Fiat Fiorino

Até a próxima encarnação

Por AutoPapo01/04/16 às 17h19

O nome Fiorino é quase uma entidade da Fiat. Não importa a aparência. Do 147 ao moderninho Uno, o furgão incorpora no compacto da vez e faz sua função de levar cargas Brasil afora. Desde 2014 o modelo é baseado no Uno, o que o deixou mais simpático – além de elevar sua capacidade de carga para 650kg.

(Fiat/Divulgação)

Lançado em 1980, o furgão beira 1 milhão de unidades produzidas – contando todas as encarnações. Na atual plataforma, o comercial leve da Fiat cresceu em tamanho, ficando 20cm mais comprido, 2,1cm mais largo, 2,7cm mais alto e com um entre-eixos 14cm maior. A suspensão traseira tem a concepção e arquitetura derivadas da picape Strada.

A frente é similar à do Novo Uno, com o para-choque na cor preta, que opcionalmente pode vir pintado na cor do carro. Sob ele foi posicionado um novo defletor aerodinâmico, que tem a função de melhorar o fluxo de ar sob o carro e diminuir o consumo de combustível. Tem frisos de proteção laterais, de série e espelhos retrovisores externos maiores. As lanternas traseiras ficaram maiores e oferece sensor de estacionamento como item opcional.

(Fiat/Divulgação)

As portas do compartimento de carga são assimétricas, com abertura de 180°. Em uma primeira fase ficam travadas quando formam um ângulo de 90° em relação à carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas (180°) totalmente. Opcionalmente as portas traseiras podem vir providas de vidros, oferecendo melhor visibilidade. Nesse caso, automaticamente, o Fiorino passa a contar com vidro na parede divisória.

As rodas do Novo Fiorino têm medidas de 5,5 x 14” e calçam pneus maiores do que os da versão anterior. Receberam os 175/70 R14. O motor 1.4 EVO Flex recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro. Desenvolve potência de 85cv a 5.750rpm (gasolina) e 88cv a 5.750rpm (etanol); e seu torque é de 12,4kgfm a 3.500rpm (gasolina) e 12,5kgfm a 3.500rpm (etanol).


VEÍCULOS RELACIONADOS

Veja mais sobre:


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário