Volkswagen enfim lança Golf 2018 com atualização de estilo

Modelo nacional demorou um ano e meio para adotar reestilização que estreou no similar europeu; preços vão de R$ 91.790 a R$ 143.790

Por AutoPapo13/06/18 às 16h08

Após sucessivos adiamentos, a Volkswagen lançou o Golf 2018 no Brasil, que enfim trouxe uma reestilização no design da carroceria. As mudanças concentram-se na dianteira: os faróis adotaram formato mais trapezoidal, a grade ficou mais estreita e a tomada de ar inferior e as luzes de neblina ganharam linhas mais fluidas. Na traseira, as lanternas exibem novo leiaute interno, enquanto o para-choque recebeu apliques cromados que simulam saídas de escape na base.

Trata-se da mesmíssima atualização de estilo que, na Europa, estreou há cerca de um ano e meio, mais precisamente em novembro de 2016. Inicialmente, a Volkswagen planejava atualizar o Golf nacional em meados do ano passado, mas acabou priorizando outros lançamentos, como a nova geração do Polo e o sedã Virtus.

Volkswagen enfim lança Golf 2019 com atualização de estilo

Na parte mecânica, a novidade do Golf 2018 é o abandono do câmbio manual. A partir de agora, toda a linha vem equipada com transmissões automáticas ou automatizadas. No mais, a versão Comfortline, movida pelo motor 1.0 TSI, ganhou 3 cv de potência quando abastecido com etanol, fazendo a potência ir de 125 cv para 128 cv (mesmo valor do Polo e do Virtus). Com gasolina, o modelo segue desenvolvendo 116 cv.

Outra configuração que teve a potência incrementada, em 10 cv, foi a esportiva GTI: o valor máximo subiu de 220 cv para 230 cv. Ela é a única a trazer o novo equipamento mais esperado da linha 2018 do Golf: o Active Info Display, uma tela configurável de 12,3 polegadas configurável que reúne todos os instrumentos do painel.

As mudanças estéticas foram estendidas também à Golf Variant, perua da gama. Ela segue sendo comercializada unicamente com o motor 1.4 TSI, que rende 150 cv de potência tanto com gasolina quanto com etanol, mas oferece duas versões de acabamento. Confira os preços de toda a gama:

Versão Preço
Golf Comfortline 1.0 TSI R$ 91.790
Golf Highline 1.4 TSI R$ 112.190
Golf GTI 2.0 TSI R$ 143.790
Golf Variant Comfortline 1.4 TSI: R$ 102.990
Golf Variant Highline 1.4 TSI: R$ R$ 113.490

Mercado

A demora na chegada do Golf 2018 pode ter um motivo mercadológico: as baixas vendas de hatches médios no Brasil. O Chevrolet Cruze Sport6, atual líder de mercado da categoria, somou 2.491 unidades emplacadas entre janeiro e maio deste ano, de acordo com a Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave):a média mensal, portanto, é de cerca de 500 veículos.

No mesmo período, o Golf, que é o vice-líder do segmento, teve 1.431 exemplares comercializadas, o que resulta em uma média mensal inferior a 300 unidades. Nenhum dos dois sequer aparece no ranking dos 50 automóveis mais vendidos do país, feito pela mesma entidade.

Fotos Volkswagen | Divulgação

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ricardo 13 de junho de 2018

    Rá Rá Rá Rá

    E agora Eric?

    Sabe como se “chama” isso no RS?

    Resposta: ‘um cara metido a facão sem cabo’

  • Eric 13 de junho de 2018

    Sou engenheiro, mas vou começar a trabalhar com jornalismo…. Pq os jornalistas não sabem escrever… Linha 7: “…as lanternas exibem novo leiaute interno…” “Leiaute”?! Está de sacanagem né? Ninguém para ler o texto antes de publicar?!

    • AutoPapo 13 de junho de 2018

      Olá, Eric. A palavra leiaute, escrita desta forma, está correta. Assim como, em português, pickup virou picape, para usarmos um exemplo ligado ao mundo automobilístico.
      Exemplo no Michaelis

Deixe um comentário