Maio Amarelo: a cada dia, quatro crianças perdem a vida no trânsito

Neste ano, a companha de conscientização chama atenção para a necessidade de todos concentrarem seus cinco sentidos no trânsito, para torná-lo mais seguro

Há seis anos o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desenvolve companhas de conscientização sobre o trânsito. Em 2019, o tema do Maio Amarelo, aprovado pela Resolução nº 771 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “no trânsito, o sentido é a vida”. A proposta da vez é também incentivar os condutores a ouvirem as crianças, que tem como maior causa morte os acidentes envolvendo veículos.

“No trânsito, o sentido é a vida”, segundo o ONSV, foi inspirado na necessidade de todos estarem com os cinco sentidos atentos ao trânsito. Isso, claro, para transformá-lo num lugar seguro para passageiros, pedestres e ciclistas.

Ainda segundo o órgão, os materiais da campanha incentivam os motoristas a escutarem as crianças. É que elas possuem uma percepção mais eficaz do que é certo e o que é errado.

Faz sentido que os menores sejam protagonistas. Dados apontados pelo DataSUS afirmam que, entre 2005 e 2014, as mortes no trânsito na faixa etária de 0 a 4 anos cresceram 66% no Brasil. Nesse segmento, os óbitos saltaram de 119 para 197 ao ano.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) os acidentes envolvendo veículos são a maior causa de morte de jovens e crianças (10 a 19 anos) no mundo.

Vale lembrar que as cinco principais causas de acidentes de trânsito estão ligadas aos motoristas: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, falta de uso de capacete, cinto de segurança e equipamento de retenção para crianças. A informação é da OMS.

O Observatório chama a atenção para o fato de que os acidentes não simplesmente acontecem, eles são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para o diretor-presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, a maioria dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo, reforçou.

Durante todo o mês de maio, várias ações de conscientização acontecerão pelas ruas do país.

Confira o vídeo da campanha do Maio Amarelo 2019:

O material para divulgação da causa está disponível para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano.

Imagens Maio Amarelo | Divulgação

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Portal para quem gosta de carro e para quem não gosta, mas precisa dele no dia a dia.

Últimas Notícias

Carros com nomes de lugares brasileiros: 13 modelos que celebram o país

Patriotismo ou estratégia de marketing? Seja qual for o motivo, o caso é que esses veículos homenageiam a geografia do…

5 de abril de 2020

Oficinas mecânicas x coronavírus: como sobreviver na pandemia

Boris e mais três especialistas em automóveis participaram de um bate-papo superinformativo no podcast "Um DESAFIO mão na roda"

4 de abril de 2020

Flex? Suas contas podem estar erradas

Motorista pode estar errando as contas (por dois motivos) e gastando no posto mais do que o necessário ao abastecer o…

4 de abril de 2020

Boris Responde #5: Podium em carro turbo, elétricos no Brasil e mais

Neste "Boris Responde", Boris Feldman tira dúvidas sobre qual gasolina usar, limpeza de bico injetor e lâmpadas paralelas, entre outras

3 de abril de 2020

Roubo e furto de veículos não caem, apesar da quarentena

Ocorrências envolvendo carros, picapes e SUVs cresceram 14,5% no Brasil nas duas últimas semanas; em São Paulo, aumento chega a…

3 de abril de 2020

Os carros mais vendidos do Brasil em março de 2020

No mês com o pior desempenho dos últimos 14 anos, ranking não sofreu grandes alterações; Fiat Argo foi destaque por…

3 de abril de 2020