Peugeot 2008

Crossover apimentado

Por Sérgio Melo02/04/16 às 14h55

Pontos positivos: Desempenho / Direção agradável / Segurança
Pontos negativos: Espaço traseiro / Porta malas / Acabamento interno

O motor do Peugeot 2008 Griffe, o THP desenvolvido com a BMW, entrega 173 cavalos e impressiona com a força em baixas rotações. Enquanto a maioria dos automóveis de mesma potência é 2.0 e só entrega cerca de 20 kg de torque lá pelas 4.500 rotações por minuto, o THP oferece 24,5 kg a partir de 1.750 rpm.

(Peugeot/Divulgação)

É por isso que mesmo em baixa velocidade, basta acelerar que você tem toda a força do motor, sem reduzir, esticar ou esperar o turbo encher. Mas essa maravilha só está na versão completa. Nas outras, são 122 cavalos e tem que enfiar o pé para acordar a manada.

No interior, o 2008 não faz tão bonito. Montado na plataforma do pequenino 208 e bem mais baixo que seus concorrentes, o espaço não é bom para os joelhos dos passageiros na traseira. Devido à altura menor, quem vai na frente fica com as pernas mais esticadas, obrigando que seus assentos sejam deslocados para trás. Embora um crossover, ou seja, misto de automóvel de passeio com utilitário, seu perfil está mais para uma perua SW do que para SUVs altões. Mas há vantagens em ser baixinho, e a estabilidade, dirigibilidade e segurança são as maiores.

Na direção ele é bastante agradável. O minúsculo volante é leve e mais baixo que na maioria dos veículos, de forma que os instrumentos ficam acima dele e não atrás. Sem tração 4X4, o exclusivo Grip Control dosa a força do motor que vai para cada uma das rodas dianteiras, e tem opções para barro, areia, neve, normal e off. Assim, você pode sair de terrenos escorregadios ou irregulares com facilidade.

O QUE É?

Crossover compacto. Lançado em 2013 na Europa e, por aqui, em abril passado. A tração é dianteira 4X2 em todas as versões.

ONDE É FEITO?

Porto Real (RJ).

QUANTO CUSTA?

A versão testada, Griffe THP, parte de R$79.590. O mais simples, Allure, de R$67.190.

COMO ANDA?

Motor 1.6 turbo 16v flex, injeção direta de combustível, 173 cavalos, aceleração 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e velocidade máxima 209 km/h.

COM QUEM CONCORRE?

Seus principais concorrentes são o Honda HRV por R$63.788, Ford Ecosport por R$66.900, Renault Duster por R$64.590 e Jeep Renegade por R$69.900.

COMO BEBE?

Elogiável consumo, sobretudo em vista do excelente desempenho. Com gasolina e na cidade 8,8 km/l, na estrada, 13,5 km/l fazendo 110 km/h.

ESPAÇO INTERNO

Na frente há muito conforto. Atrás há pouco espaço para os joelhos e folga para as cabeças, com uma elevação do teto esteticamente bem arranjada nessa região. O pequeno porta-malas com 360 litros está abaixo da média dos concorrentes. O acabamento deixa a desejar e poderia ter sido feito com materiais mais agradáveis ao toque.

SEGURANÇA

Mandou bem no crash test da EuroNCAP, organização responsável pelos testes de segurança na Europa, recebendo 5 estrelas. Destaque para a boa proteção para pedestres. A estabilidade é superior à dos primos SUVs mais altos.

MERCADO

Sucesso na Europa, onde foi lançado há dois e vendeu mais que 6 mil unidades em março passado. Recém chegado por aqui, em abril emplacou apenas 181 unidades. A meta anunciada pelo fabricante é de mil veículos por mês.


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