Novidades: 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018

Mesmo decorrida quase a metade do ano, ainda há tempo para muitos novos veículos, nacionais e importados, chegarem ao mercado

Por AutoPapo02/06/18 às 10h05

Já se passaram 5 dos 12 meses do ano, mas 2018 ainda terá muitas novidades no setor automotivo. O AutoPapo listou 16 dos principais lançamentos que ainda estão por vir, neste mês de junho e no segundo semestre. Confira:

1. Toyota Yaris

A nova aposta da Toyota para o mercado brasileiro está quase chegando: o Yaris será apresentado à imprensa ainda neste mês. Inicialmente, apenas a configuração hatch será colocada à venda, mas o sedã chega no segundo semestre, provavelmente em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

A linha Yaris terá porte e preços intermediários entre o Etios e o Corolla. O hatch terá opções de motores 1.3 ou 1.5, enquanto o sedã será equipado apenas com o propulsor de maior cilindrada, que renderá, segundo informações extra-oficiais, até 128 cv de potência. Ambos poderão ter câmbio automático do tipo CVT.

2. Citroën C4 Cactus

Citroën C4 cactus é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Citroën | Divulgação

Primeiro modelo totalmente inédito do Grupo PSA no Brasil nos últimos anos, o C4 Cactus deverá se tornar o principal produto da Citroën no mercado local. Ele será produzido em Porto Real (RJ). O fabricante, inclusive, já confirmou o lançamento, embora não tenha especificado a data: sabe-se apenas que ele chega no segundo semestre.

O C4 Cactus é, a rigor, um crossover, cuja carroceria traz elementos de hatch e de SUV. Na parte mecânica, espera-se que ele seja o primeiro compacto da PSA a conseguir unir o motor 1.6 THP (Turbo High Pressure) ao câmbio automático de seis marchas.

3. Volkswagen Jetta (nova geração)

Novo Jetta 2019 é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Volkswagen | Divulgação

O novo Jetta já está sendo produzido regularmente no México. Ele é vendido não apenas por lá, mas também nos EUA e no Canada. Ainda neste ano, ele será importado também para o Brasil: a expectativa é de que o lançamento ocorra no último trimestre. Trata-se de uma geração inédita, reprojetada do zero, e não de uma reestilização.

Em relação ao modelo atual, o sedã cresceu: o entre-eixos agora mede 2,68 m, enquanto o comprimento doi para 4,70 m. O motor é o mesmo 1.4 TSI do modelo atual, mas o câmbio automático é novo, com oito marchas. Uma versão 2.0 TSI com câmbio automatizado de dupla embreagem está em desenvolvimento, mas ainda não estreou mundialmente.

4. Volkswagen Golf (reestilização)

Volkswagen Golf reestilizado é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Volkswagen | Divulgação

O Golf reestilizado nem é tão novo assim, pois foi lançado na Europa no fim de 2016. Inicialmente, a Volkswagen planejava atualizar o modelo nacional em meados do ano passado, mas a queda nas vendas no segmento de hatches médios e a priorização de produtos com maior aceitação, como Polo e Virtus, adiaram a estreia. Agora, a expectativa é que o Golf reestilizado chegue ao mercado no início do segundo semestre.

Além do visual com grade, faróis e para-choques redesenhados, o modelo ganhará novos equipamentos, como o painel digital personalizável. Na parte mecânica, a única alteração esperada é a união do motor 1.0 TSI com o câmbio automático de seis marchas.

5. Chevrolet Spin (reestilização)

Chevrolet Sín Reestilizada é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Autos Segredos | Reprodução

Toda a linha nacional da Chevrolet foi reestlizada ou substituída, seguindo a atual linguagem de estilo da marca. A única exceção é a Spin, que ainda mantém seus traços originais. Mas isso vai durar pouco, pois o face-lift do monovolume figura entre os lançamentos previstos para 2018: aliás. a chegada ao mercado ocorre em julho.

As principais alterações serão concentradas na parte visual. A dianteira terá faróis mais afilados, integrados à grade, enquanto, na traseira, as lanternas invadirão a tampa. No mais, a versão aventureira Activ perderá o estepe fixado na parte externa e, por isso, terá oferta de sete lugares.

6. Fiat Argo (nova versão aventureira)

fiat argo aventureiro é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Autos Segredos | Reprodução

Precursora dos chamados aventureiros urbanos, com o Palio Weekend Adventure, quase 20 anos atrás, a Fiat prepara uma versão do Argo nesse gênero. O lançamento deve acontecer em novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo. Essas informações foram reveladas, em primeira mão, pelos nossos parceiros do Autos Segredos.

Até o momento, não há confirmação sobre a motorização a ser utilizada pelo Argo aventureiro: pode ser tanto o FireFly 1.3 quanto o E.torQ 1.8. O nome da versão também está em aberto. Todavia, nos hatches compactos, a Fiat têm optado, nos últimos anos, pela identificação Way. A receita incluirá adereços plásticos na carroceria e suspensão elevada.

7. Ford Ka (reestilização e nova versão)

Ford Ka Freestyle é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Ford | Divulgação

A Ford já divulgou informações sobre o Ka Freestyle, inclusive os preços, que partem de R$ 63.490. Trata-se de uma nova versão com roupagem aventureira, responsável por estrear, na linha, o motor 1.5 de três cilindros e o câmbio automático de seis marchas que, atualmente, já equipam o EcoSport. A nova opção de motorização desenvolve 136 cv de potência com etanol.

Ocorre que essas novidades mecânicas não serão exclusivas da versão Freestyle. Elas serão adotadas, posteriormente, pelas configurações sem apelo aventureiro. Além da atualização sob o capô, toda a linha Ka ganha uma reestilização, que já foi apresentada na Europa.

8. Kia Rio

Kia Rio é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Kia | Divulgação

O Rio é uma promessa antiga da Kia. A marca chegou a confirmar, em 2016, a chegada do compacto ao Brasil, ainda em sua antiga geração. Isso nunca ocorreu, mas tudo indica que, neste ano, o modelo realmente será lançado aqui. Isso porque, agora, ele é produzido no México e pode ser importado com algumas isenções fiscais.

Compacto, o Rio tem dimensões parecidas com a do Hyundai HB20. Ainda não há informações sobre motorização, mas é provável que a opção seja por um 1.6 16V com potência na casa de 120 cv. O modelo deve ser importado em suas duas opções de carroceria: hatch e sedã.

9. Renault Alaskan

Renault Alaskan é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Renault | Divulgação

Derivada da atual geração da Nissan Frontier, a primeira picape média da Renault, batizada de Alaskan, deve ser lançada em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A caminhonete já é vendida em outros países; as unidades destinadas ao Brasil serão importadas da Argentina.

Em termos mecânicos, a Alaskan será praticamente idêntica à sua irmã Frontier, inclusive no motor 2.3 turbodiesel de 190 cv. O projeto também deu origem a uma picape da Marcedes-Benz, conhecida como Classe X, cujas vendas no mercado nacional, porém, devem ser iniciadas só em 2019.

10. Jeep Wrangler (nova geração)

Novo Jeep Wrangler é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Jeep | Divulgação

O produto mais off-road da gama Jeep ganhou uma nova geração no ano passado. O estilo não mudou muito, mas o projeto é inteiramente novo, da carroceria à plataforma. Ela deve chegar ao Brasil neste ano, ao longo do segundo semestre. Já existem registros, inclusive, de unidades sendo testadas no Brasil.

No exterior, o Wrangler ganhou um novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de gerar 271 cv de potência e 40 kgfm de torque. Essa deve ser a motorização escolhida para vir ao Brasil, acoplada a um câmbio automático de oito marchas. A tração, claro, é 4×4.

11. Chery Tiggo 4

Chery Tiggo 4 é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Chery | Divulgação

O Grupo Caoa assumiu as operações da Chery no Brasil em novembro de 2017 e, na época, prometeu três lançamentos no Brasil, todos com produção ou, ao menor, montagem nacional. Eles ainda não ocorreram, de modo que a expectativa é que a chegada ao mercado fique para o segundo semestre. A maioria é composta por SUVs, e, entre eles, está o Tiggo 4.

Trata-se de um SUV compacto que será posicionado acima do Tiggo 2 (que, do ponto de vista conceitual, está mais para hatch compacto aventureiro que para SUV). O motor ainda é duvida: poderá ser 1.5 aspirado ou 1.5 turbo. Todavia, ao menos como opção, o modelo terá câmbio automático CVT.

12. Chery Tiggo 7

Chery Tiggo 7 é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Chery | Divulgação

Outro SUV da Chery será o Tiggo 7, cujo porte é médio, semelhante ao de Jeep Compass e Chevrolet Equinox. Há duas possíveis opções de motorização: 1.5 turbo de 147 cv de potência e 20,9 kgfm de torque ou 2.0 aspirado de 122 cv e 18,3 kgfm. No exterior, o primeiro propulsor é associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, e o segundo, a um automático do tipo CVT.

13. Chery Arrizo 5

Chery Arizo 5 é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018

Nem só de SUVs vive o portfólio da Chery: a marca também terá o Arrizo 5, um sedã com porte entre os compactos e os médios, entre seus lançamentos. Ele deverá compartilhar o motor 1.5 aspirado de 115 cv de potência e 14,9 kgfm de torque com etanol. Ainda não está claro se o modelo terá câmbio manual ou automático.

14. JAC T80

JAC T80 é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto JAC Motors | Divulgação

Nada de SUV médio: o T80 é um modelo grande, com capacidade para transportar sete ocupantes. O powertrain é comporto por motor 2.0 turbo a gasolina, com potência na casa dos 200 cv, e câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. O lançamento deverá ocorrer no Salão de São Paulo, em novembro.

15. JAC T50

JAC T50 é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018

O T50, na verdade, é o atual T50, rebatizado para seguir o atual esquema de nomenclaturas da marca e reestilizado. Também terá novos equipamentos. A motorização é dúvida: a empresa pode manter o 1.5 atual ou adotar o 1.6 que equipa o modelo T40.

16. Lifan X80

Lifan X80 é um dos 16 lançamentos que ocorrem ainda em 2018
Foto Lifan | Divulgação

Restrita há alguns anos aos modelos X60 e 320, a linha Lifan no Brasil com o X80, o primeiro SUV chinês de sete lugares a desembarcar no Brasil. Mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, o modelo será lançado ainda neste mês.Mecanicamente, o X80 traz motor 2.0 turbo de 183 cv e câmbio automático de seis marchas. Os preços ainda não foram revelados.

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • José Ferreira de Freitas 5 de agosto de 2018

    Gostaria de saber tudo sobre o novo nesta, quando chega ao Brasil.

  • Jorge 3 de junho de 2018

    E o novo Nissan Versa ???

  • Evandro Maynard da Silva 3 de junho de 2018

    O Gol/Voyage ainda não saiu o automático estou muito interessado em comprar e para quando?

  • Guttemberg 3 de junho de 2018

    Boa matéria.
    Não sabemos se, com essa crise que atola o Brasil, as novidades virão.
    Abs.

  • Cícero 3 de junho de 2018

    É o jeep renegade também faz parte deste ai novidades 2018 sim ou não obrigado.

Deixe um comentário