A diferença está na cara

Por Sérgio Melo 22/03/17 às 14h26

A grande mudança visual da linha 2018 do Toyota Corolla está na cara. Na dianteira mesmo. Com nova grade, faróis mais afilados – parecendo olhar atentamente para algo no horizonte – e para-choques com vincos, o design ficou bem mais moderno. No mais, pequenas alterações, como o novo desenho das lanternas traseiras, agora iluminadas por LED, e rodas ligeiramente maiores. Outro ponto de destaque é o retorno da versão XRS, equipada com aerofólio traseiro, saias distintas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta. A esportividade, porém, se restringe aos adereços, pois a mecânica é a mesma das outras configurações. É apenas mais um pseudo-esportivo para inglês ver.

Foto Toyota | Divulgação

Quanto à segurança, o Corolla finalmente ganhou controles eletrônicos de estabilidade e tração, como já disponibilizavam há muito os seus principais concorrentes. Os recursos estão disponíveis em todas as versões, assim como os sete airbags para proteger condutor e passageiros e o assistente de partida em rampas. Em teste de colisão realizado pela LatinNCAP, entidade que avalia a segurança de modelos produzidos na América Latina, em 2014, a versão anterior (equipada com três airbags) recebeu cinco estrelas para a proteção de adultos e quatro para crianças. Melhor equipado, é provável que o novato se saia melhor.

Conjunto mecânico

A mecânica continua a mesma. As opções de motorização seguem sendo o 1.8 flex de 144 cv de potência e 18,6 kgfm de torque e o 2.0, que gera 153,6 cv e 20,7 kgfm. A transmissão é manual na versão mais simples e automática do tipo CVT nas demais. Mesmo sendo continuamente variável, o sistema permite o acionamento manual sequencial de sete marchas virtuais pré-programadas, visando proporcionar reduções e mudanças ao gosto do motorista. O sedã também conta com novas rodas e suspensão recalibrada – para manutenção da característica suavidade do três volumes – e elevada em 5 mm.

O desempenho, evidentemente, também é o mesmo: despretensioso na versão 2.0 e muito “pesadão” quando equipado com motor 1.8. Ao volante, contudo, dá para notar que o Corolla ficou mais silencioso com o novo isolamento acústico do compartimento do motor e a aderência nas curvas melhorou, em função dos aros maiores. No interior, espaçoso como sempre, bons materiais e acabamento esmerado. As versões mais completas passam a contar com tela touch de 7” para o sistema multimídia. No entanto, o antiquado relógio digital continua ali, indefectível.

Equipamentos

Desde a versão GLi Upper, o Corolla 2018 conta com direção eletroassistida, ar-condicionado, chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados, computador de bordo com seis funções, direção regulável, sistema de som com Bluetooth, vidros e retrovisores elétricos, e volante multifuncional. As mais completas acrescentam, entre outros itens, chave presencial, TV, GPS, câmera de ré e ar digital bi-zone.

Confira os preços do Toyota Corolla 2018:

Corolla 1.8 GLi manual (destinada a frotistas) – R$ 69.690
Corolla 1.8 GLi CVT (para portadores de necessidades especiais) – R$ 69.990
Corolla 1.8 GLi Upper CVT – R$ 90.990
Corolla 2.0 XEi CVT – R$ 99.990
Corolla 2.0 XRS CVT – R$ 108.990
Corolla 2.0 Altis CVT – R$ 114.990

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário