Nissan Leaf chega a segunda geração com mais autonomia e tecnologia

Elétrico agora alcança uma autonomia de 400 quilômetros e dispensa o pedal de freio

Por AutoPapo06/09/17 às 13h44

O Nissan Leaf chega a segunda geração com autonomia de 400 quilômetros e design atualizado, deixando para trás o estilo insosso da primeira geração. O compacto ultrapassa o badalado Tesla Model 3, que tem autonomia de 345 quilômetros.

O Leaf é equipado com motor elétrico, que rende 150 cv de potência com torque de 32,6 kgfm. A bateria permite dois tipos de recarga. Uma padrão, com oito horas na tomada e outra rápida, que recarrega 80% em 40 minutos.

Novo Nissan LEAF

Outra novidade é uma tecnologia chamada de e-Pedal, que dispensa o pedal de freio. O sistema permite que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador.

Quando nenhuma pressão é exercida sobre o pedal, freios regenerativos ou de fricção são acionados automaticamente, permitindo parar totalmente o veículo e mantê-lo imóvel mesmo em ladeiras, até que o acelerador seja pressionado novamente.

Leia também: dirigimos a Kombi do futuro, que será elétrica

Além de dispensar o pedal, outra tecnologia presente no elétrico dispensa até o motorista. Chamada de ProPilot, é um sistema de condução autônoma para uso na mesma faixa de rolamento nas estradas.

Também oferece a tecnologia ProPILOT Park. Quando ativada, assume o controle das funções de esterçamento, aceleração, frenagem, troca de marchas e freio de estacionamento, para orientar o veículo dentro de uma vaga de estacionamento.

Se o elétrico vem recheado de tecnologia, a embalagem também foi modificada. Com perfil mais baixo, o design segue as linhas modernosas dos veículos elétricos e híbridos, que  aproveitam o máximo da aerodinâmica evitando arestas e extravagâncias. A identidade da Nissan se faz presente nos faróis em formato de bumerangue e na grade dianteira em V.

Traseira do novo Nissan Leaf

No interior destaque para o painel frontal em forma de asa planadora. Detalhes para bancos, painel e volante com tralos em azul – cor dos veículos elétricos da Nissan. O display colorido de 7” com tela de película fina (TFT) mostra as principais funções, incluindo a energia disponível e os sistemas de navegação e áudio. A segunda geração recebeu também o aplicativo Apple CarPlay.

interior do novo Nissan Leaf

O novo Leaf começa a ser comercializado a partir de 2 de outubro no Japão. O modelo deve ser vendido em janeiro nos Estados Unidos, Canadá e Europa. No Japão custará a partir de 3.150.360 ienes, quase R$ 90 mil.

Veja também: nosso canal de vídeos no Youtube com testes e comparativos

Ficha técnica do novo Nissan Leaf

Exterior
Comprimento total (mm) 4.480
Largura total (mm) 1.790
Altura total (mm) 1.540
Entre eixos (mm) 2.700
Bitola dianteira / traseira (mm) 1.530-1.540/1.545-1.555
Distância mínima do solo (mm) 150
Coeficiente de arrasto (Cd) 0,28
Pneus 205 / 55R16 ou 215 / 50R17
Porta-malas (padrão VDA) 435 litros
Peso / capacidade
Peso com o veículo vazio (kg) 1.490 – 1.520
Capacidade 5 passageiros
Peso máximo autorizado (kg) 1.765 – 1.795
Bateria
Tipo Bateria de íons de lítio
Capacidade 40 kWh
Motor elétrico
Nome EM57
Potência máxima 110 kW (150 cv) / 3283~9795 rpm
Torque máximo 320 N・m (32.6 kgf・m) / 0~3283 rpm
Performance
Autonomia 400 km (ciclo JC08)
Tempo para recarga normal 16 horas (3 kW)
8 horas (6 kW)
Tempo de recarga de alerta para 80%
(carga rápida)
40 minutos
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    lauro queiroz 29 de março de 2018

    Não entendi o funcionamento do pedal único. Qdo tiro o pé, entra no modo de regeneração de energia, ok, mas e se houver necessidade de uma parada brusca? Ademais, para manter o carro andando, o pedal precisará então ficar pressionado todo o tempo?

Avatar
Deixe um comentário