Ciclovia, ciclofaixa e motoristas: o que é preciso saber sobre a convivência nas pistas

Desrespeitar a distância mínima ao passar pelo ciclista, estacionar em ciclovias e transitar em ciclofaixas são comportamento passíveis de multa

ciclovia e trânsito em grande avenida de sao paulo
Por AutoPapo
Publicado em 27/02/2020 às 12h18

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina as diretrizes da convivência dos veículos automotores com os ciclos. O texto também trata das pistas destinadas às bicicletas (ciclovia e ciclofaixa). Entenda a diferença entre as duas, as consequências de estacionar ou transitar de carro por elas e quais são as obrigações do motorista relacionadas aos ciclistas.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente é que os ciclos têm preferência sobre os automóveis. Durante a manobra de mudança de direção, por exemplo, o condutor deve ceder passagem aos pedestres e ciclistas.

De acordo com o artigo 201 do CTB, deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta é infração média com penalidade de multa. A gravidade das infrações ligadas às ciclovias e ciclofaixas é ainda maior.

Multas por estacionar ou transitar em ciclovias e ciclofaixas

Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (três vezes).

Outro ponto tratado pela Lei de Trânsito é o estacionamento em ciclovias:

Art. 181. Estacionar o veículo:

VIII – no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – remoção do veículo.

Abaixo, a diferença entre ciclovia e ciclofaixa:

O que é ciclovia

A Lei de Trânsito brasileira define, como ciclovia, a pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum. E o caso do exemplo da foto, no Rio de Janeiro.

ciclovia no rio de janeiro brasil
Foto | Shutterstock

O que é ciclofaixa

A ciclofaixa, por sua vez, é parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

ciclofaixa no rio de janeiro foto tania rego agencia brasil
Foto Tânia Rêgo | Agência Brasil

Atenção! As bicicletas devem circular, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Dados do Ministério da Saúde atestam que, por ano, em todo o Brasil, cerca de 1.300 ciclistas perdem a vida no trânsito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ana Moraes 3 de agosto de 2022

Tava circulando na calçada quando o motorista de taxi entrou na garagem do prédio de primeira, sem cautela, de forma irresponsável, quase me atropela, pedi prudência, mas ele alegou q eu estava andando devagar.
A preferência é sempre do pedestre, como devo proceder? Denuncia-lo?

Avatar
LUCIMEIRE 18 de abril de 2022

Atravessei em cima da faixa de pedestre de bicicleta e montada nela, o carro arrancou e me derrubou dizendo que tinha respeitar oedestre e eu era ciclista, o quem está erradi?

Avatar
Junior 20 de abril de 2022

Você está errada. Deve atravessas a pé, empurrando a bicicleta.

Avatar
glayson 22 de março de 2022

Havendo ciclovia , o ciclista é obrigado a trafegar por ela ? ou o mesmo pode optar por utilizar o bordo da pista no lugar da ciclovia ?

Avatar
Janaina 6 de junho de 2022

Quando existe ciclovia o ciclista pode escolher andar na via ou na ciclovia?

Avatar
Marcos 28 de agosto de 2021

Eu estava descendo uma rua pela ciclofaixa e um carro deu seta para entrar em uma garagem q tinha q atravessar a ciclofaixa para entrar, mas ele deu seta e já jogou o carro, ficou literalmente atravessando na ciclofaixa, eu já estava em cima e não consegui parar a tempo e então ouve uma colisão. A pergunta é de quem é a culpa?

Avatar
WILLIAN NELSON AZEVEDO SILVA 3 de janeiro de 2022

O MOTORISTA.

Avatar
Bruno Araújo Longo 4 de dezembro de 2022

Na minha opinião a culpa é das autoridades responsáveis pela falta de planejamento e bom senso da construção defronte a garagens de residências e destruição do comércio local.

Avatar
José pedro 3 de fevereiro de 2021

eu cruzei uma ciclovia do meu lado precisei entra em uma rua parei para o ciclista e depois eu fui adiante sera que eu fiz certo

Avatar
Alessandro Aparecido Alves Cocca 20 de agosto de 2020

Boa tarde sou Alessandro do bairro do Bras no centro de sao paulo.

Na av. Rangel pestana existia uma ciclovia mesmo nao sendo muito respeitada existia, agora ha apenas locais pintado de vermelho e um monte de espaco sem pintura que os motoritas nao respeitam onde. Queria saber o que pode ser feito.

Avatar
Deixe um comentário