Admirável mundo sem volante

E a Audi já está pensando em como distrair o motorista aposentado com o projeto 25th Hour

Por AutoPapo 18/07/17 às 07h52
Projeto 25th Hour - Audi
(Audi/Divulgação)

Enquanto montadoras investem no aperfeiçoamento de tecnologias de direção autônoma, aguardando pelo avanço da legislação para permiti-las, a Audi já está pensando em um mundo sem volantes. O mais recente estágio do 25th Hour, projeto da fabricante, reuniu 30 millennials para descobrir qual é o ambiente ideal dentro de um veículo para quem vai trabalhar – já que o ocupante deixará de ser motorista.

Com o 25th Hour, a Audi quer recuperar o tempo que perdemos no trânsito diário. Para isso, a alemã construiu um laboratório que inclui um simulador de direção autônoma. O interior do aparato não possui volante e varia de acordo com o teste. A iluminação e ruídos do exterior são controlados, e projeções mimetizam uma pista de rolagem e a paisagem que passa pela janela. A cabine também é repleta de apetrechos de conectividade e redes sociais.

Até agora, o estudo envolveu duas etapas. Na primeira, os cientistas tentaram descobrir o que as pessoas gostariam de fazer enquanto são transportadas por um veículo autônomo. Agora, a Audi está testando três formas de aproveitar esse período: com a família, trabalhando ou descansando.

Projeto 25th Hour - Audi
(Audi/Divulgação)

Na fase atual, o foco é no trabalho. Para o teste, os 30 participantes foram acompanhados por sensores cerebrais de eletroencefalografia (EEG) enquanto eram submetidos a diversos ambientes. Os níveis mais altos de produtividade foram alcançados com menos luminosidade, menos ruídos, sem atualizações de redes sociais e sem propagandas nas telas do simulador.

A partir da análise dos testes, a Audi concluiu que o ideal é que o veículo do futuro ofereça equilíbrio. Em meio a tantas opções e recursos tecnológicos disponíveis, o excesso não está sendo visto como a melhor escolha. “O carro deveria se tornar uma membrana inteligente. A informação certa deveria alcançar o usuário na hora certa”, afirma Melanie Goldmann, chefe de Cultura e Tendências da Comunicação da Audi.

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