Fumar maconha e dirigir causa acidentes, aponta estudo

Órgão de segurança viária descobriu um aumento nos acidentes de trânsito em regiões que legalizaram o uso recreativo da droga

shutterstock 1198107640
Por AutoPapo
Publicado em 21/10/2018 às 16h20

Um levantamento do Instituto de Seguros para a Segurança na Estrada (IIHS), nos Estados Unidos, apontou para o risco de se fumar maconha e dirigir. Segundo o estudo, o número de acidentes de trânsito aumentou em estados americanos onde a droga foi legalizada.

Órgão de segurança viária descobriu um aumento nos acidentes de trânsito em regiões que legalizadas, indicando risco de fumar maconha e dirigir.

Para apura os números, o IIHS fez uso de dois bancos de dados. Primeiro, foram levantados o número de colisões entre carros cobertos por seguro e, depois, foram comparados os acidentes reportados pela polícia.

A pesquisa descobriu um aumento de 6% no número de acidentes nos estados que legalizaram a maconha. A pesquisa será apresentada em um congresso, organizado pelo instituto, para discutir os efeitos de álcool e drogas sobre o motorista. Segundo os resultados, fumar maconha e dirigir pode levar a um efeito indesejado, não muito diferente da intoxicação por álcool.

“O novo estudo do IIHS sobre maconha e acidentes de trânsito indica que legalizar a maconha para todos os usos está tendo um impacto negativo sobre a segurança nas nossas ruas”, disse o presidente do instituo, David Harkey. “Estados que estão considerando a legalização deveriam considerar esses efeitos sobre a segurança nas estradas”, sugeriu ele.

Apesar de a maconha ser legalizada em diversos estados dos Estados Unidos, fumar maconha e dirigir é proibido em todo o país. A dificuldade, segundo o instituto, é identificar que um motorista está sob efeito da droga.

Nos dois casos, os números foram comparados entre os estados do Colorado, Nevada, Oregon e Washington, onde a canabis é legalizada; com Idaho, Montana, Utah e Wyoming, onde ela é proibida. Os dados de acidentes de trânsito, então, foram contrapostos com relação à data na qual a droga foi legalizada.

O estudo, como um todo, incluiu o período entre 2012 e 2017, e levou em consideração diferenças de demografia, desemprego e condições climáticas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Otávio 24 de março de 2019

Lixo de reportagem

Avatar
Debora Cristina Silva e Oliveira 2 de abril de 2019

maconha é lixo,muleta pra quem não tem capacidade de lidar com a vida…

Avatar
Yohan 18 de setembro de 2021

Nois fuma pq nois gosta pnc, pra ficar sociavel, quer fórmula 1 vai no autodromo, dirige rapido quem quer!

Avatar
Silva 13 de abril de 2022

Sai daí ? legalizar cada um sabe usar e curti sua vibe pra ficar suave.

Avatar
Rose Souza 22 de março de 2019

Se for assim em países que liberaram a maconha as pessoas que consomem não podem dirigir, o álcool pra mim é direção perigosa!!!

Avatar
Luke 22 de março de 2019

Se forem estudar mesmo, vao ver que o numero de mortos por stress eh infinitamente superior aos usuarios de maconha q causam acidente graves ou fatais de transito… Deveriam eh distribuir baseados na marginal Tietê, Pinheiros, ae sim iriam transformar o transito

Avatar
Sc 20 de março de 2019

Conheço amigos que fumam maconha a 20 anos nunca esbarraram um retrovisor… Conheço amigos que morreram de álcool cocaina sóbrios mas num conheço ninguém que morreu de maconha.
Vcs conhecem alguém que morreu fumando maconha?

Avatar
Fabio Cardoso 10 de setembro de 2019

Conheço pessoas que bebem a anos e nunca se envolveram em acidentes de trânsito, mesmo sendo proibido o uso de bebida alcoólica ao volante. Também conheço vários, inclusive com um exemplo na família, que começou na maconha e acabou em outras drogas, e que pela maconha começou a praticar pequenos delitos até destruir a própria vida e a da família. O fato é que tentam justificar erros com mais erros. O mal do álcool não dão aval para (liberação) dos males do uso recreativo das drogas.

Avatar
isaque 27 de maio de 2020

de fato, ninguém morre por fumar maconha. Porém, o efeito varia de pessoa para pessoa, talvez seu conhecido faça parte da exceção, sorte a dele. Se ele supostamente sofresse algum acidente, nunquinha afirmariam, que ele é consumidor de entorpecente, diriam “FOI O MALDITO ÁLCOOL” e essa afirmação deixaria você com a mesma opinião do seu comentário acima.

Avatar
Sérgio 28 de dezembro de 2020

Não conheço, mas conheço inúmeras famílias que foram destruídas por causa de que fuma maconha. Vc por um acaso nunca leu nenhum estudo comprovando isso seu irresponsável. Sem contar o número de vítimas que ele pode ter matado sem ver enquanto estava no seu momento lazer e nem percebeu.

Avatar
Deixe um comentário