Maio Amarelo: a cada dia, quatro crianças perdem a vida no trânsito

Neste ano, a companha de conscientização chama atenção para a necessidade de todos concentrarem seus cinco sentidos no trânsito, para torná-lo mais seguro

Há seis anos o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desenvolve companhas de conscientização sobre o trânsito. Em 2019, o tema do Maio Amarelo, aprovado pela Resolução nº 771 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “no trânsito, o sentido é a vida”. A proposta da vez é também incentivar os condutores a ouvirem as crianças, que tem como maior causa morte os acidentes envolvendo veículos.

“No trânsito, o sentido é a vida”, segundo o ONSV, foi inspirado na necessidade de todos estarem com os cinco sentidos atentos ao trânsito. Isso, claro, para transformá-lo num lugar seguro para passageiros, pedestres e ciclistas.

Ainda segundo o órgão, os materiais da campanha incentivam os motoristas a escutarem as crianças. É que elas possuem uma percepção mais eficaz do que é certo e o que é errado.

Faz sentido que os menores sejam protagonistas. Dados apontados pelo DataSUS afirmam que, entre 2005 e 2014, as mortes no trânsito na faixa etária de 0 a 4 anos cresceram 66% no Brasil. Nesse segmento, os óbitos saltaram de 119 para 197 ao ano.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) os acidentes envolvendo veículos são a maior causa de morte de jovens e crianças (10 a 19 anos) no mundo.

Vale lembrar que as cinco principais causas de acidentes de trânsito estão ligadas aos motoristas: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, falta de uso de capacete, cinto de segurança e equipamento de retenção para crianças. A informação é da OMS.

O Observatório chama a atenção para o fato de que os acidentes não simplesmente acontecem, eles são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para o diretor-presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, a maioria dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo, reforçou.

Durante todo o mês de maio, várias ações de conscientização acontecerão pelas ruas do país.

Confira o vídeo da campanha do Maio Amarelo 2019:

O material para divulgação da causa está disponível para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano.

Imagens Maio Amarelo | Divulgação

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Portal para quem gosta de carro e para quem não gosta, mas precisa dele no dia a dia.

Últimas Notícias

Retrovisor: Polo GTS, melhores e piores opções em carro 0 km

Projetos de Lei, alternativas ao combustível fóssil, Lexus NX 300h e mais: confira as principais notícias da semana comentadas por…

24 de janeiro de 2020

Desgaste irregular nos pneus traseiros? Saiba porque ele acontece

Um desgaste irregular só deveria acontecer nos pneus dianteiros, se a suspensão estivesse desalinhada. Mas, por que também pode ocorrer…

24 de janeiro de 2020

Não consegue pagar o financiamento do carro? Saiba o que fazer

Para não perder o bem, que pode ser apreendido pela instituição financeira, o consumidor pode renegociar a dívida, transferi-la ou…

24 de janeiro de 2020

Isofix, apoio de cabeça e ESC: saiba quando eles serão obrigatórios no Brasil

Equipamentos de segurança importantíssimos finalmente serão exigidos por lei nos carros vendidos no mercado nacional

24 de janeiro de 2020

Mitsubishi Lancer sai de linha e dá adeus ao mercado brasileiro

O Mitsubishi Lancer era um sedã médio, que disputava mercado com os Honda Civic e City e permanecia em produção…

24 de janeiro de 2020

Vencedores e vencidos do mercado brasileiro de veículos

"Segmento de maior expansão (27%) foi o de SUVs compactos, porém os hatches subcompactos e compactos continuam de longe o…

23 de janeiro de 2020