Redução do DPVAT? Você deveria ser ressarcido!

A Seguradora Líder anunciou a redução do seguro obrigatório,o DPVAT... Mas a ação ocorreu pois descobriram as maracutaias da empresa

Seguradora Líder negocia com o Ministério Público de Minas Gerais para pagar apenas uma parte da multa pelas fraudes no DPVAT.
Por Boris Feldman
Publicado em 14/12/2018 às 21h09
Atualizado em 15/12/2018 às 13h51

No último dia 13, foi anunciada a redução do valor do seguro obrigatório, o DPVAT, que será cobrado no ano que vem. Ele caiu de R$ 41,40 para R$ 12. Mas o verdadeiro motivo desse desconto é o resultado do combate às fraudes cometidas durante anos pelos ex-dirigentes da Segura Líder, que recebe o dinheiro arrecadado.

Eu explico o verdadeiro motivo! Confira!

[TRANSCRIÇÃO]

Você também ficou feliz nessa semana com o anúncio da redução do DPVAT? Aquele seguro obrigatório que você paga todo começo de ano junto com o IPVA. Pois você deveria ter ficado triste, porque essa redução de 42 reais, neste ano, para 12 reais, em 2019, é a partir de um dinheiro que você contribuiu a mais por conta de maracutaias, por conta de verdadeiro assalto à mão armada contra o brasileiro.

Por que? Porque a Seguradora Líder tem o monopólio desse DPVAT; aliás o único país no mundo onde você é obrigado a pagar para uma única seguradora; onde você não tem direito de escolher para quem você vai pagar. Estão sobrando nos bancos que administram essas seguradoras quase 5 bilhões de reais, que deveriam ser devolvidos para o contribuinte. Não! Vão ficar lá pra fazer face a esses 12 reais, que serão insuficientes para indenizar as vítimas.

A Seguradora Líder disse que combateu as fraudes, e por isso foi possível reduzir o valor do DPVAT. Mentira! Quem levantou esse problema foi a Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais na operação Tempo de Despertar, em 2015, que apontou todos os ex-diretores e os ex-conselheiros da Seguradora Líder que elaboraram essas maracutaias; mais quadrilhas que cometeram fraudes.

Era um verdadeiro escândalo financeiro esse DPVAT, que chegou a receber mais de 10 bilhões de reais num único ano. Então, a redução foi o resultado do fim dessas maracutaias.

Mas o Conselho Nacional de Seguros Privados, que se reuniu nesta semana e comunicou a redução do DPVAT, ficou nos devendo uma série de medidas. A primeira: por que não se extingue esse monopólio? Por que você não paga o DPVAT para a seguradora que você quiser?

Segundo: por que é que não se resolveu esse problema das indenizações que a Seguradora Líder está se negando, dificultando, a pagar? Aqui no AutoPapo, nós estamos recebendo, quase diariamente, denúncias de vítimas do trânsito com ferimentos graves, quase a morte. Alguns morreram no hospital sem receber indenização da Seguradora Líder.

Outra providência que, quem sabe, esses novos ventos vão soprar no Ministério da Justiça, agora em janeiro, vão resolver é a punição exemplar desses criminosos que assaltaram os cofres da Líder e que, em última instância, assaltaram foi o nosso bolso.

DPVAT: preço foi reduzido, mas deveria acontecer o ressarcimento
DPVAT: preço foi reduzido, mas deveria acontecer o ressarcimento
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nelson 1 de fevereiro de 2019

Estou indignado , são padrões e governantes junto com a seguradora líder roubam nós, sofri um acidente onde perdi dois dedos da mão direita e me pagaram 2362,00, valor desprezível e ainda sou obrigado a pagar todo ano, somos roubados por todo lado pq aceitamos calados esses ladroes.

Avatar
Elaine gomes 6 de janeiro de 2019

Meu filho sofreu um grave acidente com perca total do carro. Quebrou uma vértebra da coluna fez cirurgia de alto risco foi feito pedido do DPVAT. Ja faz um ano e não recebeu nada. Agora botamos judicial .Na hora de pagar somos obrigados e quando pedimos não estao nem ai.vejo todo mundo cobrando o DPVAT é uma burocracia e nada se resolve até quando isso. Tenho esperança com o novo presidente faça algo por nós que somos lezados em tudo nesse nosso BRASIL

Avatar
Nelson Amorim 21 de dezembro de 2018

Bando de fdp!!!

Avatar
Antonio Donizeti Martins 21 de dezembro de 2018

O brasil é onde o governo rouba, deixa todo mundo roubar e faz leis para empresas nos roubar. Por quê seguro obrigatório, não deveria ser opcional ? Não. Você tem que dar dinheiro para os ladrões. E muitos dizem: TÁ NA LEI. É esse o país berço da roubalheira.

Avatar
arai 19 de dezembro de 2018

E uma outra pergunta: por que a Líder continua sendo a “seguradora oficial” do DPVAT se sabidamente é desonesta, ladrão e não atende os segurados como deveria?

Avatar
Socorro sena 19 de dezembro de 2018

Minha mãezinha morreu em 2013 de uma embolia pulmonar 19 dias depois de um atropelamento no qual ela ficou muito machucada, temos fotos que provam os machucados, antes ela era saudável. No atestado de obto consta que a causa é indeterminada e o DPVAT, não pagou nada e ainda nos ameaçou por nós termos procurado receber o seguro, o advogado nos disse que a fraude deles é desde o IML.

Avatar
Edson 18 de dezembro de 2018

Não consigo entender o motivo e baseado em qual lei, a Líder Seguradora insiste em contrário o DPVAT do ano atual e do ano anterior, quando a documentação do veículo estar irregular a mais de um ano. É correto por lei essa cobrança?

Avatar
Vicente 18 de dezembro de 2018

Seguro obrigatório , deve ser opcional e não obrigatório. Pois ninguém nunca soube desse recurso, e quando faz , muitos são negados. São milhões de veículos , para poucos acidentes, é muito disproporcilnal !!!

Avatar
UDO SCHMIEDT SCHMIEDT 18 de dezembro de 2018

Tive um acidente grave de carro em 2.011, jamais recebi um centavo, pois tivemos perda total do veículo e feridos que tiveram que ser atendidos em hospital. Uma vergonha este Brasil ser administrado por este tipo de gente !!!

Avatar
Onde estiver participaçao governamentar, seja lá do que for, tTEM ROUBALHEIRA. Os esquemas são muitos e tudo que se vota é sempre pra ter um cacique que distribui o $. Já entram lá para fazerem corrupção. 18 de dezembro de 2018

Já comentei

Avatar
José Carlos si.ao 18 de dezembro de 2018

Meu filho fale eu em acidente com automóvel financiado em meu nome. Pq não tinha renda fixa pra comprar em seu nome . E a seguradora líder quer me cobrar 10.000 do conserto do caminhão. E .ais 20.000 Pq o caminhão ficou parado por 2 dias. Eu perdi meu filho . Paguei o carro q estava em meu nome mas era ele quem pagava com seu trabalho de vendedor autônomo. Seguradora líder. Líder em maracutaias não da valor a vida e nem das famílias q perdem 1 familiar…..

Avatar
Antonio 16 de dezembro de 2018

Pois é furtam o dinheiro da população e se não tiver pago ainda usam a lei para multar e apreender seu veículo,em suma você e roubado várias vezes.

Avatar
ROBERT WAGNER DA GLORIA GOMES 16 de dezembro de 2018

Ola boa tarde como faço p saber si dentre os anos q tive veiculos fui lesado e si tenho direito a devolução e si tiver como recorro nesse caso

Avatar
Aldo meireles da Silva 16 de dezembro de 2018

ISO Euma prais de ladao

Avatar
Francisco Roberto Santangelo 15 de dezembro de 2018

Faço outras perguntas junto ao Boris Feldman:
Por que não investigaram antes as falcatruas do DPVAT? Será que os governos anteriores, até na época da ditadura militar (1964 a 1985) também não estiveram envolvidos e também levaram sua fatia do bolo das corrupções e propinas?

Avatar
E roubo p tdos os lados so se lasca e os propietarios d veiculos ,e IPVA caros e Seguros e Licenciamento um absurdo e nao tem 1 que resolva estes prlblema q ja vem acontecendo a anos! 18 de dezembro de 2018

Ja comentei na parte d cima!

Avatar
Deixe um comentário