Presidente da Geely se torna maior acionista da Daimler

O grupo Daimler, com sede em Stuttgart, é o dono das divisões de automóveis, caminhões e vans da Mercedes-Benz, entre outras fabricantes do setor automotivo

geely logo
Por AutoPapo
Publicado em 23/02/2018 às 18h38
Atualizado em 05/02/2020 às 16h51

Li Shufu, presidente da chinesa Geely, acaba de se tornar o maior acionista da Daimler. O grupo asiático, do qual ele detém a maior parte, é dono da Volvo desde 2009. Li Shufu controla 9.69% da Daimler AG, o equivalente a US$9 bilhões no valor atual das ações da companhia.

geely logotipo presidente da geely se tornou o maior acionista da daimler, dona da mercedes-benz

O grupo Daimler, com sede em Stuttgart, é o dono das divisões de automóveis, caminhões e vans da Mercedes-Benz, entre outras fabricantes do setor automotivo. Segundo reportou o site AutoBlog, um porta-voz informou que o investimento era de natureza pessoal.

“Nós estamos muito felizes, com Li Shufu, de ter ganhado outro investidor de longo termo que está convencido da proeza inovativa, estratégia e potencial futuro da Daimler”, declarou ele ao site. “A Daimler conhece e respeita Li Shufu como um empreendedor chinês de competência e pioneirismo singulares”, completou o porta-voz.

O segundo maior acionista da Daimler AG, uma empresa de capital público, é o Kuwait Investment Authority, que possui 6.8% das ações. Segundo noticiou o AutoBlog, Li Shufu estava planejando se tornar o maior investidor através da Geely. As ofertas, no entanto, foram negadas pelo grupo alemão.

Ainda de acordo com a publicação, que cita o jornal alemão Bild am Sonntag, o investimento era uma aliança estratégica contra a Apple, Google e Amazon na corrida tecnológica para desenvolver veículos autônomos e conectados. A Daimler estaria interessada em colocar taxis autônomos nas ruas antes que a Waymo, divisão da Google, e por isso veria com interesse uma parceria com a fabricante de automóveis.

Já a Geely estaria interessada nas tecnologias de baterias para veículos elétricos da Daimler, pois haveriam planos da fabricante chinesa de produzir automóveis elétricos na China para se enquadrar nas metas de redução de poluição do país.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário