Ford quer lançar EcoSport sem estepe na tampa traseira no Brasil

De acordo com fontes ligadas ao fabricante, existem chances reais de que versão sem sobressalente seja comercializada em nosso país

ecosport eua 3
Por AutoPapo
Publicado em 09/02/2018 às 18h53
Atualizado em 23/10/2018 às 11h05

A Ford já estaria preparando terreno para trazer versão do EcoSport sem o malfadado estepe na tampa traseira. Fontes ligadas ao fabricante garantiram que existem chances reais da configuração ser vendida em nosso mercado e que, provavelmente, o anúncio oficial será feito no fim do ano.

O EcoSport já é oferecido na Europa e nos Estados Unidos (abaixo) sem o estepe na tampa traseira. No entanto, por aqui chegou renovado e mantendo sobressalente no mesmíssimo lugar. O SUV repaginado foi apresentado oficialmente no Salão de Buenos Aires, em meados de 2017.

EcoSport, o SUV brasileiro, começa a ser vendido nos EUA

À época, em conversa com a reportagem deste AutoPapo, responsáveis pelo projeto afirmaram que a manutenção do estepe na tampa traseira se fazia necessária no Brasil porque “donos de EcoSport mais antigos adoram” tal disposição. Pelo visto, só eles mesmo. O utilitário esportivo da Ford amargou a 21ª posição na lista dos automóveis mais emplacados do país em 2017.

Nem mesmo as mudanças mecânicas – o modelo ganhou, inclusive, novos motor e câmbio – surtiram o efeito desejado pelos executivos da Ford. Estudos de mercado, segundo fonte, foram realizados pela empresa depois do lançamento do SUV repaginado. Todas as pesquisas indicaram que a maioria dos donos de veículos dentro do mesmo segmento do EcoSport não gosta do estepe na tampa traseira.

Contudo, é bom destacar, que o projeto do EcoSport impede a colocação do sobressalente embaixo ou no fundo do porta-malas. A capacidade, que já não é lá essas coisas ( apenas 356 litros), seria ainda mais prejudicada. A versão sem o estepe, então, viria com o kit reparador, que tampa o furo e infla (ainda que parcialmente) o pneu. No Brasil, porém, fica difícil de confiar em tal sistema.

A Ford do Brasil, inclusive, pretendia trazer o modelo sem o sobressalente dependurado antes do lançamento da versão Storm, que já está à venda nas concessionárias. No entanto, a matriz não concordou com os planos. O EcoSport sem estepe na tampa traseira, assim como a recém-lançada configuração, também terá tração nas quatro rodas. Não há informações adicionais acerca do trem de força.

Além da ausência do malfadado estepe, provavelmente haverá uma ou outra modificação em termos visuais. Não foi descartada a comercialização do EcoSport ST-Line (acima). Vendido na Europa com pacote estilístico inspirado na grife esportiva da Ford. A configuração conta com para-choques e saias laterais específicas da versão, rodas de liga leve de 17” e teto, colunas, grade e retrovisores pintados em preto. Volante, alavanca de câmbio e de freio são revestidos em couro. Além disso, há revestimento parcial em couro dos bancos, pedaleira de aço inox e soleira personalizada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sérgio Reis 29 de dezembro de 2018

Bom: na minha opinião deveriam manter o estepe na mesma posição. Pois pense bem: o propósito do carro é mais off-road, como somos aventureiros, sempre visitamos cachoeiras e sempre estradas nada legais viu..caso o pneu fure, simples a troca ..mas vejo carros que tem que retirar toda a bagagem do carro, quando não se sujam de lama para poderem retirar o estepe debaixo do carro para realizarem a troca..prefiro o estepe na traseira …apenas gosto pessoal..mas que tal o manter como opcional na hora da compra???

Avatar
Valmir da Silva Mathioni 2 de novembro de 2018

Na modificação última do Eco sport, a Ford com certeza ja deveria ter tirado aquele estepe da traseira, as montadoras mais modernas e atuais, não colocam estepes na traseira de seus veiculos. É por isso que se percebe que a Fors com essas idéias do passado e jurassicas esta perdendo posições em vendas para as outras montadoras. Acorda Ford estamos tempos modernos, chega
de cafonice!

Avatar
Alex 29 de agosto de 2018

Não precisa ter muita percepção ou ser designer de produtos para saber que o estepe na tampa traseira apesar de incomodo até combinava na geração antiga quadrada tipo ” jipe”. Agora não faz sentido na nova geração com linhas e cortes modernos manter aquele pneu preso na tampa traseira. Sem contar a insegurança no caso de uma colisão traseira. imagine-se um motociclista que venha a colidir ao invés de ter como ultimo obstaculo um para-choque desenhado para absorver o impacto ter em sua face uma roda com pneu. Insano isso!

Avatar
Joao 10 de fevereiro de 2018

A partir de quando ?

Avatar
Claudio 10 de fevereiro de 2018

Tira estepe,tem que colocar disco de freio nas quatro rodas, muda essas lanternas trazeiras, freio de mão eletrônico,e incluir o motor 1.0 ecoboost nas versões se quiser briga pela liderança dos SUVs no Brasil

Avatar
Fernando 10 de fevereiro de 2018

Até que enfim, já passou da hora ????

Avatar
Deixe um comentário