Novas Ranger e Amarok serão uma só em união de Ford e Volkswagen

A colaboração entre as duas, que já havíamos adiantado, foi oficializada e também inclui veículos elétricos e autônomos

amarok ranger vw volkswagen ford picapes
Além das picape Ranger e Amarok, fabricantes compartilharão tecnologias para veículos elétricos (Imagem: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 12/07/2019 às 18h12
Atualizado em 17/01/2022 às 11h14

Como o AutoPapo adiantou, em primeiro mão, as gigantes Ford e Volkswagen estão iniciando uma aliança global. Como já sabíamos, a parceria vai envolver a fabricação de veículos comerciais. Agora, também foi confirmado que Ranger e Amarok serão feitas conjuntamente.

ford e volkswagen

Os detalhes da parceria foram revelados durante uma coletiva de imprensa, na sexta-feira (12), que oficializou a união. Entre os diversos pontos discutidos, o destaque foi a colaboração na fabricação de picapes de médio porte.

Como já se especulava, modelos da Ford e Volkswagen vão ser produzidos conjuntamente com o objetivo de reduzir custos. Assim, as concorrentes Amarok e Ranger terão a mesma plataforma, produzida pela Ford.

Ranger e Amarok: A colaboração entre a Ford e Volkswagen, que já havíamos adiantado, foi oficializada e também inclui veículos elétricos e autônomos
A partir de 2022, novas Amarok e Ranger terão a mesma plataforma, fabricada pela Ford

O acordo, que não envolve participação acionária e é muito diferente da Autolatina do passado, dará fruto aos primeiros veículos em 2022. Então, os novos modelos das duas picapes serão irmãs.

Ford e Volkswagen também vão colaborar em autônomos e eléricos

Além disso, a Ford e Volkswagen também vão unir seus esforços para o desenvolvimento de veículos autônomos. Isso será feito através da companhia Argo AI, na qual a Ford investiu US$ 1 bilhão em 2017.

Agora, a Volkswagen terá a mesma participação na companhia, à qual o CEO da Ford, Jim Hackett, se referiu como a mais avançada do mundo. Também de acordo com ele, com o investimento da alemã, a Argo AI se tornará o novo patamar tecnológico do setor, a nível global.

ford suv eletrico baseado no mustang
Ford anunciou que vai desenvolver um SUV elétrico baseado no Mustang

De seu lado, a Ford receberá da Volkswagen a estrutura MEB, desenvolvida para carros elétricos após investimento de US$ 7 bilhões. Ela já é utilizada no ID.3, primeiro elétrico da alemã, que já está em pré-venda em alguns países.

A Ford pretende desenvolver um carro elétrico acessível em cima da estrutura até 2023, que será lançado, inicialmente, na Europa. A americana também anunciou outros investimentos para a região, na qual pretende fazer uma reinvestida.

Entre eles, estarão quatro novos modelos, incluindo um SUV elétrico baseado no Mustang.

Fotos Ford, Volkswagen | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ALDO PINTO 10 de novembro de 2019

MAIS VW ou MAIS FORD?

Avatar
Fabio 12 de julho de 2019

É o fim da Ford. A WV vai fabricar uma verdadeira pick-up -Ranger-, com a marca WV, sem investir nada.

Avatar
Deixe um comentário