O Boris gostou da S10, mas…

Por Boris Feldman 28/04/17 às 15h56
(Chevrolet/Divulgação)

Fazia mesmo falta a caixa automática na S10 flex. Que o diga a Volkswagen, que penou com sua Amarok até perceber a importância deste equipamento. Além da praticidade, principalmente no trânsito urbano, câmbio automático virou status e já passa a ser exigido no Brasil até em pequenos automóveis compactos.

A engenharia da GM fez um belo trabalho para lançar a S10 2.5 flex com transmissão automática de seis marchas. Motor e caixa se entendem bem. Os 206 cv de potência dão conta do recado, a passagem de marcha é rápida e suave e o desempenho até surpreende para uma picape. Segundo a fabricante, o 0 a 100 km/h é em 9,5 segundos. O consumo, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular é de 9,4 km/litro na estrada e 6,4 km/l na cidade (gasolina) e 7,9 km/l e 5,3 km/l (álcool). Nada mal para suas quase duas toneladas…

A suspensão não mudou e a traseira continua apoiada num eixo rígido, motivo de controvérsias. Dirigi a S10 no asfalto bom (e ruim) e na terra. O trabalho feito na suspensão e nos coxins foi excelente e ela não pula como um cabrito na traseira – muito usual nas picapes sem carga na caçamba. Mas teria certamente um comportamento ainda melhor caso tivesse molas helicoidais (espirais) em vez dos feixes longitudinais de molas, como em carroças.

E por que a controvérsia? As molas espirais são dignas de aplauso pelo conforto que oferecem, mas, para pegar no trabalho pesado, a suspensão “de carroça” aguenta melhor o tranco. A Nissan, por exemplo, acaba de lançar sua nova Frontier com as espirais na traseira e seu comportamento é melhor que o da S10 no piso irregular. No entanto, só o tempo dirá qual delas vai se sair melhor no trabalho pesado.

No interior, a picape da Chevrolet tem quase o mesmo requinte de um automóvel e o espaço no banco traseiro (calcanhar de aquiles das cabines duplas) é razoável, acomodando três passageiros que não sejam de grande estatura sem muitos problemas. Além disso, cintos de três pontos para todos os ocupantes. Lamentável é a ausência do apoio de cabeça central. Uma economia de palito… (BF)

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