dirigir com a carteira de habilitação em cada uma delas.

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)

A ACC é uma espécie de habilitação, embora seja distinta da CNH. Ela permite que pessoas conduzam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada, as conhecidas “cinquentinhas”.

O veículo também não pode ser capaz de ultrapassar 50 km/h.

Os exames para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor, ou ACC, têm etapas e exigências mais amenas que a CNH das categorias A e B. Contudo, o documento tem validade de apenas 12 meses.

Confira os detalhes sobre as aulas e testes abaixo.

CNH da categoria A

Com esse tipo de carteira de motorista, é possível conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 cm³ de cilindrada.

Além disso, também é possível conduzir os ciclomotores da categoria anterior (ACC).

CNH da categoria B

Neste caso, o condutor fica habilitado para dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total). Quadriciclos estão inclusos nesta classe.

Com a carteira de habilitação B, também é permitido o acoplamento de reboques e semirreboques, desde que o conjunto da extensão e veículo não ultrapasse o peso ou lotação máximos definidos. Contudo, é proibida a condução de carros puxando trailers, contemplados apenas na categoria E.

Condutores da categoria B podem, ainda, conduzir motor-casas (ou motorhomes) que não excedam 6 toneladas e não transportem mais que nove ocupantes. Esses veículos são contemplados em outras categorias da CNH.

CNH da categoria C

Nesta classe, motoristas podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B e também os veículos de carga, não articulados, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. São exemplos os caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Esse tipo de carteira de habilitação também permite a condução de veículos com unidades acopladas, sendo que o conjunto não pode ultrapassar 6 toneladas.

CNH da categoria D

Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.

CNH da categoria E

O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B, C e D. Além disso, ele também pode dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6.000 kg. Aqui estão as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

Por fim, é necessário ter a carteira E para conduzir carros puxando trailers.

Veja, na galeria abaixo, exemplos dos veículos

Processo padrão para obter todas as categorias da CNH

Atenção: foram aprovadas, em junho de 2019, alterações nas exigências para a obtenção da carteira de habilitação, e as normas se tornaram mais brandas para diversas categorias. Essas mudanças já entraram em vigor.

Assista ao vídeo e entenda, passo a passo, como tirar a CNH:

Independente do tipo de carteira de motorista, existem algumas regras para que uma pessoa possa se candidatar à habilitação. As exigências são: ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade ou equivalente, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Em seguida, todos os candidatos à habilitação para qualquer tipo de veículo motorizado devem fazer exames médicos e psicológicos, para verificar o estado da saúde, visão, coordenação motora, atenção, entre outros.

carro de autoescola durante exame de direção
Exame prático é exigido em todas as categorias da CNH (Foto: Agência Brasil | Reprodução)

Depois, e também para todas as categorias da CNH, o candidato deve fazer o mínimo de 45 horas de aulas teóricas. A única exceção é para a ACC, que você confere abaixo. As aulas devem ser divididas da seguinte maneira:

  • Legislação de trânsito: 18 horas/aula
  • Direção defensiva: 16 horas/aula
  • Noções de primeiros socorros: 4 horas/aula
  • Meio ambiente e convívio social no trânsito: 4 horas/aula
  • Noções de mecânica de veículos: 3 horas/aula

Na sequência, será feito um exame teórico para comprovar que o aluno aprendeu o conteúdo. O exame é composto por 30 questões de múltipla escolha, e pode ser apresentado em formato eletrônico ou convencional. O candidato deve acertar 70% das questões para ser aprovado nesta etapa.

Aprovado, ele poderá seguir para a etapa das aulas práticas. Estas têm exigências diferentes a depender das categorias da CNH, que você confere abaixo.

Diferenças na obtenção das categorias da CNH

O processo apresentado acima é o padrão para todos os tipos de CNH, mas também existem alguns diferencias entre elas. Confira essas diferenças abaixo:

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)

Para obter a ACC, são necessárias apenas 20 horas de aulas teóricas, ao invés das 45 h da CNH. Elas são divididas assim:

  • Legislação de trânsito: 7 horas/aula
  • Direção defensiva: 10 horas/aula
  • Noções de primeiros socorros: 1 hora/aula
  • Meio ambiente e convívio social, e noções de mecânica: 4 horas/aula

Depois disso, o candidato deve fazer, no mínimo, 10 horas de aula práticas, sendo quatro delas em período noturno. Cumprida essa carga horária, ele pode fazer o exame de direção. Ambos devem ser realizados em um ciclomotor, ou seja, um veículo de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada.

Carteira de habilitação A

São exigidas o mínimo de 20 horas de aulas práticas para a obtenção da CNH da categoria A, sendo 4 h em período noturno. O exame de direção deve ser feito em veículo de duas rodas com mais de 120 cm³ de cilindrada. Isso exclui o popular modelo Honda Biz e similares.

Se o candidato já for um motorista habilitado em outras categorias da CNH, só é necessário fazer 15 horas de aulas práticas, sendo 3 h em período noturno.

Carteira de motorista B

Para dirigir carros, o candidato à habilitação deve fazer o mínimo de 25 horas de aulas práticas. São 20 horas em um veículo, sendo 4 h em período noturno. As outras 5 h devem ser cumpridas em um simulador, sendo 1 h com simulação de período noturno.

Simulador de autoescola: Saiba os veículos que você pode dirigir, como obter, manter e renovar cada uma das categorias da CNH, desde a A até a E, passando pela ACC.
Aulas no simulador de autoescola são exigidas na categoria B

Se o candidato já for habilitado em outras categorias da CNH, bastam 20 horas de aulas práticas, sendo 15 h em veículo com 3 h noturnas; e 5 h em simulador sendo 1 h noturna.

Carteira de motorista C

A partir daqui, todas as categorias da CNH exigem que o motorista tenha experiência prévia. Da mesma forma, é preciso fazer uma avaliação de distúrbios do sono e um exame toxicológico que indica o uso de substâncias psicoativas.

No caso da carteira do tipo C, é preciso 1 ano de habilitação na categoria B. Além disso, o condutor não pode ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses. Da mesma forma, ele não pode ter sido reincidente em infrações médias dentro desse período.

O exame deve ser realizado em um veículo para transporte de carga, como um caminhão, com peso bruto total mínimo de 6 toneladas.

Carteira de motorista D

Assim como na categoria C, é preciso ter experiência no trânsito para poder dirigir veículos para o transporte de passageiros. Neste caso, exige-se um motorista habilitado na categoria B há 2 anos, ou na categoria C por 1 ano.

O candidato também precisa ter mais que 21 anos de idade, e deve fazer exame médico para distúrbios do sono um teste toxicológico.

O exame de direção exige que o candidato à CNH da categoria D conduza um veículo para transporte de passageiros com capacidade de, no mínimo, 20 passageiros. Ou seja, um micro-ônibus.

Carteira de motorista E

A “E” é outra das categorias da CNH que exigem experiência prévia por parte do condutor. É preciso estar habilitado nas categorias C ou D por pelo menos 1 ano. Também é necessário ter idade superior a 21 anos. Por fim, é preciso fazer um teste de distúrbios do sono e o exame toxicológico.

Neste caso, o candidato à habilitação deve fazer o exame de direção em um caminhão trator com um reboque ou semirreboque acoplado. O conjunto deve ter, no mínimo, peso bruto total de 6 toneladas.

O aluno também poderá fazer a prova final em um veículo para transporte de passageiros articulado, com capacidade para mais que 20 passageiros.

Prazo para renovação nas categorias da CNH

Em todos os tipos de CNH, a data de validade impressa no documento indica quando o condutor deve fazer sua renovação. Ela pode ser feita a partir de 30 dias antes do vencimento.

O motorista ainda poderá dirigir por 30 dias com o documento vencido, mas, depois disso, estará sujeito à suspensão da carteira.

No geral, a renovação de todas as categorias da CNH deve ser feita de 10 em 10 anos para condutores com menos de 50 anos de idade. Pessoas com 65 anos ou mais devem renovar o documento de 3 em 3 anos.

Saiba os veículos que você pode dirigir, como obter, manter e renovar cada uma das categorias da CNH, desde a A até a E, passando pela ACC.
Renovação de todas as categorias da CNH deve ser feita de 10 em 10 anos para condutores com menos de 50 anos de idade (Foto: AutoPapo)

O processo envolve um exame médico de aptidão física e mental, que deve ser agendado junto ao Detran.  Observações feitas por um médico durante a avaliação podem reduzir o período de renovação.

Para os tipos de CNH C, D e E, é preciso refazer o teste de distúrbios do sono, assim como o teste toxicológico. Os que exercem função remunerada também devem fazer uma avaliação psicológica, além do exame médico.

Exigência do exame toxicológico nas categorias da CNH

Os condutores que querem obter a carteira de motorista dos tipos C, D e E precisam fazer o exame toxicológico. A verificação também é exigida no momento da renovação do documento para essas categorias da CNH.

exame toxicologico para obtenção de CNH
Exame toxicológico é exigido para condutores que querem obter a CNH dos tipos C, D e E

O teste feito é de larga janela, a partir da coleta de cabelo, pelo ou unhas do motorista. Ele indica o consumo de substâncias que possam a alterar a capacidade de condução do veículo. O resultado deve ser negativo para os últimos 90 dias.

Saiba mais sobre a Carteira Nacional de Habilitação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
62 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Denis Raykoff 10 de fevereiro de 2024

Consulta : eu tein categoría AB . Eu posso manejar moto de 500 o 650 cc ? Por ahí fala de A1, o A2 , como proyeto de ley. Gostaria de saber. Agradezco informacion

Avatar
Marcio Izidorio da Silva 7 de dezembro de 2023

Tenho CNH categoria AC… isso significa que eu tanto posso dirigir motos, como automóveis, camionetas e caminhões acima de 3,5 toneladas…?

Avatar
andres londoño 20 de dezembro de 2022

Para trabalhar com a Uber, que categoria de licença devo ter?

Avatar
Gabriel luzin de oilveira 5 de janeiro de 2023

Nunca tive não mas eu tô tentando fazer

Avatar
jose 2 de junho de 2023

cat. B

Avatar
Nevio jose richetti 10 de setembro de 2022

Boa noite , VIL BECKER! Uma pergunta : porque no brasil não podemos fazer aulas e provas em nosso próprio veiculo,,, sendo que nos estados unidos é usado esse sistema.. no caso de o candidato rodar,,, a nova prova eh feita no mesmo dia ,. att lbaum

Avatar
Marcos 15 de fevereiro de 2022

A nossa CNH (Brasil) serve em outros países do mundo sem tanta burocracia?

Avatar
F.C. Souza 14 de março de 2022

Sugiro que leia matéria do G1: “Descubra quais países exigem a PID e como obter a sua”.
É sobre a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Avatar
Victor Marins Vieira 25 de novembro de 2021

Quero tira minha carteira de motorista de caminhão

Avatar
Cristiano Barbosa da Siuva 24 de agosto de 2021

Oi quero muito tira a minha

Avatar
Valdeci Antunes De Faria 21 de agosto de 2021

Fui motorista por empresa por 18 anos sempre procurei cumprindo das leis de trânsito tengo 68 anos gosto de esta sempre dentro das leis.

Avatar
Gisele Borges Pacheco 25 de julho de 2021

Por quê não posso fazer o teste prático na mesma moto que fiz as aulas ?

Avatar
Carlos Emílio 26 de abril de 2021

Boa tarde, gostaria de saber a categoria AC , posso dirigir quais tipos de caminhões

Avatar
Josenildo da Silva Marvila 17 de julho de 2021

Categoria A somente para motos e triciclos.

Categoria C permitir dirigir caminhões de 2 ou mais eixos ou atrelado a um reboque com capacidade máxima de 6000kg bruto total, além de todos os veículos da categoria B

Avatar
Kairin 19 de janeiro de 2021

Boa.noite
A perssoa que tem a CNH categoria E pode dirigir todo os tipos de vehículos ?

Avatar
Rafael de Souza 22 de março de 2021

Pode dirigir todos os veículos da B em diante. Agora para pilotar motos tem que ter a categoria A ou seja pra vc ter habilitação para carro e moto é AB

Avatar
Rodrigo 24 de maio de 2021

Não pode dirigir moto, pois exige que possua a categoria A. Veja que em sua habilitação deverá conter AE

Avatar
Josenildo da Silva Marvila 17 de julho de 2021

Categoria E permiti dirigir todos os veículos da categoria B, C e D, a categoria E e destinado a condução de veículos articulados com peso bruto total do reboque acima de 6000 kg.

Avatar
Reginald 6 de dezembro de 2020

Para dirigir uma Biz ou siimilar, não é suficiente a categoria “A”? Não entendi.

Avatar
Hebert 27 de julho de 2021

Para pilotar a Biz ou similar você precisa da categoria A, ela só não pode ser utilizada no exame de direção.

Avatar
JOSE DE SÁ MARIANO 30 de novembro de 2020

Tenho uma carta B, PCD , estou querendo tirar uma carta de Moto PCD , fiquei a par que existe uma categoria “A” que vem uma OBS , dirigir moto automática e com adaptação de sidecar ou triciclo. uma vez que tive polio na perna direita. gostaria de mais informações.
Muito obrigado/.

Avatar
cicero da silva teodosio 25 de novembro de 2020

quanto e o valo

Avatar
Thiago Murilo Food Truck 13 de outubro de 2020

O Artigo 143 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que condutores de veículos com reboque cujo o peso bruto total (PBT) não ultrapasse 3500 quilos, poderão dirigir com a CNH B. Caso ultrapasse os 3500 quilos, o condutor precisará ter a CNH C ou D. Caso o reboque ultrapasse 6 mil quilos, o condutor precisará ter a CNH E. De onde esse repórter tirou esses dados referentes à categoria B? Eu sou Thiago Murilo, fabricante especialista em trailers e food trucks. Conheça meus canais no YouTube, Instagram e Facebook. Abraços.

Avatar
Vil Becker 21 de outubro de 2020

OLÁ THYAGO, SOU INSTRUTOR DE TRANSITO E POSSO GARANTIR QUE DESDE 2014 OS TRAILERS COM ATÉ 6.000 KG DE PBT PODEM SER CONDUZIDOS POR CONDUTOR HABILITADO NA CATEGORIA “B” DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE 8 LUGARES SEM CONTAR O CONDUTOR.

Avatar
Gustavo Jose 2 de novembro de 2020

Vil Becker, bom dia.

Preciso tirar minha habilitacao D com urgencia por questoes de trabalho.

Pode entrar em contato

Avatar
Thiago Murilo Food Truck 11 de fevereiro de 2021

Oi Bom Becker. Sou fabricante especialista em trailers e food trucks e, após a resolução 789 de 2020, posso te garantir que todos seus alunos, amigos, familiares, seguidores e afins, estão sujeitos a multa, apreensão dos veículos e/ou ter de chamar alguém habilitado para retirar o veículo do local. Nosso CTB é muito cheio de deliberações, emendas, resoluções… É preciso estar sempre atento. Abraço. Segue meu canal no YouTube.

Avatar
KLEBSON 22 de agosto de 2020

TENHO CNH B, E QUERO USAR UMA CINQUENTINHA… POSSO RODAR NORMALMENTE COM MINHA CNH B USANDO A CINQUENTINHA ?

Avatar
Vil Becker 21 de outubro de 2020

OLÁ KLEBSON, PARA VEÍCULOS DE DUAS OU TRES RODAS DEVE SER CATEGORIA “A”, NO CASO DA CINQUENTINHA, SE VOCÊ NÃO TIVER A CATEGORIA “A” DEVE ADICIONAR A SIGLA ACC, ATUALMENTE FAZENDO UMA PROVA PRÁTICA COM A PRÓPRIA BICICLETA.

Avatar
Daiana souza da Rosa 22 de janeiro de 2021

Não seria autoação na certa,a caregoria correta seria acc para veiculos ciclomotor, ou seja, um veículo de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada.

Avatar
Warley 10 de agosto de 2020

Muito instrutivo , tenho uma dúvida:
Caso o condutor passe da categ B direto para D e por algum motivo qualquer precise adicionar no prontuário do Detran a categoria C .qual o procedimento deverá seguir?

Avatar
Vil Becker 21 de outubro de 2020

OLÁ WARLEY, O CTB DETERMINA QUE, NOS CASOS DAS CATEGORIAS B; C; D e E; SE O CONDUTOR POSSUI AS CATEGORIAS SUBSEQUENTES PODE DIRIGIR VEÍCULOS DA CATEGORIA ANTERIOR, NO CASO DA CATEGORIA “D” O PRÓPRIO CTB DETERMINA QUE HABILITADO NESTA O CONDUTOR PODE DIRIGIR TODOS OS VEÍCULOS DAS CATEGORIAS B e C. PORTANTO NÃO EXISTE EM NENHUM PONTO DA LEGISLAÇÃO A OBRIGAÇÃO DE ALTERAR PRONTUARIO, POIS A LEI PERMITE.

Avatar
Valdi Santos da Costa Jr 28 de junho de 2020

Bom dia, agora em 01/07/2020, tem novas regras conforme resolução 789, tenho um Amarok e puxo um treiler de 1.200 kg e a minha CNH B, vou precisar mudar de categoria?

Avatar
Thiago Murilo Food Truck 13 de outubro de 2020

Oi Valdi. O artigo 143 já dizia isso há muitos anos. Quem tem caminhonete com PBT de quase 3 mil quilos, somados aos 750 quilos de um trailer simples, já ultrapassa os 3500 quilos que o artigo prevê. Eu sou Thiago Murilo, fabricante especialista em trailers e food trucks. Conheças meus canais no YouTube, Instagram e Facebook. Abraço.

Avatar
Carlos Alberto Ferreira Morim 11 de fevereiro de 2021

Thiago, a Amarok pesa nada mais que 2.036 kilos, somados ao trailer com os 1.200 kilos que o Valdi citou, não chega aos 3.500 kilos.

Avatar
Thiago Murilo Food Truck 11 de fevereiro de 2021

Carlos Alberto, é preciso se atentar ao texto. PBT = Peso Bruto Total, que é o peso do veículo mais a capacidade de carga que ele suporta. No caso da Amarok, se ela suporta levar mil quilos, logo teremos um PBT de mais de 3000 quilos. Somados ao reboque, passará de 4 mil quilos e é obrigatório CNH C ou D. Eu sou Thiago Murilo, fabricante especialista em trailers e food trucks. Conheça meu canal no YouTube. Forte abraço.

Avatar
GABRIEL 5 de maio de 2020

tenho 19 anos tenho a carteira A-C posso pula para categoria A-D ou A-E com 19 ou 20 anos

Avatar
Heitor 13 de julho de 2020

21 para D, depois de 1 ano na D pode ir para a E.

Avatar
Vil Becker 21 de outubro de 2020

GABRIEL, COM 21 ANOS DE IDADE, JÁ QUE VOCÊ POSSUI A “AC” PODE PULAR DIRETO PARA A CATEGORIA “AE”, PULANDO A “D”, SÓ PASSA PELA CATEGORIA “D” SE VOCÊ PULAR A “C”, COMO VOCÊ OPTOU PELA “C” PODE IR DIRETO. ESTÁ NO CTB.

Avatar
UBIRATAN ALVES DE CARVALHO 15 de abril de 2020

Atenção! A partir de 16/04/20, Liberado em todo o Brasil vacina contra Gripe para funcionários essenciais caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos, com comprovação.

Avatar
João 12 de janeiro de 2020

Qual ano foi criada a categoria e da CNH?

Avatar
Emanoel 8 de dezembro de 2019

Quero dirigir um caminhão bi truque e tenho a cnh C posso ou nao ?

Avatar
Wellington 28 de julho de 2020

Categoria C é transporte de carga não tem limites de peso nem de eixo qualquer caminhão. . Não sendo carreta.

Avatar
Lindomar 3 de dezembro de 2019

Estou com um problema e até agora não encontrei uma solução, eu tenho categoria D a mais de 1 ano neste caso para faze-la pulei de B para D sem fazer a C e agora preciso fazer a E. Pois bem, quero mudar minha carteira em Portugal só que lá eles exigem a categoria C não permitindo pular para chegar a E. E agora como devo proceder? Rebaixar a carteira para C e esperar mais um ano e ir para E? Como você disse acima a D engloba C e B, porém no meu prontuário que tirei online não fala nada da C e agora???

Avatar
ELIZABETH CANHETTI VIEIRA 18 de janeiro de 2020

Você deve ir no Detran,eles que fizeram errado pulando etapas.

Avatar
Mauro 1 de março de 2020

Não há necessidade de ter a categoria c para mudar para a D, se vc tiver mais de 2 anos de categoria B e não tiver multa grave ou gravíssima pode mudar direto para a D. Ou seja não houve erro de etapas . Agora em relação a legislação de Portugal fica difícil, rebaixar a carteira para mudar lá, ou se puder mudar direto para a categoria E aqui.

Avatar
Leandro Varanda 30 de agosto de 2019

V – Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. (Redação dada pela Lei nº 12.452, de 2011)

Avatar
Leandro Varanda 30 de agosto de 2019

Além disso categoria B pode dirigir motorhome de até 6000Kg
§ 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.
Categoria B pode sim rebocar trailer, mas o trailer não pode ter mais que 6000Kg essa lei mudou em 2011, antes precisava mesmo da E.

Avatar
Rosana 29 de setembro de 2019

Qual categoria posso dirigir F 4000?

Avatar
Elias 9 de novembro de 2019

Categoria “C”.

Avatar
gabriel 19 de março de 2020

Não sei

Avatar
ELIZABETH CANHETTI VIEIRA 18 de janeiro de 2020

Motorhome não é tailleur.
Motorhome é como uma van ou acoplado na camionete,só tem 2 rodas.
Trailer tem 4 rodas fica articulado.

Avatar
Beatriz 19 de agosto de 2019

Podem existir carteiras AC, AD e AE?

Avatar
Cleyton 28 de agosto de 2019

Sim, A minha por exemplo é AD e agora estou mudando para AE.

Avatar
Gilmar 18 de agosto de 2019

O presidente já não baixou uma pec que a carteira será de 10 anos a renovação?

Avatar
MAURICIO 20 de julho de 2019

Bom dia!

Gostaria de saber qual é a lei que permite dirigir os veículos das categorias B e C na categoria D ?

Avatar
Cleyton 28 de agosto de 2019

Não necessariamente existe uma lei, já que para chegar a categoria D tem que passar pela categoria B primeiro.

Avatar
cesar 5 de novembro de 2019

Bom dia
Isso é confuso há sites de autoescolas que dizem que agora o condutor é obrigatorio passar pela C para ter acesso a categoria D, as categorias nao se abrangem como era antes. Realmente a legislacao de transito no Brasil é contraditória

Avatar
Ivo Lourenço Filho 5 de junho de 2019

Não acho correto eu sou aposentado como motorista de coletivos, trabalhei 34 anos, para renovar minha habilitação, tive que pagar para fazer os exames ou reduzir a categoria da minha habilitação, isso não é certo, se é um direito de ser isento por ter idade acima de 65 anos como o Detran não assume um direito nosso.

Avatar
Gilmar 18 de agosto de 2019

Amigo não é seu caso mas pessoas com 70 80 90 vão perdendo os reflexos ! Vc não concorda ? Não é como ter direito a estacionamento ou fila em banco

Avatar
ELIZABETH CANHETTI VIEIRA 18 de janeiro de 2020

Não foi isso q ele quis dizer.
Ele não acha justo pagar os exames,já que ele é isento de paga-los.esta certo.

Avatar
Thiago 19 de maio de 2019

SÓ UMA CORREÇÃO, NO ARTIGO 144. NO CÓDIGO DE BRASILEIRO.

ART 144. O TRATOR DE RODA, O TRATOR DE ESTEIRA, O TRATOR MISTO OU O EQUIPAMENTO AUTOMOTOR DESTINADO À MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS OU EXECUÇÃO DE TRABALHO AGRÍCOLA,DE TERRAPLENAGEM, DE CONSTRUÇÃO OU DE PAVIMENTAÇÃO SÓ PODEM SER CONDUZIDOS NA VIA PÚBLICA POR CONDUTOR HABILITADO NAS CATEGORIAS C,D OU E.

PARÁGRAFO ÚNICO. TRATOR DE RODA E OS EQUIPAMENTOS AUTOMOTORES DESTINADOS A EXECUTAR TRABALHOS AGRÍCOLAS PODERÃO SER CONDUZIDOS EM VIA PÚBLICA TAMBÉM POR CONDUTOR HABILITADO NA CATEGORIA B.
(REDAÇÃO DADA PELA LEI N°13097,DE 2015).

NA CATEGORIA D, PODE DIRIGIR CAMINHÃO, BI TRUCK, ROMEU E JULIETA, MOTOR HOME,UMA OBSERVAÇÃO NA CATEGORIA D, PODE SIM DIRIGIR SÓ O CAVALO DA CARRETA COM A D, COM A C TAMBÉM.

Avatar
Pablo 15 de novembro de 2022

Queria saber se posso dirigir caminhao caçamba com carteira D, mesmo tendo curso do mopp

Avatar
Deixe um comentário