Prevenir acidentes: damos 6 dicas que você nunca imaginou!

Desde estar apertado para ir ao banheiro até a já conhecida e perigosa sonolência, é fácil evitar estas situações de risco

ze5bsdy
Por AutoPapo
Publicado em 16/05/2018 às 08h11
Atualizado em 18/02/2020 às 17h20

Não há quem discorde que dirigir com prudência faz do trânsito um lugar mais seguro. Em continuação à campanha do Maio Amarelo, listamos algumas práticas simples para prevenir acidentes.

Considerando que, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 60% dos acidentes graves acontecem com menos de 30 minutos de percurso, recomendamos que as dicas sejam seguidas independentemente da distância.

LEIA MAIS:

1. Não dirija com a bexiga cheia para prevenir acidentes

Em caso de acidentes, o risco da bexiga estourar e causar uma infecção generalizada é muito maior se o órgão estiver cheio. Ao se encher, a bexiga fica tensa e mais alta, facilitando o rompimento.

2. Alimente-se bem antes de dirigir

Açúcares, gorduras e carboidratos liberam insulina durante o processo de digestão e causam relaxamento e sonolência.

A Universidade de Manchester, na Inglaterra, revelou, em pesquisa, que a ingestão de glicose, mesmo em pouca quantidade, já é suficiente para diminuir a atividade neuronal e prevenir acidentes.

3. Durma bem para prevenir acidentes

A Associação Brasileira do Sono (ABS) afirma que 30% das mortes em rodovias brasileiras são causadas pelo sono. O fator ainda é responsável por 20% do total de acidentes veiculares no país.

Aproximadamente 93% dos acidentes acontecem por falha humana.Saiba como algumas práticas simples aumentam a segurança nos carros.
Foto iStock | Reprodução

De acordo com a Abramet entre 15% e 17% dos motoristas profissionais sofrem com apneia obstrutiva do sono.

“Esse indivíduo é capaz de dormir sentado, em pé, encostado numa parede. Por isso, nós precisamos alertar esse indivíduo para que ele faça o tratamento e volte a poder dirigir”, explica o diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet, Dirceu Rodrigues Junior.

A vibração de corpo inteiro, o ruído uniforme e contínuo, o movimento pendular do tronco e da cabeça e as imagens que passam no campo visual do motorista entanto ele dirige são indutores da fadiga e do sono.

Por isso, é preciso estar descansado quando for pegar o volante, alerta o presidente da Abramet Bahia, Antônio Meira.

4. Faça pausas durante longas viagens

Os benefícios são muitos: fazer uma caminhada em volta do carro a cada duas horas, de acordo com o diretor de comunicação da Abramet, Dirceu Alves, melhora a oxigenação da musculatura e do cérebro. Assim o condutor volta a dirigir com mais disposição e menos dores.

A liberação de endorfina, que ocorre durante a caminhada e os alongamentos, é analgésica e também melhora o processo respiratório fazendo com que o motorista fique mais ativo. Nesse mesmo caminho estão os alongamentos durante o trânsito intenso.

Espreguiçar-se, pressionar os joelhos sob o tórax trazem os benefícios citamos acima e também diminuem a fadiga.

5. Mantenha uma boa postura para prevenir acidentes

Uma pesquisa recente da Associação Britânica de Quiropraxia estima que mais de 5,5 milhões de motoristas devem sofrer com sintomas resultantes do tempo gasto ao volante.

O motorista precisa ficar bem posicionado para ter fácil acesso aos comandos presentes no volante, pedais, painel de instrumentos e câmbio e, assim, evitar acidentes.

Aproximadamente 93% dos acidentes acontecem por falha humana.Saiba como algumas práticas simples aumentam a segurança nos carros.
Foto iStock | Reprodução

6. Use protetor solar

A incidência de raios solares nos motoristas e passageiros pode gerar queimaduras, envelhecimento precoce da pele, manchas e câncer de pele.  Por isso, é recomendável que os motoristas, principalmente os profissionais que passam horas expostos ao sol, usem o protetor solar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário