Ferrari F12 Berlinetta

Aerodinâmica que surpreende

Por AutoPapo03/04/16 às 15h28
(Ferrari/Divulgação)

A F12 Berlinetta é a mais potente Ferrari de série, tendo sido introduzida em 2012 para substituir a 599 GTB. Vencedora de prêmios por performance e inovação ao redor do mundo – nenhuma novidade para a Ferrari –, foi muito elogiada pela dirigibilidade e adaptabilidade que colocaram um motor com ancestrais da F1 dentro de um carro comercial. Disponível no Brasil por R$ 3.600.000, por trás do preço igualmente ilustre existe a tecnologia de performance com 77 anos de aperfeiçoamento que a italiana oferece.

O propulsor responsável pela proeza da vez é um animal selvagem de 12 válvulas, 6.3l e 741cv de potência que pode alcançar 339km/h, chegando aos 100 em 3,1 segundos. A italiana também conseguiu eliminar qualquer atraso de resposta do turbo, construindo um motor naturalmente aspirado com transmissão de embreagem dupla. Esse tipo de câmbio semiautomático com borboletas transmite a tração para as rodas traseiras instantaneamente, ao mesmo tempo em que reduz o peso e torna as mudanças mais confortáveis.

Em outras palavras, ela responde bem a todo tipo de situação: fica tranquila em velocidades baixas, e pode mostrar seu lado feroz quando tiver espaço suficiente. Por fora, embora a F12 Berlinetta não seja a mais exótica ou chamativa (esse título poderia ficar com a 458 Spider), ela quebra novos limites: é o modelo mais aerodinâmico das linhas de série da Ferrari, com coeficiente de resistência de 0,29. Por baixo das asas, o chassi é feito com materiais geralmente utilizados em aviões e foguetes, proporcionando resistência e leveza ao mesmo tempo.


VEÍCULOS RELACIONADOS

Veja mais sobre:


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário