Tchau, motorista

Sistema de direção autônoma da Nissan equipará o Serena no mercado japonês

Por AutoPapo15/07/16 às 16h26

A Nissan colocará sua tecnologia de direção autônoma nas ruas do Japão. O novo Serena, que começa a ser vendido no país asiático no fim de agosto, será equipado com a tecnologia chamada pela Nissan de: ProPILOT.

A ProPILOT é pensada para o uso em rodovias de faixa única e combina condução, aceleração e frenagem a serem operados totalmente de modo automático, facilitando o trabalho exercido pelo motorista em rodovias de tráfego pesado e longos trajetos.

Vale lembrar que um sistema semelhante desenvolvido pela fabricante norte-americana Tesla provocou três acidentes nos últimos três meses, sendo que um deles levou a morte de uma pessoa.

Segundo a Nissam o ProPILOT entende o trânsito e as situações da via e controla a condução do veículo, permitindo que a performance seja natural. A tecnologia tem um interruptor no volante que permite ao motorista ativar e desativar o sistema.

O acelerador, freio e condução do veículo são controlados baseados em informações obtidas por uma monocâmera, equipada com um software de processamento de imagem avançado. A câmera pode rapidamente reconhecer tridimensionalmente a distância entre veículos próximos e a marcação de faixas na pista.

(Nissan/Divulgação)

Uma vez ativado, o ProPILOT automaticamente controla a distância entre o veículo e o veículo que está a sua frente, usando uma velocidade pré-definida pelo motorista (na faixa de 30km/h a 100 km/h). O sistema também mantém o carro no meio da pista ao ler as marcações das faixas e controlar a direção, até mesmo em curvas.

Se o carro da frente parar o sistema, segundo a Nissan,automaticamente ativa os freios para levar o veículo a uma parada completa. Depois de alcançar a parada total, o veículo permanece no lugar, mesmo que o pé do motorista não esteja no pedal de freio. Uma vez pronto para voltar a dirigir,sistemaé ativado quando o motorista aciona o interruptor novamente ou pressiona levemente o acelerador.

O ProPILOT será introduzido em outros veículos, incluindo o Qashqai na Europa em 2017. Também existem planos de introdução desta tecnologia nos mercados estadunidense e chinês. Uma outra tecnologia capaz de direção autônoma em múltiplas faixas permitirá mudanças de faixa automaticamente, e está programada para ser introduzida em 2018, enquanto a direção autônoma em vias urbanas e em cruzamentos está planejada para lançamento em 2020.


VEÍCULOS RELACIONADOS

Veja mais sobre:


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário