Aprenda a cadastrar a CNH digital e quais são as funções do aplicativo

Desde que o documento do motorista tenha QR Code, basta baixar o app e fazer uma verificação de identidade, usando a câmera do telefone

CNH digital pode ser acessada através do smarphone
CNH digital pode ser acessada através do smarphone (Imagem: AutoPapo)
Por Laurie Andrade
Publicado em 20/11/2019 às 13h48
Atualizado em 16/02/2022 às 17h39

Desde 2017, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível digitalmente. O documento eletrônico, que possui o mesmo valor jurídico de sua versão impressa, pode ser baixado em smartphones e apresenta ainda outras funções, como conferência de infrações e alertas de recall. Aprenda a cadastrar a sua CNH Digital.

Lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em conjunto com o Serpro, o aplicativo se modernizou. Atualmente não há necessidade de comparecimento ao Departamento de Trânsito (Detran) e ou uso de certificado digital. Basta que o motorista tenha a CNH com QR Code (que passou e ser emitida em maio de 2017) para ter acesso aos benefícios da plataforma.

VEJA TAMBÉM:

Para abrir o documento no celular ou tablet, é preciso que o usuário faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play e App Store, e se cadastrar biometricamente com a câmera do próprio dispositivo.

O aplicativo reconhece o rosto do usuário da CNH digital e, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado, pede uma “prova de vida”. O teste consiste apenas em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente.

Ao acessar o app, é necessário passar por um processo de identificação
Ao acessar o app, é necessário passar por um processo de identificação

Como cadastrar a CNH Digital

  • Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
  • Cadastre-se no aplicativo e no portal de serviços (redirecionamento automático);
  • Ative a CNH digital clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;
  • Faça login no aplicativo;
  • Clique em “adicionar documento” (e escolha a CNH Digital);
  • Escolha entre as opções o ícone “pelo celular”;
  • Use o celular para ler o QR Code;
  • Faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone;
  • Confirme a validação e informe o número de telefone celular.

O aplicativo vai pedir, ainda, para o usuário criar uma senha de quatro dígitos. É uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Passos realizados, será disponibilizada a CNH Digital no seu dispositivo móvel.

Multa

A CNH Digital poderá ser acessada pelo aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet. Mas, se a bateria do celular acabar e o motorista só estiver portando a versão eletrônica, pode pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.

Funções do aplicativo CNH Digital

Além de uma versão eletrônica da carteira de motorista, o Carteira Digital de Trânsito oferece outras funções. Pelo aplicativo, é possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), aos recalls que envolvem o automóvel e infrações ligadas tanto ao carro/moto quanto ao motorista.

Funções disponíveis no app da CNH digital
Funções disponíveis no app da CNH digital

Feito o cadastro da CNH Digital, o condutor precisa apenas selecionar a opção que deseja consultar.

Alerta de recall

A plataforma agora possibilita a notificação de recall com informações detalhadas sobre o defeito do automóvel do consumidor e o risco da não realização de reparo. Há também orientações para o atendimento das falhas que podem causar acidentes e indicação do canal de atendimento da empresa responsável.

Vencimento na CNH digital

O alerta de vencimento da CNH é outra novidade do software. O aplicativo CNH Digital enviará o comunicado de alerta de vencimento com trinta dias de antecedência. Assim, o condutor não corre o risco de perder a licença para dirigir.

Consulta de infrações

Já é possível consultar multas pela plataforma. Uma função viabiliza o pagamento de infrações pela Carteira Digital de Trânsito.

Indicar o condutor

O Ministério da Infraestrutura lançou a possibilidade de indicação do principal condutor do veículo no aplicativo. Para indicar o motorista, basta que o proprietário:

  • acesse a parte de “meus veículos”;
  • clique no ícone com as informações do carro;
  • selecione a opção “principal condutor”.

Para finalizar o registro, é necessário que o principal condutor também tenha o aplicativo baixado no telefone. Quando for indicado por outra pessoa, o motorista deve concordar com o procedimento.

Terminado o processo, o órgão responsável receberá automaticamente a notificação e o principal condutor registrado assume a responsabilidade – que hoje cabe ao proprietário – pelas infrações de trânsito cometidas com o veículo.

Quem já tem a Carteira Digital de Trânsito precisa esperar que as lojas dos aplicativos façam a atualização do dispositivo para que a função esteja disponível.

Motoristas poderão transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito

Os motoristas detentores da Carteira Digital de Trânsito poderão comercializar veículos. O recurso deverá estar disponível em março para quem baixou e fez o cadastro no aplicativo do governo federal (disponível para celulares com sistema Android e iOS).

Segundo o Ministério da Infraestrutura, nesse sistema não será mais necessário ir ao cartório ou realizar os procedimentos de compra e venda utilizando documentos em papel. Em vez disso, será possível fazer a transação pelo app.

Tanto comprador como vendedor precisam estar cadastrados no Gov.Br, plataforma de serviços do governo federal. Mas será preciso fazer uso da assinatura digital do Gov.Br.

Também será exigido que a documentação do veículo a ser vendido esteja no formato digital. Estão neste grupo carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de janeiro de 2021.

Outra obrigação é que o departamento de trânsito do estado (Detran) tenha aderido ao novo sistema. A vistoria continuará obrigatória, devendo ser realizada no Detran do estado do comprador.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
36 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jose robson dos Santos 21 de abril de 2023

Preciso de uma carteira CNH

Avatar
Rosival 3 de dezembro de 2022

Passei na prova de rua mas ainda nao chegou a PPD, a emissão foi feita no dia 29/11 e aparece todos os dados na CDT, dessa forma eu já posso dirigir ou tenho q esperar a PPD fisica?

Avatar
CORA LINDA COETZEE 21 de setembro de 2021

Esta com muito difficuldade de cadastrar meus carros. Me ajudar. Tem muitos multas da meus motoristas tbm. Quero passar pra nomes deles e nao consigo. Ja ha mais de 2 anos. Me ajuda

Avatar
Daniel Aparecido Silva Camargo 21 de junho de 2021

Estrada da divisa 351 bloco f apartamento 11

Avatar
ANTONIO MAGALHÃES 16 de março de 2021

Minha CNH foi renovada em 12/12/2020, o documento já foi emitido mas até o presento momento não foi enviada para meu endereço de cadastro, e para piorar não consigo baixar a CNH digital, pois meu documento vencido é anterior a 2017 e não tem o QR Code. O que fazer para receber o documento fisico ou baixar o digital, pois uma coisa tão simples não foi prevista para resolver o problemas de muitas pessoas que necessitam desse documento para exercerem suas profissões.

Avatar
Paulo Sérgio da Silva 15 de março de 2021

Muito bom

Avatar
EDUARDO LONDRES 2 de fevereiro de 2021

Não consigo pagar as multas vencidas no site do meu banco com o código de barras ou digitando-o. Sempre que tento aparece um aviso dizendo que o boleto não foi registrado e pede para tentar novamente após duas horas. Se não há esta possibilidade de pagamento o aplicativo não ajuda o usuário neste quesito muito importante e o departamento de trânsito não arrecada.

Avatar
Helio Cunha e Castro 17 de agosto de 2021

No dia 10/08/2021 fui ao Banco do Brasil paa pagar meus boletos de multas. Fiquei aproximadamente 01 hora nos terminais do BB e as mensagens eram” INCONSISTÊNCIA NO CÓDIGO DE BARRAS. Procurei o gerente e êle me disse que teria que procurar o emissor e pedir novo boleto. Eu estava em meu sitio, la não tem internet, pois fiquei totalmente impossibilitado de comunicar, no dia 16/ 08 liguei novamente pela manhâ a elefonista não transferiu para o setor competente. Gostaria que Vossas Senhorias me enviasse os boletos com novos vencimentos, com os mesmos valores para que os pagsame ntos sejam efetuados. Aguardo retorno .

Avatar
DAVID THOMAS DE MORAES 20 de janeiro de 2021

E como vou pegar minha definitiva agora

Avatar
Eder 8 de janeiro de 2021

Eu excedir o número de chances para fazer a carteira de trânsito digital, como posso tentar mais uma vez?

Avatar
Osvaldo Bizerra Cavalcanti 17 de setembro de 2021

Olá, é possível baixar no mesmo celular o carteira digital de trânsito para pessoa física e jurídica?

Avatar
diogo 18 de dezembro de 2020

a hr de entrar no aplicativo aparece uma mensagem que exceu o numeros de tentativas de validacao utilizando o celular e nao consigo entrar

Avatar
Cinthya Borges 24 de agosto de 2020

Gostaria de saber como faço para solicitar a carteira CNH IMPRESSA , pois fiz a renovação dela mais não paguei o envio que seria de 11 reais.

Avatar
Adilson carvalho de frança Xavier 10 de agosto de 2020

E ótimo

Avatar
Laércio Adriano Zanateli 18 de julho de 2020

Não consigo fazer reconhecimento fácil e recuperação de senha o devo fazer

Avatar
José Carlos Costa 13 de julho de 2020

Paguei a taxa pra obter a se tu da via da minha CNH fazem uma 10 dias e não veio nenhum e-mail com código…

Avatar
Wellington Santos al meida 13 de maio de 2020

Quero baixa carteira digital

Avatar
David Lessa 9 de abril de 2020

Como faser a carteira digital?

Avatar
Jair Neves Santos 9 de abril de 2020

Recanto das emas destrito federal quadra 112 conjunto 3 casa 19

Avatar
Gilberto Nunes de Oliveira 9 de abril de 2020

Como devo proceder para imprimir o crlv do veículo.

Avatar
Renato da costa 31 de março de 2020

Não sei o cep de onde minha carteira foi emitida como faço agora não estou conseguindo fazer o cadastro

Avatar
Suzana Azevedo 11 de março de 2020

Digitei o cep corretamente e o aplicativo não reconhece. O que fazer?

Avatar
Rodolfo Lara Borba 17 de fevereiro de 2020

Quero cadastrar minha carteira de habilitação digital.

Avatar
Claudia 17 de fevereiro de 2020

Excedi tentativas de CEP e agora não permite mais tentar cadastrar, e agora?

Avatar
Suzana Azevedo 11 de março de 2020

tambem estou com o mesmo problema

Avatar
José Marcos Pereira Junior 31 de janeiro de 2020

Muito bem obrigado

Avatar
José Carlos Costa 13 de julho de 2020

Paguei a taxa pra obter a se tu da via da minha CNH fazem uma 10 dias e não veio nenhum e-mail com código…

Avatar
Enzo 21 de dezembro de 2020

Baixei o Aplicativo e fiz cadastro hoje mas não recebi e-mail nenhum, em quanto tempo chega esse e-mail com as informações?

Avatar
Pedro Alves de Oliveira 17 de janeiro de 2020

Não consigo cadastrar minha CNH

Avatar
edson 27 de dezembro de 2019

porque aparece multas na minha cnhe, se minha pontuação no detran e “0”.
lembrando que estas multas e de um carro vendido anteriormente que não mais esta em meu nome.

Avatar
Thiago lourenco pereira 14 de dezembro de 2019

Nao to conseguindo acesar minha cnh pelo aplicativo

Avatar
Janiel rodrigues da silva 5 de outubro de 2019

Eu queria informação de como tá minha CNH

Avatar
Renan Cavalcante Soares Nunes 15 de junho de 2019

Não estou conseguindo baixar a cnh em outro celular devido a uma opção de cep que tá sendo solicitado, o que faço?

Avatar
ana maria 29 de maio de 2019

quanto tempo depois que a habilitacao vence posso renovar. e o valor pra renovar

Avatar
Andre 6 de maio de 2019

Eu nao consigo piscar somente um olho e portanto nao consegui me cadastrar.

Avatar
Alcimar Pereira Fernandes 7 de abril de 2019

Muito otimo habitação digital

Avatar
Deixe um comentário