Seguro cobre danos nos carros em enchentes, mas há exceção

Especialistas esclarecem que a cobertura padrão inclui eventos da natureza, desde que motorista não agrave a situação

Como solicitar nova placa após perder identificação enchente
Por Bárbara Angelo
Publicado em 12/03/2019 às 18h45
Atualizado em 02/03/2020 às 18h02

Todos os anos, enchentes tomam conta das cidades brasileiras trazendo danos a propriedades, interrompendo o trânsito e, muitas vezes, arrastando veículos. Para os que se encontram dentro de um automóvel quando o alagamento ocorre, junta-se ao terror pela própria segurança, o desespero de arcar com os danos ao carro. Entretanto, por padrão, seguro de carro cobre danos por enchentes.

LEIA MAIS:

O advogado Rômulo Brasil, especialista em direito do consumidor, explica que o padrão de cobertura dos seguros automotivos é a compreensiva. Isso quer dizer que, se o proprietário contratou o serviço e não requisitou mudanças, seu seguro irá cobrir colisões, abalroamentos, roubos e eventos da natureza.

Dentre estes, seguro cobre enchentes e alagamentos, enxurradas, chuvas de granizo, quedas de árvores e muros, e deslizamentos de terra.

A recomendação parte da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pela supervisão do serviço em todo o país. O professor e coordenador da Escola Nacional de Seguros, José Antônio Varanda, complementa a informação.

“A recomendação das seguradoras é que você saia do carro e salve a sua vida, deixando o carro na via”, esclarece o coordenador.

Seguro de carro cobre enchentes, mas motorista não deve insistir

Existem exceções, entretanto, para a cobertura dos eventos da natureza. Brasil explica que o motorista não deve insistir em atravessar regiões alagadas com seu veículo, pois isso pode levar à perda da cobertura. As seguradoras podem entender que o segurado criou o risco e, por isso, quaisquer danos gerados seriam de sua responsabilidade.

Muitas vezes, conta o advogado, essas empresas investigam o sinistro para comprovar que o dever de cobrir os danos é, realmente, delas. Essas análises podem passar pelo estudo de imagens de câmeras de segurança na região do acidente e, até mesmo, entrevistas com moradores do local.

Especialistas esclarecem que a cobertura padrão de um seguro de carro cobre enchentes, mas desde que o motorista não agrave o risco.
Alagamento na área central do Rio de Janeiro (Tomaz Silva | Agência Brasil)

“Não devemos esquecer que as seguradoras são empresas privadas e visam o lucro. Tendo subsídio legal para não arcar com custos, elas não vão querer arcar”, enfatiza o especialista.

Por isso, em caso de dúvida, evite atravessar regiões alagadas. Seguro de carro cobre enchentes, mas não prejuízos extras que possam ser gerados pelo próprio condutor.

José Varanda, explica que, na maioria das vezes, os danos ao veículo são agravados quando o motor trabalha coberto por água. Assim, o proprietário é deixado sem a cobertura do seguro e com um prejuízo maior para pagar do que se tivesse apenas deixado o carro onde estava.

Enfrentando enchentes sem seguro de carro

Os que não possuem seguro para o automóvel e se veem envolvidos em uma enchente também possuem um recurso, embora não seja tão simples como acionar um seguro de carro que cobre enchentes. O advogado Rômulo Brasil esclarece que os municípios podem ser responsabilizados pelos danos causados aos cidadãos. O direito, no entanto, deve ser conquistado através de uma ação judicial.

Pode entender-se, exemplifica o jurista, que o alagamento ocorreu porque o município falhou na limpeza de bueiros e outros, e que esta é sua obrigação, já que conhece os riscos trazidos pelas chuvas.

Especialistas esclarecem que a cobertura padrão de um seguro de carro cobre enchentes, mas desde que o motorista não agrave o risco.
Foto Shutterstock

Se o alagamento ocorreu em um local onde se repete com muita frequência, há ainda mais chances de o proprietário ganhar a ação, pois ficaria claro que a administração da cidade possuía conhecimento de que havia um problema, e não o sanou de forma eficiente.

Apesar de o resultado para um processo ser de difícil previsão, e que este possa demorar a alcançar uma conclusão, Brasil acredita que o cidadão deve considerá-lo.“Eu diria que mover uma ação sempre vale a pena porque é um direito do consumidor e do cidadão, então ele tem que lutar por ele”, avalia o advogado.

Veja algumas dicas de como evitar danos em enchentes

  • Procure estacionar o veículo em local elevado e estacionamento fechado;
  • Caso não tenha estacionamento por perto, procure estacionar em ruas que não sejam aclives (subidas) ou declives (descidas), nem tampouco em ruas que ficam em regiões baixas, perto de declives;
  • Procure sempre tomar conhecimento das ruas e regiões com maior incidência de alagamentos e mude sua rota para não passar por elas;
  • Não enfrente a enchente. Essa é uma atitude que pode colocar sua vida em risco, além de provocar danos ao seu veículo;
  • Caso o nível de água esteja abaixo da metade da roda, procure acessar uma via próxima, sem avançar mais ainda na via alagada. Como não é possível observar o caminho em que está dirigindo, fica impossível saber dos obstáculos à sua frente (buracos, pedaços de madeira etc);
  • Caso seja apanhado pela enchente, abandone o carro caso a água atinja a altura do batente. A partir desse nível, o veículo pode começar a boiar, o que coloca sua vida em risco;
  • Em caso de enchente procure se abrigar em local seguro e coberto, longe da correnteza, de árvores ou correntes elétricas.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2014 constatou que 37% das cidades brasileiras sofreram alagamentos nos cinco anos anteriores. Outras 28% passaram por enxurradas.

Seguro de carro cobre enchentes, mas não arrisque

O calço hidráulico é um dos riscos ao qual você se submete quando insiste em enfrentar alagamentos. Entenda no vídeo abaixo:

*Publicado originalmente em 19 de março de 2018 às 16:41

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João 29 de janeiro de 2020

Melhor é não fazer seguro, virou uma malandragem sem fim no Brasil

Avatar
Raphael 4 de dezembro de 2020

Você tem um carro, não um bote…

Avatar
Gabriel 13 de março de 2019

Conheço duas pessoas que o motor abriu um buraco no bloco do motor devido ao fenômeno do calço hidráulico (a água entra na câmara de combustão e trava o pistão e então a biela bate no bloco do motor e quebra o bloco do motor, empena a biela).
Assim eu não me atrevo a passar por área alagadas.

Avatar
Deixe um comentário