Embreagem: como aumentar a vida útil e adiar a troca

A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. É muito fácil detoná-la. Duvida? Nós ensinamos como!

arte conjunto embreagem correta1
Por AutoPapo
Publicado em 14/02/2018 às 15h28
Atualizado em 20/02/2020 às 17h34

A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. E, basicamente, isso ocorre por meio de atrito. O conjunto do componente é formado por platô, disco e rolamento.

É impossível determinar a durabilidade do componente. Tudo depende da forma como o motorista dirige, do uso do seu veículo e, até mesmo, da topografia do seu trajeto.

Segundo o Technical Services & Product Manager Automotive Aftermarket da Schaeffler, Airton José do Prado, a embreagem tem vida útil que varia de 80 mil e 100 mil quilômetros na maioria dos casos. Mas há muitos relatos de durabilidade maior.

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Mas como aumentar a vida útil do componente? Evitando algumas práticas que listamos abaixo:

Pé apoiado sobre o pedal

Não deixe o pé esquerdo apoiado sobre o pedal da embreagem. Mesmo que você ache que não esteja fazendo pressão sobre ele, o próprio peso do pé é suficiente para um acionamento mínimo. Que resulta em atrito desnecessário, gera aquecimento e desgaste prematuro da peça.

Outra prática extremamente danosa é o controle de embreagem: ao invés de pisar no freio em subidas para manter o carro parado, ficar “equilibrando” o carro, dosando o acelerador e a embreagem.

Muitas vezes, resulta em um cheiro de borracha queimada, mas é a própria embreagem queimada, indicando que você reduziu bastante a vida útil do componente.

Cheiro de embreagem queimada: o que é?

Se você sentir cheiro de embreagem queimada, pare imediatamente o “controle” e a  use o mínimo possível. Esse cheiro indica superaquecimento do sistema.

Quantos km ela dura? Boris explica!

Rebocar cargas acima do peso máximo

Rebocar uma carreta ou outro carro acima da capacidade prevista para o seu também ajuda a acelerar o desgaste da peça. Aliás, nem precisa tanto: transportar peso acima do que o seu carro está homologado já sobrecarrega o sistema (e outros, como a suspensão).

Com o excesso de carga, o motorista terá que compensar o torque insuficiente do motor modulando a embreagem.

Não reduzir para ganhar velocidade

Outro meio danoso para a peça é andar com a rotação do motor muito baixa em marcha alta, quando ele está quase “morrendo”. Como, por exemplo, passar em quebra-molas em quarta marcha e tentar retomar a velocidade sem reduzir a marcha. Isso pode causar a quebra do centro do disco.

Troca: verifique vazamento

Ao trocar a embreagem é importante verificar se há algum vazamento que está contaminando a peça, se prepare para fazer outra substituição em breve. E se ele montar errado, apertando os parafusos com força irregular, é um bônus: a trepidação vai detoná-la

Componentes da embreagem
Componentes da embreagem (Foto Shutterstock | Montagem AutoPapo)
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6 Comentários
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FERNANDO ANTONIO DE PAULA 16 de junho de 2022

Boa tarde
Tenho um astra 2009 e troquei o conjunto de embreagem faz 3 meses e cheira queimado as vezes a noite dá até para ver uma leve fumaça na luz do farol
O que pode ser?

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TADEU RONCATTI 12 de junho de 2021

Tenho uma Montana 1.4 2009, com 205.000 km, minha desde zero km, com a embreagem ainda original. Não patina, nem trepida. Raro, hein?

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Hailton Rodrigues Gomes 26 de junho de 2018

Muito bom mesmo essas informações,e corretas acho que todos os motoristas deviam ver essas informações, porque a maioria dirigi de forma incorreta … parabéns

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José teixeira 18 de junho de 2018

Dicas muito boa principalmente para iniciantes.

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Alberto Gonçalves Pereira 18 de março de 2018

Boas dicas de vcs parabéns obrigado por nos precaver valeu.

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José iran 18 de março de 2018

Olá
Sobre multi usos
Depois da partida da Doblô
Como ficamos, quais outros modelos
Que tenha sete lugares na faixa de preço….

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