Ford Ka

O irmão pobre tem suas vantagens

Por Sérgio Melo01/04/16 às 18h13

Pontos positivos: Espaço interno / Consumo / Estilo

Pontos Negativos: Motor / Acabamento

Ao contrário do que seria de se esperar, o Novo Ka oferece mais espaço interno que o irmão mais caro, o New Fiesta. Embora ambos utilizem a mesma plataforma, o que a princípio faria que os assentos ficassem nas mesmas posições, o teto mais alto do novato possibilitou elevar o banco traseiro, permitindo que fosse deslocado para trás por cima das rodas. isso, contudo, reduziu o porta-malas a um dos menores entre seus pares, com apenas 257 litros de capacidade de carga.

ESTILO

O visual moderno com jeitão musculoso e vincos bem marcados agrada. No interior, instrumentos e controles futuristas, interessantes texturas nos painéis plásticos e bom jogo de cores. Mas alguns detalhes de montagem deixam a desejar. Os para-lamas dianteiros não são firmes nas regiões próximas aos faróis e, no forro da porta do motorista, a borda do acabamento almofadado estava descolando.

MOTOR

Com 85cv de potência é dos 1.0 mais potentes do mercado, mas a injeção precisa ser melhor mapeada. Às vezes, mesmo acelerando suavemente responde de forma bruta e, em rotações muito baixas, acaba perdendo a força. Acima das 3.500rpm o desempenho se torna ágil e vigoroso. Abastecido com etanol, em manhãs frias apresentou marcha-lenta irregular e morreu algumas vezes.

TRANSMISSÃO

Transmissão manual de cinco marchas, relações bem escalonadas e engates suaves e precisos.

SUSPENSÃO, ESTABILIDADE E FREIOS

A suspensão é firme demais, fazendo com que o carro pule bastante em pisos irregulares. Em compensação a estabilidade é ótima e o carrinho se sai muito bem nas curvas. Os freios são eficientes, com distribuição eletrônica, compensação nas curvas e ABS suave sobre as rodas, sem vibração excessiva do pedal.

SEGURANÇA

A versão mais completa tem controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistema que chama automaticamente o socorro em caso de acidente. Um processador eletrônico percebe a repentina desaceleração de uma colisão e por meio de aparelho celular previamente conectado liga para o resgate informando a sua posição. Claro que sem celular nada feito.

MIMOS

Direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos. Na versão mais completa, alarme, computador de bordo, direção regulável e assistente de partida em rampas.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário