Fiat Strada comemora 20 anos e espera nova geração

Enquanto não chega sua sucessora, picape compacta da Fiat ainda comemora bons números de mercado mesmo sem mudanças profundas nessas duas décadas

imagem 4
Por AutoPapo
Publicado em 25/10/2018 às 13h45

A Fiat Strada é um dos carros há mais tempo no mercado brasileiro e comemora 20 anos de produção. A picape compacta foi lançada em 1998  e, embora tenha passado por reestilizações e tenha ganhando novidades ao longo dessas duas décadas, ainda é, basicamente, o mesmo utilitário.

Sempre produzida na unidade da marca em Betim (MG), a Strada foi lançada pela Fiat como uma derivação da linha do Palio, em 1998, em três versões: Working 1.5 (76 cv), Trekking 1.6 8V (92 cv) e a top de linha LX 1.6 16V (106 cv). Enquanto o compacto já saiu de linha, há quase um ano, no fim de 2017, a picape segue firme e forte, com bons números de venda no mercado.

Fia Strada está há 20 anos no mercado

De acordo com números divulgados pela Fiat, a Strada, em 2018, deve atingir cerda de 53% de participação no segmento, com aproximadamente 67 mil picapes produzidas e 65 mil emplacadas.

História da Fiat Strada

A Fiat Strada introduziu algumas novidades no segmento das picapes compactas ao longo desses 20 anos. Em 1999, ela foi a primeira da categoria a ser oferecida com cabine estendida. Em 2002, a versão Adventure, que seis anos depois, em 2008, ganhou o bloqueio eletrônico do diferencial Locker. Em 2009, foi a primeira compacta a ser lançada com cabine dupla e, em 2013, passou a ser oferecida com três portas, para facilitar o acesso ao banco traseiro.

Nova Fiat Strada (ou picape Mobi?)

A Fiat já está trabalhando em uma nova picape compacta para substituir a Strada. Chamada de projeto X1P, ela já tem alguns protótipos em teste. Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, a nova Fiat Strada terá a frente do Mobi e utlizará a plataforma 327 (do Uno) na frente e do furgão Fiorino na parte traseira.

Visualmente, nova Fiat Strada será semelhante ao Mobi, com a provável adoção de um novo para-choque. As dimensões serão próximas às do Fiorino.

No lugar do motor 1.4 Fire de 88 cavalos entra o Firefly 1.3 de 109 cavalos. E a nova Strada manterá as três versões: cabine simples, estendida e dupla.

Nova Fiat Strada já está em teste
Foto Reprodução | Autos Segredos

Fotos Fiat | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
dimas moçatto 9 de junho de 2019

amo strada

Avatar
antonio pacheco gomes 18 de janeiro de 2019

a fiat poderia fazer a tampa trazeira da nova strada igual a tampa trazeira da toro ia ficar top.

Avatar
Vandemberg 25 de outubro de 2018

Oi Boris. Atualmente rodo 1600 km por mês e queria saber: qual tipo de carro se encaixa neste perfil de km, diesel ou flex? Meu uso é misto. ABRAÇO.

Avatar
Deixe um comentário