Cinco carros que embalam os sonhos no Salão de Frankfurt

Tem conceito futurista, projeto que vai virar realidade em breve, carro com pinta de Fórmula 1 e até uma Ferrari "de entrada"

Por Daniel Camargos13/09/17 às 19h35

O jovem Werther, personagem do escritor Johann Wofang von Goethe (1749-1832), disserta na obra  Os sofrimentos do jovem Werther (1774) que a vida não passa de um sonho.  Opa! Mas aqui não é um site de carros? Calma.

Goethe nasceu em Frankfurt, cidade alemã sede da 67° edição do Salão do Automóvel, e, por mais cruel que ele tenha sido com o personagem, vamos apropriar um pouco da obra para apresentar cinco carros de sonhos, alguns realidade, enquanto outros são apenas conceito.

Afinal, mesmo que o bolso não permita sigamos a reflexão do jovem Werther sobre a importância do sonho, que deve ser distante “dos estreitos limites onde se acham encerradas as faculdades ativas e investigadoras do homem”.

1 – Renault Symbioz

sonhos salão de frankfurt

É tão conceito, mas tão conceito, que é preciso voltar ao grego clássico para explicar a origem do nome. Symbioz (Simbiose, em português) se refere a viver em conjunto.

As portas se abrem ao contrário do convencional e deixam o interior escancarado. Lá dentro, é possível perceber que o conceito da Renault tem tudo que está na moda: conectado, autônomo e elétrico. O volante é apenas um detalhe, um apêndice a ser supurado.

Projetado para ser um cômodo adicional da casa, o conceito é preparado para um motor elétrico capaz de gerar uma autonomia de 500 quilômetros. Em 20 minutos é possível carregar 80% de toda a bateria.

2 -Ferrari Portofino

sonhos salão de frankfurt

Do sonho francês para a realidade italiana. A Portofino, faz sua estréia mundial em Frankfurt. O modelo é o de entrada (se é que podemos usar essa expressão para a marca) e substituí a California T.

Conversível e com capacidade para quatro passageiros, a Portofino recebe o nome de uma sofisticada ilha italiana e acelera de 0 até 100 km/h em 3,5 segundos. O motor é um V8 de 3,8 litros que rende 600 cv de potência e alcança a velocidade de 320 km/h.

O preço não foi divulgado, mas se levarmos em conta que ela substitui a California T deverá ser vendida por cerca de 200 mil euros, quase R$ 750 mil.

3 – AMG Project One

sonhos salão de frankfurt

Inicialmente serão produzidas apenas 275 unidades desse carro que mais parece um bólido de corrida com mais de 1.000 cv de potência. Isso mesmo: Um mil cavalos de potência, assim mesmo por extenso.

Isso tudo graças a quatro propulsores elétricos e um convencional V6 1.6. A aceleração de 0 a 200 km/h é de apenas seis segundos, o que o deixa mais ágil que o Bugatti Chiron e Ferrari La Ferrari.

Tanta potência custará um pouco mais de 2 milhões de euros (quase R$ 7,5 milhões). Detalhe: quem apresentou a máquina no Salão de Frankfurt foi o tricampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton.

4 – Audi Elaine

sonhos salão de frankfurt

A carta da da Mercedes-Benz, apresentada via AMG, foi muito alta com o Project One, mas nem por isso as outras alemãs precisam ser ignoradas.

A Audi mostrou o conceito Elaine, com um sistema de condução autônomo nível quatro. O visual é o mesmo do E-Tron Sportback, que já havia sido mostrado no Salão de Xangai, na China.

A diferença é o que Elaine assume todas as funções do motorista, como acelerar, frear e dirigir. É uma evolução do sistema lançado no A8 (nivel 3)

Equipado com um motor é elétrico no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro a potência é de 435, mas quando acionada a modalidade mais esperta ganha um extra para 503 cv. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. A autonomia chega a 500 quilômetros.

5 – BMW i Vision Dynamics

sonhos salão de frankfurt

Depois da Mercedes e Audi, é a vez da terceira alemã colocar suas cartas na mesa para o futuro. A aposta da BMW foi o conceito Vision Dynamics, desenvolvido pela divisão i da marca, que trata dos motores que não são a combustão. O conceito pode ser encaixado no portfólio da BMW entre a modelos que já são realidade: i3 e i8. Aliás, o AutoPapo já testou o i8. Veja o vídeo abaixo.

O Vision Dynamics – um cupê de quatro portas com um imenso teto de vidro – deve chegar ao mercado na próxima década.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário