[Impressões] Nissan Leaf: carro dos sonhos é elétrico

Disposição do motor elétrico, com entrega de todo o torque imediatamente, torna a condução do Nissan Leaf agradável

nissan leaf 2020
Por Paulo Eduardo
De Florianópolis (SC), especial para o AutoPapo
Publicado em 07/10/2019 às 11h50

Carro elétrico tem todo o torque disponível em 0,1 segundo. Resposta ao comando do acelerador é instantânea. Significa ultrapassar num curto espaço de tempo, tornando a manobra segura e prazerosa. Nem motor a combustão com turbo tem tanta disposição quanto o elétrico. Dirigimos o Nissan Leaf de segunda geração, em Florianópolis (SC).

O Nissan Leaf já está à venda no Brasil com preço de R$ 195 mil, incluindo o kit completo de recarga para casa e rua. Preço do Nissan Leaf inclui instalação, um cabo de recarga de emergência e adaptador para plug do tipo 2.

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O Nissan Leaf tem garantia de três anos sem limite de quilometragem. Bateria de íon-lítio laminada tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. Por enquanto, é vendido na rede Nissan em São Paulo, Rio, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília.

Bateria do Nissan Leaf é composta por 24 módulos com 8 células dentro e pesa 300 kg, cerca de 20% do peso total do carro, de 1.500 quilos. Motor elétrico tem potência de 110 kw, equivalente a 149 cv a 9.795 rpm. Torque é de 32,6 kgfm a 3.283 rpm. São 8,19 voltas do motor para uma da roda.

O desempenho do Nissan Leaf é incrível e força (torque) total em fração do segundo faz o elétrico ter toda disposição o tempo todo. Essa é a principal diferença do motor elétrico em relação ao motor a combustão. Excluindo a motorização, o Leaf é o mesmo carro ao qual estamos habituados.

O Leaf tem qualidades e mazelas dos automóveis com motor à combustão. É um carro médio com amplo espaço interno, porta-malas de boa capacidade (435 litros). Uma direção assistida eletricamente sem comunicação de aderência; suspensão com eixo de torção na traseira que não isola as transferências das imperfeições do piso acentuadas pelos pneus de perfil baixo (50); bancos com assentos curtos não apoiam totalmente as pernas.

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Seis airbags, controles de tração e de estabilidade, além dos itens de condução autônoma com alertas de mudança de faixa, de ponto cego e de atenção ao motorista; assistente de frenagem de emergência, visão 360 graus com detector de movimento. Segurança em alta com nota máxima obtida no teste de impacto do Euro NCAP.

O que interessa mesmo no Nissan Leaf é novidade sob o capô. Ao colocar o motor em funcionamento é preciso olhar as luzes do painel, pois não há ruído habitual do motor a combustão. Na alavanca de marchas há somente modos D, Ré e Neutro.

A Nissan destaque no Leaf a tecnologia do e-Pedal, que permite utilizar somente o pedal para acelerar, desacelerar e parar o carro. Basta soltar o pedal do acelerador para o carro perder velocidade e parar de forma gradual, com ligeiro tranco, sem acionar o pedal de freio. Em frenagem de emergência, aciona-se o pedal de freio.

Autonomia do Leaf

Autonomia do Nissan Leaf é de 389 km no ciclo WLTP. Há três modos de condução: ECO, que limita o desempenho e economiza energia; B, que usa frenagem regenerativa mais potente para recarregar a bateria com mais eficiência, enquanto modo D usa potência máxima do motor.

A dificuldade inicial é a desaceleração quando o carro quase para ao retirar totalmente o pé do acelerador. Adaptação muito fácil depois de alguns minutos. Basta manter ligeira pressão para se sentir à vontade.

Nissan Leaf importado para o Brasil é fabricado na Inglaterra e não necessita de adaptações para ser vendido aqui. Tem 15,5 centímetros de altura do solo e a bateria sob o assoalho é totalmente blindada e resistente a impacto. Não requer cuidados especiais. O Leaf mede 4,48 metros de comprimento; 1,79 m de largura; 1,56 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos.

Preços de revisão no Nissan Leaf

Somadas as revisões obrigatórias feitas na rede autorizada da Nissan até os 60 mil km,  em todas essas seis revisões, o proprietário do Nissan Leaf desembolsará R$ 2.404 (com mão de obra inclusa em todas).

Fotos do Nissan Leaf 2020

Descarte das baterias dos caros elétricos

De acordo com a Nissan, os carros elétricos significam uma revolução no modo de vida pela total ausência de ruídos e de poluentes. Um dos entraves da eletrificação é justamente a poluição provocada pelo descarte da bateria. A Nissan faz parceira com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para estudar soluções futuras para as baterias usadas.

Uma delas é usar baterias descartadas do carros elétricos para armazenar energia de postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico. Cinco postes de luz solar já iluminam parte do pátio do laboratório do centro de pesquisa e capacitação em energia solar da UFSC. Esses postes são alimentados por uma combinação de paineis solares no topo e baterias usadas do carro elétrico na base.

Os postes funcionam totalmente independentes do sistema de energia elétrica da universidade, dispensando cabos ou tomadas. São alimentados pela energia solar. Segundo o professor Ricardo Rüther, coordenador do Laboratório de Voltaica da universidade, o estudo reforça diversas possibilidades de aplicação das baterias elétricas de segunda vida unindo três pilares da pesquisa: mobilidade elétrica, energia solar e armazenamento de energia.

Para a Nissan, carro elétrico é questão de saúde pública nos centros urbanos ao eliminar poluentes emitidos pelos motores a combustão, inclusive quando abastecidos com álcool, e a poluição sonora deles. E sustenta que o custo por quilômetro rodado de um elétrico é de 10 centavos contra 30 centavos dos carros a combustão. O tão falado efeito estufa é provocado pelo C02, que não é poluente, emitido pelos motores a combustão.

Também andamos no Arrizo 5e, primeiro sedã 100% elétrico no Brasil. Veja o vídeo!

Fotos Nissan | Divulgação

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10 Comentários
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Pedro 20 de março de 2020

Se eu não me engano, o atual governo antes de ser eleito afirmou e muito em fazer uma reforma tributária já por conta de ter falado demais dos governos anteriores… bom, o que ele fez até agora na minha concepção foi reforma do plano da pessoa nunca conseguir ter dinheiro e principalmente quando se aposentar, pois morrerá antes… ele mesmo falou numa entrevista que se ele não conseguisse usufruir de coisas boas da vida ele se suicidava… se isso acontecesse com a população seguindo sua “sugestão”, me pergunto como ele conseguirá se reeleger nas próximas eleições??…é uma boa dica por ser uma pessoa influente, não é mesmo?!!

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Sir.Alves 4 de agosto de 2021

Amigo, Há varias reformas em andamento, e a tributária é uma delas. Se dependesse da esquerda estaríamos 1 ano e seis meses em CASA… Congresso e Câmara e tudo mais … PARADO, seria um CAOS. Voltar ao Trabalho urgente é o foco, e fiquem casa os idosos e quem acamados: Esse é, e sempre foi o lema do chefe do executivo ainda que mal interpretado pela esquerda… Mas em fim, Não podemos nos enganar, duas grandes reformas já foram concluídas, e a tributaria até o final de 2022. A economia já deu sinais de grande recuperação acima do esperado, vide portais de noticias, Dias melhores virão após o estrago do vírus chinês. Abraço.

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Maverick 25 de janeiro de 2020

Lei da oferta e da procura… Esse carro não dura 1 ano aqui no Brasil se houver boicote. O Preço é um absurdo visível… muita falta de noção e de consciência de quem o comprar aqui. Brasileiro deveria ter mais noção das coisas e lutar pelos seus direitos em face desse absurdo q é a nossa carga tributária.. mas todo mundo, infelizmente, aceita…e calado!

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Michel 12 de janeiro de 2020

O carro é super legal, porém o preço é muito alto, impostos e falta de vontade do governo nos obriga a pagar caro por carros que fora são vendidos como carros populares.

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thiago 16 de novembro de 2019

bonito mas no aguardo de um carro com um preço que seja justo. o carro não custa muito mais para fabricar do que um carro comum en tão comprando por esse preço estou dando mais dinheiro ás montadoras, pois a margem de lucro deles em carros elétricos é maior. que venham os chineses.

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Michel 12 de janeiro de 2020

Viva o capitalismo e os altos impostos, pode vir quem for, se não ocorrer uma redução nos impostos continuaremos a pagar caro por tecnologias que já são consolidadas em outros países.

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Sandra Larsen 11 de novembro de 2019

Comprei um Nissan Leaf. Estou desesperada para devolver o mico! Ha tres meses prometem a maleta de emergência, e nada… nao existe rede urbana com o tipo de plug do carro . O SAC da NISSAN NAO TE DA RETORNO – um inferno! Nao caiam nessa!

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Marcello Gomes 21 de outubro de 2019

Tecnologia para poucos, R$ 195.000,00 para um carro ainda em fase de testes é meio pesado para o atual momento econômico do país.

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Michel 12 de janeiro de 2020

Em fase de testes aqui no Brasil que tudo chega depois e pagamos muito caro, pois nos países como Estados Unidos o modelo existe desde 2012. Mas aqui tudo é mais caro e como importamos tecnologia e exportamos matéria prima ficamos com o prejuízo, apesar de estarmos entre as 10 melhores economia no mundo, eita Brasil bom!!!

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Thiago 14 de dezembro de 2021

Fazer de teste? Cara esse é o carro elétrico mais vendido no mundo, a Nissan é líder a anos com o leaf. No Brasil por conta do custo Brasil o carro elétrico ainda é apenas um sonho, enquanto países deixam os carros elétricos isentos de impostos para estimular a compra aqui é o contrário. Lá fora as cidades colocam carregadores em locais estratégicos com recargas grátis para estimular o uso do carro elétrico. Aqui no Brasil elevam os impostos para boicotar a venda dos elétricos. E vc achando que o país dono da Petrobrás iria facilitar que a população comprasse carro elétrico e deixasse de comprar a tão valiosa gasolina brasileira? Kkkkkkkk….parece até piada mas não é!!!!

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