GM leva mais um zero em segurança

Secretário Geral do Latin NCAP afirma que há “discriminação com consumidores da América Latina”

Por AutoPapo19/09/16 às 16h49

Agora foi a vez do Chevrolet Spark GT, modelo da General Motors (GM), ficar com zero no Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O carro é comercializado em países como Colômbia, México, Vietnã e Paquistão e é produzido na Índia. Ele se junta ao Sail e Aveo, da mesma fabricante, que tomaram bomba em abril e novembro.

A organização chama a atenção para a defasagem dos itens de segurança em veículos do mercado latino-americano, quando comparados aos mesmos modelos vendidos na Europa. A nota zero para ocupantes adultos foi conquistada pela ausência de airbags na versão de entrada que passou pelo crash test. Regiões vitais, como peito e cabeça, ficaram desprotegidas e sofreram excesso de impacto.

Imagem impacto do Spark GT, hatch da GM, que tirou zero nos testes de segurança do Latin NCAP
Resultados de impacto frontal do Chevrolete Spark GT no Latin NCAP (Latin NCAP/Reprodução)

Além disso, a proteção para ocupantes infantis também levou nota mínima no hatch da GM. A avaliação foi ruim em detrimento do posicionamento da cadeirinha infantil, que é virada para frente. O dispositivo é mais seguro quando posicionado para trás.

Diferença…

No mercado europeu, a mesma versão do Spark é comercializada por preço similar, mas equipada com 6 airbags.

“É difícil acreditar como continua este tipo de discriminação com os consumidores da América Latina e do Caribe, enquanto o Global NCAP e toda a comunidade da segurança viária exigem a democratização da segurança veicular”, observa o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

Para consultas, acesse o site do programa.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário