Morte de PMs pode ter sido causada por recirculação do ar?

Função do ar-condicionado pode tornar habitáculo perigoso e deve ser usado com cautela

Por AutoPapo 07/05/18 às 22h20

A morte de PMs (Policias Militares), encontrados dentro da viatura no Rio de Janeiro, possivelmente intoxicados por gases, serve de alerta para os motoristas. Afinal, como pode acontecer esse tipo de incidente? O ar-condicionado funcionando com a recirculação acionada é uma hipótese?

Quando a função de recirculação está ativada, não há captação externa. O ar que já está no habitáculo, como o nome indica, é reaproveitado pelo sistema. Com os ocupantes respirando dentro do carro, sem renovação, o oxigênio vai se tornando escasso.

[Saiba mais] Ar-condicionado: 7 dicas sobre uso e manutenção

“Nessa circunstância, pode acontecer uma concentração de gás carbônico. Começa acontecer um torpor pela falta de oxigenação do cérebro e do coração. Depois evolui para estado de coma e risco de morte”, explica o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o médico Dirceu Rodrigues Alves. O especialista especula que os policiais poderiam estar dormindo para não notarem os sintomas.

Há ainda outras possibilidades que podem ser especuladas, devido a precariedade da frota de viaturas da polícia fluminense. Uma delas é que os policiais tenham aspirado gases provenientes do escapamento que “vazaram” para o habitáculo, o que também pode ser letal.

Recirculação pode ter provocado morte de pms

Entenda como funciona a reciculação

O comando de recirculação fica junto às outras de comando do sistema de ar e se caracteriza pelo desenho de uma seta fazendo curva. Sua função é não permitir a troca do ar de dentro do carro com o ambiente externo.

Uma possibilidade de uso da função é para acelerar o processo de refrigeração: se o aparelho puxa o ar externo, que está quente, demora-se mais para resfriar o interior do carro. Acionando a recirculação, o sistema puxa o ar interno, de dentro da cabine, que já está se resfriando e entra no aparelho com temperaturas mais baixas.

Outro motivo para ativar a tecla de recirculação é eliminar a troca numa região com muita poeira, ar contaminado de minério, por exemplo, ou no caso do veículo estar numa estrada próximo a um caminhão soltando muita fumaça.

Manutenção

O diretor da Abramet destaca a importância da manutenção correta do ar-condicionado. “O equipamento tem que estar funcionando perfeitamente, com manutenção a cada seis meses: a mudança do filtro, a limpeza das canaletas. Ele acumula fungos, bactérias e vírus, que podem causar doenças no indivíduo, especialmente em idosos, gestantes e crianças”, alerta Alves.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Assis 8 de maio de 2018

    Trabalho com manutenção de AC automotivo e nunca encontrei um sistema de recirculacão que vede inteirante a captação de ar do exterior, por razões óbvias, isso é lenda urbana!

Avatar
Deixe um comentário