Euro NCAP testa mais seis modelos do mercado europeu

Instituição avaliou Toyota CH-R, Audi Q5, Land Rover Discovery, Citroën C3, Fiat 500 e Ford Ka+

Por AutoPapo04/03/17 às 16h31

A última bateria da Euro NCAP fez os testes de impacto com seis modelos vendidos na Europa. A instituição avalia a proteção oferecida aos ocupantes por veículos em caso de colisão, analisando a resistência e comportamento das estruturas; a instalação de tecnologias de assisência e de segurança, como freios ABS e Controle de Estabilidade (ESC); e a acomodação de crianças.

Lembramos que o resultado não é sempre válido para os mesmos modelos vendidos no Brasil, já que a fábrica de origem pode ser diferente, alterando a estrutura, e muitos equipamentos de segurança instalados para o mercado europeu não vêm para o Brasil, como airbags laterais ou o Controle de Estabilidade.

ford ka+ resultado dos testes de colisão do euro ncap
(Euro NCAP/Divulgação)

A avaliação determinou a nota de 5 em 5 estrelas para três modelos. São o Audi Q5, Land Rover Discovery e Toyota CH-R, todos no ano/modelo de 2017. Para conquistar a nota máxima, os três SUVs tiveram que provar que oferecem boa proteção para ocupantes de diferentes tamanhos e em diferentes posições; mitigação de lesões a pedestres em caso de atropelamento; resguardo a crianças acomodadas no veículo durante um impacto; e uma quantidade significativa de tecnologias de assistência.

Estes equipamentos incluem os freios ABS, Controle de Velocidade, Controle de Tração, aviso de uso do cinto de segurança, limitadores e avisos de velocidade e sistema de frenagem autônoma. Alguns destes são obrigatórios para que o veículo possa conquistar as 5 estrelas, outros ajudam a aumentar a nota geral do desempenho do veículo nos testes.

A proteção para os ocupantes é, ainda, avaliada separadamente de acordo com o tipo de passageiro: adultos e crianças. Neste item, o Audi Q5 foi avaliado como 93% seguro para adultos, 86% para crianças, 73% para pedestres, e 58% com relação às tecnologias de assistência. Além de estarem presentes, alguns destes recursos também são avaliados pela Euro NCAP.

O Land Rover Discovery recebeu 90% para adultos, 80% para crianças, 75% para pedestres e 73% nos recursos de assistência. Por fim, o Toyota CH-R, ficou com 95% para adultos, 77% para crianças, 76% para pedestres e 78% nas tecnologias de assistência.

Já o Citroën C3 não conseguiu alcançar a nota máxima e foi classificado com 4 estrelas. Segundo o Euro NCAP, faltou ao hatch o sistema de frenagem de emergência. A proteção foi classificada como 88% para adultos, 83% para crianças, 59% para pedestres e 58% para as tecnologias de assistência.

Nota ainda menor foi dada para o Fiat 500, que ficou com 3 estrelas. A falha do hatch foi mais grave, e a Euro NCAP detectou que o veículo falhou em proteger a região da cabeça dos passageiros no banco traseiro, e os cintos de segurança daqueles assentos submeteu os ocupantes a força excessiva. O veículo oferece 66% de proteção para adultos, 49% para crianças, 53% para pedestres e 27% quanto às tecnologias de segurança.

O Ford Ka+ também ficou com três estrelas ao falhar em proteger os passageiros do banco traseiro, além de oferecer risco para ocupantes de tamanhos ou em posições variados no banco dianteiro. A proteção oferecida pelo sedã foi de 75% para adultos, 61% para crianças, 57% para pedestres e 29% nas tecnologias de assistência.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário