[Avaliação] Jeep Renegade Trailhawk: líder quase sem novidades

SUV mais vendido no Brasil neste ano, modelo traz, na linha 2020, apenas lanternas de LED; comportamento da versão top de linha ainda agrada

renegade diesel 2636
Por Paulo Eduardo
Publicado em 21/11/2019 às 10h30

Única alteração na linha 2020 da versão Trailhawk do Jeep Renegade, com motor a diesel e tração 4×4, são as lanternas de LED, pois desde a linha 2019 os faróis totalmente de LED, que iluminam muito mais do que os halógenos, já estavam disponíveis nessa configuração. Renegade é o SUV mais vendido no Brasil este ano com mais de 56 mil unidades comercializadas até outubro.

renegade diesel 2636

Dirigir o Renegade é pura nostalgia para os apreciadores do Jeep Willys, veículo que lhe serviu de inspiração. Além das sete barras paralelas que caracterizam a marca Jeep, sentar-se ao volante lembra de imediato o Jeep Willys. A parte interna do arco do para-brisa guarda semelhança incrível. É como ser transportado para uma outra época.

Vídeo: conheça a história da Jeep, desde o Willys até a atualidade

Semelhanças ficam por aí. Diferentemente do veículo que lhe deu origem, o Renegade é montado sobre carroceria monobloco em vez de chassi do charmoso Willys. A versão Trailhawk é que tem mais a ver com o espírito Jeep, mas trilha radical está descartada por causa de torção no monobloco. Por outro lado, os bons ângulos de ataque/saída e altura livre do solo permitem vencer obstáculos praticamente intransponíveis. A tração é integral e há modos específicos para trafegar na lama, areia e pedra.

Dirigibilidade

Na versão avaliada, a transmissão de nove marchas dava trancos nas trocas. A partir da sexta marcha todas as relações estão voltadas para economia de combustível. A força do Jeep Renegade diesel é tamanha que as arrancadas no modo automático são feitas em segunda marcha. Pode-se engatar a primeira, que é dispensável, manualmente por meio de aletas no volante ou movimentando-se a alavanca.

Boa posição de dirigir com regulagens de altura do banco e de altura e distância da coluna de direção. Volante tem boa pega, poucos comandos para descomplicar a ergonomia, mas revestimento liso permite deslize acidental das mãos, complicando a ergonomia. Outros comandos estão bem posicionados e ao alcance das mãos. Ar-condicionado digital contrasta com a ausência da navegação nativa.

renegade diesel 2663

Acabamento muito benfeito com material macio no revestimento do painel. Couro nos bancos sofistica o ambiente, mas não transpira. Quem transpira são os ocupantes, mesmo com ar ligado. Outro deslize em ergonomia é a baixa altura do assento do banco traseiro, que deixa as pernas suspensas. Porta-malas compatível com as dimensões requer arrumação para levar toda a bagagem.

Motor a diesel tem força e potência suficientes para empurrar os quase 1.700 quilos de peso do Jeep Renegade. O turbodiesel reage imediatamente aos comandos do acelerador e proporciona bom desempenho. Atinge 100 km/h em cerca de 10 segundos e ultrapassagens são rápidas. Direção tem boa calibragem.

renegade diesel 2676

Conforto a bordo é bom para um SUV com tração 4×4, mas rodar não é suave. Ocorre oscilação lateral sobre piso ondulado, gerando desconforto aos ocupantes. Desagrada a frenagem de emergência, com a frente abaixando muito. E necessitando de mais espaço até aparada total.

Preço e garantia do Jeep Renegade Trailhawk 4×4 a diesel

A versão Trailhawk tem preço sugerido de R$ 145.990. O único opcional é o teto solar panorâmico (R$ 8.200). Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Jeep Renegade Trailhawk a diesel com tração 4×4
Motor quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, 16 válvulas
Potência 170 cv a 3.750 rpm
Torque 35,7 kgfm a 3.750 rpm
Transmissão tração integral e câmbio automático de nove marchas
Direção tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,8 metros
Freios disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira
Suspensão dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira,McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora
Altura do solo 21,6 centímetros; ângulos de ataque/saída/rampa, 30/33/22 graus
Rodas/pneus 6,5×17”de liga leve /215/60R17
Peso 1.674 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem) 400 kg
Capacidades (litro) tanque, 60; porta-malas, 273
Dimensões (metro) comprimento, 4,23; largura, 1,80; altura, 1,71; distância entre-eixos, 2,57
Desempenho velocidades máxima, 190 km/h); aceleração até 100 km/h, 9,9 segundos
Consumo (km/l) urbano, 9,6; rodoviário, 11,4

Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
VICENTE CARVALHO SOFFIENTINI 26 de maio de 2020

Meu primeiro Jeep foi um Renegade Sport automático. Havia recém saído de uma Mitsubishi Dakar e posteriormente de uma Pajero Full ( ambas compradas novas na Hayasa ). Atenderam bem, mas o tamanho e o motor, achei que deixavam a desejar.Parti para uma experiência nova, a Renegade Sport 2016, carro ótimo, excelente durabilidade, faz curva igual gente grande.Pelo ótimo atendimento prestado pela concessionária Lake, de Cabo Frio, o Consultor Técnico, vendo o meu perfil, me orientou apostar numa Renegade Trailhawke, haja vista que não queria a compasso.Em abril de 2019 peguei minha trailhawke. Confesso, que a muito tempo não me sentia tão bem num carro. A impressão é que o carro era aquela roupa que mais você gosta.Prazer puro, tesão em dirigir. Tive muitos ótimos carros, além das Mitsubishi citadas, tive Honda Civic, BMW 225i,Captiva 6 cilindros,Tracker.Mas está Renegade Trailhawke é tudo de bom, mecânica excepcional, suspensão calibradinha,câmbio perfeito, acabamento, é tão maravilhosa que vou de Cabo Frio a Niterói toda semana e a cada 15 dias vou a Visconde de Mauá. É deliciosa de conduzir e o consumo que faço acho ótimo: 11,6 na cidade e 12,3 na estrada. Gosto tanto, que se pudesse moraria no carro. Enfim, apaixonado pela carro. Até com um certo grau de ciúmes. ???

Avatar
José 2 de fevereiro de 2020

Temos um RENEGADE Trailhawk, que substituiu um Sport flex
A diferença é notável em tudo. Adoramos o carro..Peguei trechos alargados e ele se deu bem.pela altura e pelo peso..

Avatar
marcus 13 de dezembro de 2019

Já andei de carona curioso no Trailhawk, acho que esse cambio de 9 marchas prejudica a performance do veículo. Deveriam usar o cambio de 6 marchas, com a sexta marcha voltada totalmente para condução econômica.

Avatar
José Francisco Pádua Barbosa 29 de novembro de 2019

Acho que o Inmetro fez as medições de consumo em estrada com o freio de mão puxado, pois dizer que em estrada faz apenas 11,4 km/l, é totalmente errado. Meu Compass Trailhawk 2018 já com 66 mil km, em estrada a 100 km/h, faz mais de 18 km/l e entre 110/120 km/h, se for pista simples, faço 16,5 e se for pista dupla faço mais de 17. Por isso digo, não sei como o Inmetro conseguiu a proeza de fazer 11,4 km/l em estrada.

Avatar
renato mendes guerra 22 de novembro de 2019

tenho medido e na estrada, o cosumo fica entre 15 e 18 por litro de diesel. Abraço.

Avatar
Reinaldo Neuberger 21 de novembro de 2019

Qual a capacidade de travessia de trechos alagados da versão 4×4 diesel?

Avatar
Reinaldo Neuberger 21 de novembro de 2019

Qual é o limite para travessia de trechos alagados dessa versão? Tenho ouvido muitos comentários negativos.

Avatar
Dega 22 de novembro de 2019

A versão Trailhawk é que tem mais a ver com o espírito Jeep, mas trilha radical está descartada por causa de torção no monobloco.

Avatar
Henrique 22 de novembro de 2019

A versão Trailhawk é que tem mais a ver com o espírito Jeep, mas trilha radical está descartada por causa de torção no monobloco.

Avatar
Ricardo Luz 12 de abril de 2022

No manual diz 48 cm , mas se fizer uma modificação na tomada de ar que e ridiculamente baixa, dá pra passar com água até um metro de boa.

Avatar
Deixe um comentário