CR7 provoca crise na Fiat: funcionários vão entrar em greve

Trabalhadores protestam pelo achatamento de salários frente à contratação milionária do jogador; Fiat e Juventus são controlados pela mesma família

Por AutoPapo 13/07/18 às 12h42

Trabalhadores da fábrica de peças da Fiat Chrysler em Melfi, na região sul da Itália protestaram contra a contratação mais cara do futebol italiano, a do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, o CR7 pelo Juventus. A ligação entre a FCA e o time é a família Agnelli, que possui atualmente 30% da Fiat e 64% da equipe de futebol de Turim. No comunicado divulgado pelo sindicato representante dos trabalhadores, os funcionários questionam a discrepância entre os salários pagos pelas duas empresas.

A contratação do CR7 custou, segundo ao jornal El País, 112 milhões de euros (que equivalem a 507 milhões de reais em conversão direta), além da promessa de salário de 31 milhões de euros (R$ 139,5 milhões) anuais. Por outro lado, os operários são obrigados a viver com salários baixos e sem correção anual. A União Sindical de Base (USB) decidiu, diante dos fatos, convocar uma greve entre os dias 15 a 17 de julho.

Contratação de CR7 provoca crise na FCA
Fábrica da Fiat em Melfi, no sul da Itália

“É inaceitável que enquanto a companhia continua pedindo aos trabalhadores da FCA e da CNHI enormes sacrifícios em nível econômico, ela decida gastar centenas de milhões para a contratação de um jogador de futebol”, afirmou o texto. “É correto tudo isto? É normal que uma só pessoa ganhe milhões, e milhares de famílias não cheguem na metade do mês? Somos todos trabalhadores do mesmo dono, porém mais do que nunca neste momento de enorme dificuldade social esta diferença de tratamento não pode e não deve ser aceita”, continuaram.

A família Agnelli explicou que a transação do Juventus não está vinculada às contas da Fiat. Ainda assim, as ações da FCA caíram mais de 4,5% desde o fechamento da última segunda-feira (9) – antes do anúncio. Esse número representa US$ 1,5 bilhão em valor de mercado.

Imagem Juventus | Reprodução

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    André 13 de julho de 2018

    Fazer o que se o CR7 é muito melhor do que os carros que eles fazem?Tem mais é que bater palmas pro portuga!!

Avatar
Deixe um comentário