Ford Fusion Hybrid

O presente já é o futuro

Por Sérgio Melo03/06/16 às 17h50

Até que os veículos 100% elétricos sejam viáveis, com postos de carregamento rápido de baterias ou de abastecimento com hidrogênio, o veículo híbrido é uma excelente solução. Economia de combustível, autonomia e menor emissão de poluentes são algumas das vantagens trazidas por esses veículos. O Ford Fusion Hybrid é um deles.

Ford Fusion Hybrid

O três volumes conta com motor elétrico que gera 50cv de potência e outro a gasolina de 140cv. Eles podem atuar juntos ou separadamente, conforme a conveniência. Acelerando suavement, por exemplo, só o motor elétrico movimenta o veículo. Ao pisar fundo o outro entra em funcionamento, para o máximo de aceleração possível. As baterias não são carregadas em tomadas, um gerador “rouba” a rotação das rodas durante as frenagens, produzindo a carga e fazendo parar o veículo. O freio convencional só é utilizado como complemento nas frenagens mais fortes.

Para maior economia o motor a gasolina é diferente dos que equipam os veículos convencionais. Ao invés do ciclo Otto, o do Fusion Hybrid é baseado no ciclo Atkinson, com menor curso efetivo na admissão e maior na expansão. As partidas desse motor são incrivelmente suaves e rápidas. Ao pisar fundo, enquanto seu pé se movimenta no pedal e o motor elétrico começa a acelerar o veículo, ele é ligado sem qualquer tranco ou engasgadinha.

Ford Fusion Hybrid
(Sérgio Melo/ AutoPapo)

O QUE É

Sedã grande para cinco ocupantes.

ONDE É FEITO

Hermosillo – México

COMO ANDA

190 cv, gerados por motor a gasolina de 140cv e elétrico de 50cv, velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1s.

Ford Fusion Hybrid
(Sérgio Melo/ AutoPapo)

DINÂMICA

Acelerações firmes e boas retomadas. A suspensão é confortável, mas cuidado com rampas de garagens e quebra-molas porque o sedã é muito baixo e raspa com facilidade. Ótima estabilidade e aderência nas curvas. Silêncio sepulcral quando em uso elétrico e ruído aceitável quando acionado o motor a combustão. Elogios para o câmbio e-CVT continuamente variável, com respostas rápidas.

COM QUEM CONCORRE

Seu único concorrente direto em importação oficial com considerável volume de vendas é o Toyota Prius.

COMO BEBE

Em nosso teste fez médias de 15 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

ESPAÇO INTERNO

Excelente acabamento interno e conforto para quatro adultos e uma criança. Por causa das baterias o porta-malas tem apenas 392 litros (120 litros a menos que o Fusion mais “comum”).

Ford Fusion Hybrid
(Sérgio Melo/ AutoPapo)

O FUSION “CONVENCIONAL”

As maiores diferenças do Fusion EcoBoost 2.0 em relação à versão Hybrid estão na motorização, consumo, transmissão e espaço do porta-malas.

Cerca de 25% mais potente, a versão convencional tem melhor desempenho e conforto. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 7,4 segundos, quase 2 a menos que a outra. São 248 cv de potência e torque de 38 kgfm. Outra diferença está na maior suavidade do motor ciclo Otto em relação ao Atkinson, que embora mais econômico vibra ligeiramente mais.

No consumo, conforme o programa de etiquetagem do Inmetro, o convencional levou nota C/D, enquanto o Híbrido pode se orgulhar de seu A/A. O apetite da versão movida exclusivamente a gasolina é cerca de 65% maior, com médias de 7,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.

A transmissão automática com seis marchas (o híbrido conta com a e-CVT), embora não tão moderna, proporciona mudanças ágeis e muito suaves. A tração integral nas quatro rodas confere melhor estabilidade, maior aderência nas curvas e arrancadas mais firmes. Sem as baterias que o irmão é obrigado a carregar, o porta-malas oferece muito mais espaço (514 litros).

O preço da versão testada é de R$ 158.700, completo, sem disponibilidade de opcionais.

Pontos positivos: Economia / Tecnologia / Estilo

Pontos Negativos: Porta-malas / Preço

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário