O mistério do Uno SX que virou Bumba Meu Boi… Ou Bumba Meu Uno?

Nosso saudoso amigo Zampa passou a fazer parte do folclore nacional pela criação da famosa figura do Bumba Meu Uno

Por Douglas Mendonça16/07/19 às 08h30

Esse causo, absolutamente verdadeiro, aconteceu lá pela metade dos anos 80. Os personagens foram o consagrado jornalista automotivo Marcus Zamponi, que já partiu dessa nossa vida terrena, e, na época, seu Uno SX, a primeira versão esportiva do Uno que estreava no mercado brasileiro.

Zampa, como era carinhosamente chamado nosso amigo jornalista no meio, sempre foi muito envolvido com as competições, tanto que uma época aqui no Brasil foi o assessor de imprensa do nosso Tricampeão Nelson Piquet. Talvez pelo fato de estar sempre ligado a corridas, tinha um tremendo pé de chumbo e sempre acelerava mais do que deveria.

fiat uno sx

Carioca, Zampa morava em São Paulo, pois trabalhava na Revista AutoEsporte, que tinha a sua redação localizada na capital paulista. Mas nosso amigo jornalista morria de encantos por sua cidade natal e, sempre que possível, viajava ao Rio para passar o final de semana.

Em um desses finais de semana, foi ao Rio com sua mais recente aquisição: O esportivo Uno SX completinho, inclusive com teto solar, algo incomum naqueles tempos. E, vale lembrar também, que Zampa não era dos caras pequenos: tinha cerca de 1,90 metro de altura e pesava cerca de 150 kg. Um cara bem crescidinho! Mesmo assim, o cara se ajeitava bem e ficava feliz no seu novo carro.

O que um Uno SX e o Bumba Meu Boi têm em comum?

Nessas viagens de bate e volta, em um domingo a noite, chegando em São Paulo, já na Marginal Tietê, o acelerado Zampa, ultrapassando um caminhão pela esquerda, levou uma leve fechada do caminhoneiro, suficiente para que perdesse o controle do carro em plena Marginal e em alta velocidade.

Zampa bateu por duas vezes na lateral do caminhão e rodou na frente do próprio que levemente bateu com seu para choque dianteiro na lateral esquerda do Uno. Uma catástrofe! Como ele bateu duas vezes com o lado direito na lateral do caminhão, rodou e tomou uma batida do lado esquerdo, as duas portas travaram e esse fato prendeu nosso protagonista no interior do carro.

Por mais que outros motoristas tenham tentado, não conseguiram abrir a porta do danificado Uno. Nosso amigo jornalista, apesar de não ter sofrido ferimento algum, estava preso dentro do seu próprio carro. Nesse momento, veio a ideia brilhante: abro o teto solar e saio por ele. Genial! Zampa abriu o tal teto e começou a sair por ele.

Mas, lembram que contei que ele era meio ”fortinho”? Pois bem, ele conseguiu sair até a altura da barriga e, nesse momento, travou: Zampa não conseguia sair e nem sequer voltar para o interior do carro. Entalou!

Com as duas mãos apoiadas no teto do carro, meio corpo para fora e a outra metade para dentro, Zampa transformou seu Uno SX no Bumba Meu Uno, parodiando a famosa figura maranhense do homem que veste um boi figurativo e fica dançando nas festas folclóricas, o tal Bumba Meu Boi.

De acidentado a lenda do folclore nacional

Depois de ter ficado um bom tempo parado no meio da Marginal com aquele Uno SX entalado em sua parte inferior, os bombeiros chegaram para o socorro. Os profissionais de salvamento conseguiram abrir as portas, trouxeram o Zampa para dentro do carro e o retiraram daquela situação ridícula.

Zampa, nessa época, deu uma verdadeira aula de como transformar o simples Bumba meu Boi folclórico do Nordeste em um tecnológico e moderno Bumba Meu Uno. O carro foi posteriormente consertado e vendido. Já nosso saudoso amigo Zampa passou a fazer parte do folclore nacional pela criação da famosa figura do Bumba Meu Uno. Depois dele, nunca mais soube de nenhuma outra apresentação desse peculiar folclore nacional.

Visite o site do Douglas: www.carroegaragem.com.br.

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em www.autotalk.com.br.

Foto Fiat | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário