Cooperativa ou seguradora? Qual a melhor opção?

Qual a maneira mais eficiente de proteger o seu veículo contra danos, roubos, desastres naturais e ou incêndios?

istock 176554281
Por Boris Feldman
Publicado em 02/03/2018 às 16h20
Atualizado em 03/02/2020 às 15h15

Quem tem um veículo acaba sempre no dilema “qual a melhor maneira de proteger o automóvel”. Cooperativa ou seguradora? Quem é mais eficiente contra danos, roubos e incêndios? A resposta, antigamente, era óbvia: a companhia seguradora, que emite uma apólice para proteger seu patrimônio, com validade de um ano.

Acontece que foi criada, há alguns anos, uma outra fórmula meio que ao arrepio da lei: são as chamadas cooperativas, associações ou clubes que anunciam oferecer a mesma proteção por um preço fixo menor.

Cooperativas: prós e contras

Ao contrário das seguradoras, que cobram um valor anual, as cooperativas estipulam uma pequena taxa fixa mensal, mas emitem, também mensalmente, um boleto adicional com o rateio de todas as despesas que tiveram com os associados ou “cooperados” no mês anterior. Gastos para reparar os carros que se acidentaram, ou indenizá-los no caso de roubo, furto e perda total.

O valor deste boleto não é pré-determinado e oscila em função das despesas contabilizadas no mês anterior.

As cooperativas não estabelecem o perfil do associado pois não se preocupam com o risco que assumem: não são elas que pagam as despesas, apenas antecipam o pagamento e depois dividem o valor total entre os cooperados.

Cooperativa ou seguradora? Qual a maneira mais eficiente de se proteger o automóvel contra danos, roubos e incêndios?

Na verdade, as “cooperativas” são seguradoras disfarçadas de associações ou clubes destinados a ratear despesas dos associados.

Ao contrário das companhias de seguro de verdade, as cooperativas não são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (órgão do governo que toma conta do setor). Também não têm a obrigação de manter um fundo de reserva mínimo para fazer frente às indenizações.

Algumas cooperativas podem até serem honestas, mas dezenas delas já sumiram com o dinheiro dos cooperados, dos associados. Muitas fecharam as portas e outras foram fechadas pela polícia. Ou seja, poderiam teoricamente prestar uma boa assistência, mas, a rigor, representam um grande risco.

Existem algumas destas empresas que efetivamente prestam bons serviços ao motorista e também protegem seu veículo, pois, em parceria com uma seguradora de fato, emitem uma apólice coletiva para proteção dos associados.

Estas cooperativas crescem assustadoramente em todo o país pois oferecem a proteção por preços muito inferiores aos das seguradoras e disputa-se atualmente uma briga judicial entre ambas. Os interessados em participar de uma delas deve se precaver e analisar cuidadosamente sua idoneidade antes de efetivar sua inscrição.

Em resumo, entre cooperativa ou seguradora, ainda preferimos a antiga opção.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
DIEDRO 31 de julho de 2022

Meu carro é 2002 e nunca tive problema pra fazer seguro de verdade… cooperativa é lixo…

Avatar
Rogério Genésio de Brito 11 de março de 2022

Achei boa as informações porém vejo a necessidade de confirmações pois sou leigo no assunto e aguardo tbm uma cotação dentro de minhas possibilidades.obrigado.

Avatar
Ana paula h brito 30 de junho de 2022

Pois eh.. O q a repostagem nao fala eh q quem tem carro antigo nao eh aceito por seguradora. Seguradors so aceita carro novo. Ja processei a bradesco 2 vezes p receber meu direito e ganhei nas duas …. Nunca tive problema com a essenza

Avatar
Nicole 21 de julho de 2022

olha colega, o carro do meu marido é velho (2008) e nunca teve problema de ser recusado por seguradora, sempre renovou

Avatar
Felipe Brandao 7 de abril de 2021

Acham que estão economizando, quando na verdade só estão arrumando ‘sarna pra se coçar’.

Avatar
paulo e.f. diehl 14 de março de 2018

nós também, pois o barato sai caro

Avatar
Deixe um comentário