Honda promete carro elétrico com recarga de 15 minutos

Fabricante nipônica apresenta projeto ousado: baterias que carregam em um um quarto de hora e têm autonomia de 240 km

Por AutoPapo24/11/17 às 23h06

A Honda anunciou que lançará carro elétrico cuja recarga irá durar apenas 15 minutos. Isso equivale a metade do que a maioria dos carros disponíveis no mercado atualmente oferece. O modelo deve ser lançado em 2022, depois que a fabricante nipônica apresentar sua primeira linha de veículos totalmente eletrificados.

Qual a estratégia? Apostar em um novo tipo de bateria que pode lidar com o carregamento ultrarrápido. Um exemplar que aguente quatro vezes mais do que a sua capacidade, como a SCiB, utilizada no Honda Fit EV, mas com maior densidade energética.

recarga carro elétrico
Foto Renault | Divulgação

A Honda já apresentou um sistema que recarregava 95% da autonomia em 20 minutos, tecnologia que também foi utilizada no Fit EV. A partir de agora, a fabricante tem cinco anos para diminuir cinco minutos e alcançar a meta estabelecida.

Para garantir a autonomia do novo elétrico, também estão em desenvolvimento um sistema de controle de potência mais eficiente e uma carroceria mais leve.

De acordo com reportagem do Nikkei, os planos da Honda são de, em 2019, lançar sua linha de veículos completamente elétricos e ganhar o mercado europeu. No ano seguinte, 2020, a marca espera levá-los ao Japão.

Padrões dos elétricos

A média atual da indústria é de 30 minutos em uma tomada de recarga rápida para recuperar 80% da autonomia total dos elétricos urbanos. Assim funcionam o Nissan Leaf (foto abaixo) e o Fiat 500e.

Nissan Leaf

O Honda Fit EV comercializado no Japão é equipado com um plug CHAdeMO inlet (tecnologia diferente das versões norte-americanas ou europeias) e uma bateria SCiB da Toshiba, capaz de aceitar uma corrente elétrica de 50 kW. O Mitsubishi i-MiEV e outros elétricos capazes de fazer recargas em até 20 minutos utilizam bateria SCiB de 10,5 kWh.

Quem também promete recargas mais rápidas do que o modelo atual é o Nissan Leaf 2018. Além disso, o elétrico deve oferecer 30% a mais de autonomia, chegando a fazer 500 km com uma única carga.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário