Com pretensão de chutar a concorrência

Nissan Kicks pretende disputar liderança no segmento, mas esquece equipamentos básicos de conforto e tecnologia

Por AutoPapo19/07/16 às 17h23

O Kicks, novo crossover da Nissan lançado no início desta semana, tem aparência simpática, linhas fortes e apelo esportivo. A pretensão é incomodar líderes de mercado, principalmente o Honda HR-V e Jeep Renegade. No tamanho já dá para sentir a similaridade, é o mesmo do HR-V, sendo um pouco maior que o Renegade. Por enquanto, a Nissan oferece apenas a versão SL, considerada a topo de linha e cujo recheio de equipamentos é comparado ao dos rivais. Ela está saindo por R$89.900.

(Nissan/Divulgação)

Um destaque vai para a transmissão automática, painel de instrumentos com tela LCD onde é possível escolher as informações preferidas, chave presencial, assentos em couro e central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Conta também com câmera dos lados, na frente e atrás, que exibem no painel a visão de tudo ao redor. Porém, faltou o controlador de velocidade automático, o descanso de braço central e as modernas tecnologias de conexão e espelhamento de smatphone.

O acabamento no interior é bom, mas a predominância é de plástico com texturas e apliques em alumínio, além de partes estofadas no painel e forro das portas. Segundo a Nissan, os bancos são desenvolvidos pela NASA com base na posição mais confortável para astronautas flutuando no espaço e há área generosa para os joelhos de todos os ocupantes. O porta-malas é praticamente do mesmo tamanho que o do H-RV e muito maior que o do Renegade.

O motor com 114cv de potência e 15,5 kgfm de torque é modesto, sendo suficiente para o uso familiar, mas não deixa sobrar potência nem força. Longe disso. Porém, vale destacar que o Kicks é bem mais leve que os concorrentes. No consumo, durante o test drive, cravou médias de 16,6 km/l na estrada e abastecido com gasolina.

O câmbio CVT do Kicks pode ser considerado uma evolução da tecnologia. Até hoje, essas transmissões deixavam os carros pesadões e com aquele som monótono semelhante a uma mobilete, mas a geração do CVT que equipa o Kicks consegue elogiável mobilidade em trânsito urbano. Mesmo na estrada, apesar de ainda não ser referência em respostas firmes, a simulação de marchas e lock-up garante resultado satisfatório.

Equipado com controles eletrônicos de tração e estabilidade, ainda oferece uma novidade chamada de “Controle Dinâmico de Chassi”. Ela é capaz de perceber oscilações da carroceria e, conjugando redução da transmissão e frenagem independente em cada roda, alcança melhor equilíbrio para o veículo.

Há ainda airbags frontais dianteiros, laterais dianteiros e de cortina para todos, além de controle de partida em rampas. Quanto à segurança em colisões, até que seja realizado o crash test nos institutos que verificam a segurança não se pode atestar nada.

As vendas começam no dia 5 de agosto e a Nissan oferece três anos de garantia.

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