Polo, XC60 e T-Roc ganham cinco estrelas do Euro NCAP

Avaliados levaram nota máxima em segurança nos testes de impacto; modelo da Volvo bateu o recorde do ano

Por AutoPapo09/11/17 às 08h23

O Euro NCAP, que avalia a segurança dos automóveis vendidos na Europa, publicou o resultado dos testes de impacto de oito modelos. Todos ganharam cinco estrelas, classificação máxima. O Volvo XC60 recebeu a nota mais alta de 2017, ficando com 98 pontos. O Polo europeu teve o mesmo desempenho que o brasileiro, testado pela Latin NCAP em setembro. É bom destacar que a avaliação europeia é mais exigente. Sistema de frenagem autônoma é exigida para que os veículos possam obter as cinco estrelas.

O secretário geral da instituição, Michiel van Ratingen, afirmou estar feliz com o resultado positivo dos testes. Ele declarou que, enquanto é bom ver fabricantes premium produzindo veículos que se sobressaem, o verdadeiro impacto na segurança rodoviária vem de modelos populares, vendidos em massa. Ratingen também prometeu continuar intensificando as avaliações do Euro NCAP. “O ano que vem verá novos testes e exigências ainda mais pesadas para as cinco estrelas”, avisou ele.

Volvo XC60 é recordista do ano

Os 98 pontos conquistados pela Volvo são consoantes com a postura da fabricante, que se destaca por investir em segurança como prioridade. O resultado foi alcançado na proteção para ocupantes adultos. Para crianças, o SUV de luxo conquistou 87 pontos. Para a proteção de pedestres.

Quanto à avaliação de equipamentos de segurança, o XC60 ficou com 95. As tecnologias de assistência, analisadas neste quesito, são avaliadas quanto à presença desde as versões de entrada, e algumas também passam por testes de eficiência. O modelo da Volvo é equipado com airbags frontais, de joelho e laterais de cabeça, peito e pélvis. O utilitário também conta com sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente de velocidade e sistema de permanência em faixa.

Novo Polo se sai muito bem

O Euro NCAP também testou o novo Volkswagen Polo. O compacto também ganhou cinco estrelas e foi classificado com as notas de 96 para a proteção de adultos, 85 para crianças, 76 para pedestres e 59 para os equipamentos de segurança. A nota baixa deste último quesito não foi completamente explicada pela instituição, mas o hatch não conta com sistema de permanência em faixa, nenhum airbag para os joelhos ou Isofix no banco do passageiro.

O desempenho do modelo, no entanto, foi considerado excelente. O resultado foi o mesmo alcançado pelo Polo brasileiro nos testes que o Latin NCAP fez em setembro. Por aqui, o hatch é fabricado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. É uma boa notícia que os dois modelos tenham alcançado níveis altos de segurança, considerando que a Latin NCAP questiona, com frequência, a menor proteção oferecida para os mercados latino-americanos pela indústria automotiva em geral.

Volkswagen T-Roc estreia no teste de impacto

Outro modelo da Volkswagen a ser testado foi o novato T-Roc, que conquistou as cinco estrelas em seu primeiro teste de impacto. O SUV compacto foi lançado em setembro. As notas alcançadas foram 96 na proteção para adultos, 87 para crianças, 79 para pedestres e 71 para os equipamentos. Havia a expectativa de que o modelo viesse para o Brasil. No entanto, a VW optou pelo “projeto Tharu”, conforme antecipado pela reportagem deste AutoPapo.

O Euro NCAP também testou Citroën C3 Aircross, Mitsubishi Eclipse Cross, Opel Crossland X, Skoda Karoq e Seat Arona. Todos receberam cinco estrelas.

Volvo XC60 Euro NCAP 2017 cinco estrelas

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Para enviar um comentário é necessário se identificar Utilize uma das opções abaixo: Faça login com sua conta AutoPapo... ... ou informe os dados abaixo: