Chevrolet Cobalt

Em busca do elemento X

Por Sérgio Melo 01/04/16 às 16h07

Com grade, faróis e lanternas mais alongadas, o Cobalt 2016 parece mais elegante. No entanto, a grande novidade é a extinção das versões LS e LT e o acréscimo da refinada Elite. Na mecânica nada mudou e por dentro tivemos apenas discretas alterações em alguns componentes, como os forros das portas. A ideia foi distanciá-lo do irmão menor Prisma e tentar entrar na briga de vez com Honda City e Ford New Fiesta.

Chevrolet Cobalt

A tecnologia também ganhou reforços. A nova geração do MyLink permite o espelhamento e utilização do celular através da tela touch do painel. Contudo, até o momento isso só funciona com celulares Apple. Segundo a fabricante, em breve também será compatível com Android. Além disso temos o sistema OnStar, que chama o resgate em caso de acidente, tem central 24h para informações e assistência e permite controlar certas funções assim como localizar o veículo pelo celular.

Com generoso espaço interno, o Cobalt está entre os mais confortáveis sedãs compactos. O porta-malas com capacidade de carga de 563 litros ganha de veículos bem maiores, como Civic e Corolla. Todavia, falta cinto de segurança de três pontos para o passageiro central no assento traseiro e auxiliar de partida em rampas. Controles de tração e estabilidade também não estão disponíveis, nem como opcionais.

O QUE É

Sedã compacto, quatro portas, cinco ocupantes.

ONDE É FEITO

São Caetano do Sul – SP

COMO ANDA

Motor 1.8 flex de oito válvulas, 108 cv de potência e torque de 17,1 kgfm. Velocidade máxima de 170 km/h e 0 a 100 km/h em 10,9s. Ligeira sobra de potência em uso familiar comportado, com agilidade na cidade e retomadas lentas na estrada. A transmissão automática é suave e bastante ágil, com inteligentes reduções nas desacelerações e frenagens.

DINÂMICA

A suspensão firme garante boa estabilidade, mas embora encare bem buracos e quebra-molas, pula muito em piso irregular. O volante leve nas manobras e firme na estrada, transmite segurança. O ABS dos freios é eficiente e suave, sem excessiva vibração do pedal.

PREÇO

A versão mais simples disponível é a LTZ, com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e multimídia com bluetooth. Na Elite, o modelo conta ainda com sensores crepuscular e de chuva, câmera de ré, transmissão automática, bancos revestidos em couro e sistema OnStar.

COM QUEM CONCORRE

Embora existam diferenças de desempenho e conteúdo, seus concorrentes mais próximos são o Honda City EXL AT, o Ford Fiesta Titanium AT e o JAC J3 S Turim manual.

COMO BEBE

O consumo surpreendeu negativamente. Com gasolina fez 6,2 km/l na cidade e 11,6km/l na estrada.

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