Jaguar Land Rover tem queda em vendas e demite

Baixa na comercialização se dá por medo do Brexit e de restrições impostas a carros movidos a diesel; Mil trabalhadores serão demitidos na Inglaterra

Por AutoPapo17/04/18 às 18h05

A Jaguar Land Rover deve cortar 1.000 postos de trabalho em suas fábricas na Inglaterra. A fabricante de origem inglesa, mas hoje controlada pelos indianos da Tata Motors, enfrenta queda nas vendas devido às indefinições a respeito do Brexit e das políticas públicas que envolvem carros a diesel, com uma possível alta nos impostos. A notícia foi divulgada pela agência Reuters.

Fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, Inglaterra

Um porta-voz da companhia confirmou o fechamento dos postos de trabalho.  “Nós não iremos renovar o contrato de 1.000 trabalhadores da planta de Solihull”, declarou.

A Jaguar enfrenta 26% de queda em suas vendas no que é o seu principal mercado e a Land Rover, 20%. A baixa em vendas ocorre, pois os consumidores estão evitando os modelos movidos a diesel, preocupados com a possibilidade de pagarem mais impostos e possível banimento desse tipo de propulsor em diversos países. Cerca de 90% das vendas da Jaguar Land Rover na região são de veículos com motores diesel.

Além disso, há uma falta de confiança dos consumidores britânicos na economia local devido ao Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

No Brasil, o grupo Jaguar Land Rover inaugurou uma unidade de produção em Itatiaia (RJ) para fazer alguns modelos no Brasil. A maior parte dos componentes, na verdade, são importados e apenas montados aqui.

O grupo não divulga quantos veículos saem da planta mensalmente, mas, nos primeiros três meses do ano, foram emplacados 1.693 veículos da Land Rover no Brasil, incluindo os importados, segundo dados da Fenabrave. A capacidade de produção do local é de 2.000 unidades por mês.

Foto Jaguar Land Rover | Divulgação

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Yago Pereira 17 de abril de 2018

    A Jaguar Land Rover divulga sim o número de unidades nacionais emplacadas. É só buscar no relatório da Abeifa

Deixe um comentário