Lexus NX 200t Luxury

SUV de primeira classe

Por Sérgio Melo02/04/16 às 16h16

Pontos positivos: Conforto / Espaço interno / Segurança
Pontos negativos: Respostas lentas / Estabilidade / Comandos complicados

A japonesa Lexus é a divisão de veículos de luxo e alta tecnologia da Toyota, fundada em 1989 para competir pelas lucrativas fatias do mercado mundial de automóveis premium. Cada vez mais apreciada nos Estados Unidos, ela hoje é dona do terceiro lugar em vendas do segmento, colada nas líderes Marcedes-Benz e BMW.

(Lexus/Divulgação)

O NX 200t Luxury é um moderno SUV compacto, com linhas agressivas e ângulos um pouco exagerados, que faz lembrar famosas motocicletas superesportivas ou mesmo alguns super-heróis de mesma nacionalidade. No interior, os ocupantes desfrutam de silêncio, requinte e sofisticação no espaço para cinco adultos, incluindo uma sobra para os joelhos. Há mimos de todos os tipos, desde luzes de leitura que se acendem com o toque na lente, até um pequeno espelho removível no console para retoques na maquiagem ou qualquer outra necessidade. Ao se aproximar do veículo, as maçanetas se acendem e as portas são destravadas ao serem tocadas. O porta-malas comporta 580 litros.

O motor tem força de sobra, mas em baixa velocidade o turbo demora a encher, tornando as respostas um pouco lentas. Na estrada, é ágil e vigoroso em todas as situações. A tração 4×4 com controle eletrônico de distribuição de força permite encarar caminhos difíceis com segurança. Deixando a desejar quem faz questão de suavidade, a suspensão é muito agradável no asfalto liso, mas pula demais em pisos irregulares. Certamente não nasceu para a nossa realidade, inclusive pela falta de stop hidráulico nos amortecedores, que gera violentos estalos em certas situações. Nas curvas, pede uma condução comportada. Junto à altura elevada do veículos, os pneus 17” com perfil 65 dobram com facilidade e comprometem a aderência. Melhor seria se o perfil fosse mais baixo como o de alguns concorrentes.

Por fim, destacamos: nota máxima em segurança pela Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), com um único comentário negativo em função da dificuldade na fixação de cadeirinhas para crianças, comandos de voz de uso complicado que precisam ser programados pela concessionária para cada celular, e informações do computador de bordo em várias línguas, menos o português.

O QUE É?

SUV compacto Premium com tração 4×4 e quatro portas.

ORIGEM

Importado do Japão.

QUANTO CUSTA?

O NX 200t Luxury custa R$221 mil. Existe uma versão mais completa e esportiva, a F Sport, com rodas maiores, head up display, GPS, assentos climatizados e suspensão adaptativa por R$241.900.

COM QUEM CONCORRE?

Apesar de diferenças consideráveis de conteúdo e desempenho, o principal adversário é o Range Rover Evoque, que parte de R$191.745. Também estão na briga o BMW X3, por R$218.112, o Audi Q5 por R$231.507 e o Mercedes GLA na versão 2.0, que sai por R$170.975.

MOTOR

2.0 turbo a gasolina, 238 cv, torque de 35,7 kgfm, aceleração 0 a 100km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima 200 km/h, limitada eletronicamente.

COMO BEBE?

Com etanol, faz 5,9 km/l na cidade e 10,9km/l na estrada.

TRANSMISSÃO

Automática com 6 marchas, tração integral 4×4 com gerenciamento eletrônico e borboletas no volante para trocas sequenciais.

ACABAMENTO

Excelente acabamento, conforme esperado para a categoria premium, com interior moderno, maioria das superfícies revestidas em couro e requintados elementos metalizados e envernizados. O completíssimo e futurista painel de instrumentos faz lembrar a cabine de controle de um avião, incluindo o touchpad para controle do sistema multimídia.

CONTEÚDO

Além dos itens citados acima: itens acima citados: interior em couro, faróis e lanternas full LED, ar-condicionado dual, assentos dianteiros regulagens elétricas, computador de bordo, supervisão de pressão dos pneus, cruise control, sensor de chuva, perfis de condução eco/normal/sport, bluetooth, hill start assist, GPS, TV digital, partida por botão, volante multi funcional, dez air bags, apoios de cabeça dianteiros inteligentes, câmera de ré, controles de estabilidade e tração e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.


VEÍCULOS RELACIONADOS

Veja mais sobre:


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário